Navegando por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA Comunicação e as novas tecnologias nas organizações: Um estudo fenomenológico da administração do ensino emergencial remoto( 2022-11-04) SILVA, LUANA ANJOS DAEste artigo apresenta um estudo sobre a comunicação e as novas tecnologias nas organizações com o objetivo de analisar mudanças motivadas pelas inovações tecnológicas. O campo de pesquisa é a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL e suas alternativas utilizadas na administração do ensino emergencial durante o ano de 2020. O método de análise é o fenomenológico idealizado por Edmund Husserl (1859 -1938), considerando que um fenômeno expressa a forma como uma coisa aparece, ou manifesta-se para o sujeito, que neste caso, a COVID 19 é um fenômeno psicossocial que mobilizou diversas concepções e formas de atuação. A fundamentação teórica analisa o conjunto de mudanças na era da informação e as adequações provocadas nas comunicações das organizações. Os resultados e discussões deste artigo envolve o campo destinado à “perguntas mais frequentes” no site da UEMASUL, com abordagens fenomenológicas, associando as perguntas com as formas e o olhar de cada pessoa para o referido fenômeno. Palavras chaves: Comunicação; Organizações; Novas tecnologias.
-
ItemA CONFRATERNIZAÇÃO EMPRESARIAL E OS SEUS EFEITOS SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS MEMBROS DA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA – EJCON NA GESTÃO DE 2022( 2023-01-26) OLIVEIRA, ESTER PASSOS DE SOUSANa Teoria das Relações Humanas e Comportamental, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais no quais convivem, atrelado a essa visão das teorias mencionadas, o presente trabalho procura demonstrar como a confraternização empresarial, que é vista como fator de integração organizacional, está ligada a motivação dos membros da Empresa Júnior de Consultoria – EJCON, localizada na Universidade Estadual da Região Tocatina do Maranhão na cidade de Imperatriz do estado do Maranhão. Sobre os objetivos, o estudo pretende atingir a identificação da confraternização na influência do clima organizacional; revisar o posicionamento da liderança e da Gestão de Pessoas da EJCON sobre a cultura de criação e desenvolvimento de confraternização empresarial e identificar os fatores de desmotivação da equipe da EJCON em relação a falta da confraternização empresarial. Para que se consiga atingir os objetivos, foi feita uma revisão bibliográfica sobre todos os tópicos abordados e uma pesquisa de abordagem qualitativa em forma de questionário com 06 questões discursivas, com a finalidade de entender as opiniões dos membros da EJCON sobre a influência da confraternização empresarial têm sobre sua motivação. Como resultado, conseguiu-se identificar que a confraternização empresarial é um recurso que a empresa em questão pode usar para criar um clima organizacional mais favorável para promover o engajamento nos membros da organização. Palavras-chave: Confraternização Empresarial; Gestão de Pessoas; Motivação; Liderança; Empresa Júnior.
-
ItemA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: os contos e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem na creche Maria Sales da Silva( 2024-06-13) SILVA, ELISLEDA DA COSTAO presente trabalho tem como objetivo geral reconhecer a importância da contação de histórias infantis no processo ensino-aprendizagem, na escola de educação infantil Maria Sales da Silva no município de Açailândia-MA. Além disso, tem como objetivos específicos apresentar os pressupostos teóricos adotados quanto à contação de histórias na educação infantil, e posteriormente, observar o processo de desenvolvimento das crianças durante a contação de histórias. Tendo assim, também, como objetivo influenciar no crescimento de outros praticantes da leitura e refletir sobre as principais contribuições promovidas aos alunos com a contação de histórias infantis. A problemática que guia a pesquisa concentra-se na pergunta: como a contação de história infantis pode colaborar com o processo de ensino aprendizagem das crianças da Creche Maria Sales da Silva do município de Açailândia - MA? Para responder à questão, foram utilizadas bibliografias de autores como Vygotsky (2012) e Bettelheim (2019), além de autores de artigos de revistas acadêmicas e monografias que abordam a relação dos contos na aprendizagem das crianças e suas contribuições para o ensino. A pesquisa-ação também foi realizada no período prático na creche para obtenção de dados qualitativos através de roda de conversa e contações em sala de aula. Ao fim desta pesquisa, conclui-se que a contação contribui para a construção de uma sociedade onde as crianças desenvolvam suas habilidades sociais, emocionais, promovendo além do bem-estar, interesse pelo aprendizado e pela literatura. Palavras-chave: Contação; Educação Infantil; Ensino-aprendizagem; Imaginação; Criatividade
-
ItemA CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA MARANHENSE PARA A FORMAÇÃO DO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO( 2023-02-03) ARAÚJO, PATRÍCIA DA SILVAO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da literatura maranhense na formação da literatura brasileira, com foco em autores canonizados e aqueles que, de certa forma, contribuíram para esse fator histórico, porém ainda não conseguiram tal reconhecimento. Esta pesquisa visa dar ênfase na literatura produzida por estes autores, com fatores histórico e social que fizeram estes trazerem o mérito ao Maranhão e torná-lo conhecido atualmente como “berço de poetas”, fazendo um percurso histórico de toda a literatura brasileira e dos ciclos da literatura maranhense, de forma que a literatura regional trouxe grandes nomes para a literatura nacional, ressaltando também aqueles que inspiraram-se nas gerações passadas e fizeram título desde a literatura do século XX. É indispensável a importância de conhecê-los para entender como se originou nossa cultura, ressignificando outros gêneros da literatura que são verdadeiros tesouros para a história da literatura regional. Desta forma, torna-se necessário descrever um estudo a respeito da Literatura Maranhense, com solenidade nos autores enaltecidos pela literatura brasileira e aqueles que também necessitam de um título de honra pelas suas grandes colaborações nesse meio, resgatando a história cultural da nossa literatura. Para esse propósito, serão ressaltados autores específicos da literatura maranhense e os ciclos literários em que se sobressaíram. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório, cujos procedimentos técnicos utilizados foram de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, destacando os conceitos de literatura a partir da visão de Candido (1995) e Coutinho (1995), contando ainda com a referência de Reis (1992) e Corrêa (2016). Palavras-chave: literatura maranhense. literatura brasileira. cânone.
-
ItemA ERA DAS CONSTITUIÇÕES NA HISTÓRIA: INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA BÁSICA( 2024-09-13) SILVA, ANDRÉ JORDANY ARAÚJODesde que as leis entre os seres humanos passaram a nortear as relações coletivas as Constituições ganharam destaque. Da primeira até o presente momento temos uma verdadeira Era. As sociedades democráticas passaram a se valer delas como o principal instrumento normativo. As Constituições no mundo do Direito é perfeitamente compreendida e estudada em todas as suas dimensões, no entanto, nas escolas básicas a Constituição passa ao largo enquanto temática e metodologia. Mesmo a Constituição que temos em vigor não tem um tratamento pedagógico que merece. Apesar de sua complexidade, se faz necessário, e eis o objetivo do presente estudo, levar para a sala de aula, no ensino básico, através das metodologias ativas, o conhecimento sobre a Constituição Federal de 1988, seus artigos essenciais, direitos direcionados a todos os brasileiros, bem como sua história, suas influências e necessidades que permitiram sua criação. Portanto, é imprescindível entender o contexto de natureza constitucional através de outras constituições passadas, não só no Brasil, mas de outras nacionalidades, em épocas distintas. A metodologia tem como base a Pesquisa Bibliográfica, com o auxílio de várias fontes como livros físicos e artigos científicos disponibilizados pela internet, o que permitiu a consecução e apresentação de todo o estudo de forma técnica e também didática. Conclui-se que se mostra possível no ensino básico, com auxílio das metodologias ativas de aprendizagem o estudo da nossa atual Constituição Federal e seus artigos, sua prática na vida cotidiana como também o estudo histórico de outras constituições, em países e épocas diferentes.
-
ItemA ESCOLA TAMBÉM É UM ESPAÇO DE MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE: uma proposta de letramento literário para a diversidade étnica por meio das Literaturas Indígenas( 2022-12-12) COSTA, WALQUIRIA LIMA DADurante séculos, os povos originários não tiveram garantidos direitos constitucionais. Das nações indígenas que resistiram e sobreviveram ao processo colonizador, há o registro feito pelo Censo do IBGE (2010) de cerca de 900 mil indígenas, divididos em 307 povos, que residem em aldeias ou nos centros urbanos, de todos os estados brasileiros. Cada povo com suas especificidades e diversidades de práticas culturais, constituindo-se com grande relevância na construção da ancestralidade brasileira. No entanto, apesar dessa importância para a constituição da nossa identidade, o Brasil ainda desconhece esses povos, suas culturas e histórias. O que contribui, em grande parte, para que tenhamos, arraigados no imaginário nacional, estereótipos negativos sobre os povos nativos, que por sua vez, refletem nos preconceitos e violências física e simbólica que tanto geram epistemicídios e genocídios há cinco séculos. Diante desse quadro, a escola, assim como as universidades e centros de pesquisas apresentam-se como lugares privilegiados para se (re)conhecer esses povos e seus saberes, o que pode propiciar/motivar uma educação cidadã, que respeite e conviva harmonicamente com as diversidades etnicorraciais. Nesse propósito, para valorar a história e cultura afro-brasileira e indígena, foi criada a Lei 11.645/2008 que alterou a Lei 9.394/1996, já modificada pela Lei 10.639/2003, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Portanto, tendo como objeto “o ensino de Literatura Indígena em escolas da rede pública de Imperatriz”, é que se propõe este estudo, visando responder a seguinte problemática: Como a Literatura Indígena é trabalhada nas escolas, campo da pesquisa, para atender à Lei 11.645/2008? Dessa forma, o intuito central desta investigação é analisar de que forma é trabalhada a Literatura Indígena em três escolas da rede pública de Imperatriz, verificando que atividades envolvem a Literatura Indígena e como estas são realizadas nas escolas campo da pesquisa. Para alcançar os objetivos, aos quais nos propomos, foram realizadas pesquisa bibliográfica, exploratória descritiva, assim como adotamos a metodologia da pesquisa de campo, que fez uso da técnica da entrevista e realizou oficinas com professores. Sendo que, para fundamentar este texto, foram utilizados os estudos de Danner (2018), Candido (2006), Graúna (2021), Munduruku (2017), Soares (2015), Thiél (2012), dentre outros. Durante a pesquisa de campo, observou-se o descaso para com os acervos, sendo estes guardados em sala de aula e/ou espaço da biblioteca, mas sem os cuidados necessários para a preservação e o empréstimo. Em duas escolas, foram encontradas algumas obras de autoria indígenas e muitas outras de autores não indígenas. Assim como foi verificado que, em algumas, os professores trabalham a literatura apenas no dia 19 de abril. Procuramos desconstruir esses enraizamentos preconceituosos e cheios de discriminação. Portanto, a oficina em letramento literário indígena auxiliou os docentes, construindo materiais e propostas, orientando como inserirem os textos literários nativos em salas de aulas, mostrando como esses são potenciais instrumentos para se apontar um caminho para o respeito para com a diversidade étnica. Palavras-chave: Literaturas Indígenas; Lei 11.645/2008; Letramento Literário; Memória; Ancestralidade.
-
ItemA EVOLUÇÃO TEMPORAL DO SENSORIAMENTO REMOTO NO CONTEXTO DA DETECÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA AMAZÔNIA:( 2023-02-03) SILVA, VAGNER PAZ DALocalizada na América do Sul, a floresta amazônica representa um terço das florestas do planeta. Constituindo-se como um bioma imprescindível para o equilíbrio terrestre, concentrando a maior diversidade de espécies do planeta. De sua extensão, que inclui 6 países, cerca de 61% encontra-se dentro do território brasileiro. Dado a grandeimportância do monitoramento ambiental, sobretudo para países de proporções continentais como o Brasil, o presente trabalho teve como objetivo analisar e descrever a evolução cronológica do sensoriamento remoto face ao estudo de áreas degradadas. Para isso, se utilizou de uma busca sistemática na literatura científica nas bases “Web of Science” e “Google Scholar”, no momento em que foram utilizados os descritores: “Sensoriamento Remoto”, “Amazônia” e “Degradação”. Considerando apenas trabalhos publicados entre os anos 2000 e 2022, após a leitura do título e resumo de artigos potencialmente aptos para compor a revisão, e aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados um total de 19artigos para fazer esteestudo. Os resultados apontaram para a importância do sensoriamento remoto no contexto de detecção e monitoramento de áreas degradadas, pois foi perceptível através da literatura analisada que os produtos de sensoriamento remoto possibilitaram avanços incontestáveis no monitoramento da Amazônia nos últimos anos. Em especial, pôde ser notado a evolução temporal do sensoriamento com finalidade de monitoramento ambiental a partir do surgimento de novas técnicas e/ou incorporação de ferramentas para aumentar a robustez das análises espaciais. PALAVRAS-CHAVE: Bioma amazônico; Monitoramento; Impactos Ambientais.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA VOLTADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, PARA A PRÁXIS COM ALUNAS E ALUNOS AUTISTAS NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA - MA( 2024-06-27) VIEIRA, REBECA SOARESO número de crianças com autismo no ensino regular do município de Açailândia - MA tem crescido consideravelmente. Em virtude disso, foi elaborado o trabalho de monografia de estudo de caso intitulado “A importância da formação docente continuada voltada a educação especial inclusiva, para a práxis com alunas e alunos autistas no município de Açailândia - MA.”, o trabalho é derivado do projeto de extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, desenvolvido mediante a problemática encontrada pautada na necessidade de uma formação continuada para docentes, por meio de ações formativas que provocam a busca de transformações para o alcance de uma inclusão educacional. Diante disso, foram estabelecidos objetivos de analisar o processo formativo do docente desenvolvido no projeto de extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, para compreender a educação inclusiva, refletir acerca das ações efetuadas e mensurar necessidades educacionais para a efetiva inclusão escolar de crianças autistas a partir da realidade de Açailândia - MA. Para o alcance dos resultados esperados, foram feitas buscas bibliográficas, onde temos como destaque Maria Teresa Eglér Mantoan (2015), Rosita Edler Carvalho (2019), Paulo Freire (2020) e outros que colaboraram para fundamentar o estudo, análise dos resultados e influência do projeto de extensão com foco na formação continuada de professoras e professores da educação infantil, a pesquisa assume um caráter exploratório das ações assumidas do projeto de extensão. Dessa forma, somente ao final do processo foram esclarecidos e estudados os resultados, como a melhor compreensão do processo de inclusão, melhores formas de adaptações e alterações nas intervenções, sendo estes fatores relevantes para determinar a importância que o projeto estabeleceu na tentativa de rompimento das barreiras educacionais para a promoção da equidade de alunos autistas. Palavras-chave: educação inclusiva; autismo; formação continuada.
-
ItemA Importância da Padronização das Técnicas Hematológicas no Laboratório Clínico Veterinário( 2023-03-10) REIS, BRENDA MARIA EMANUELA SILVARESUMO Os clínicos médicos veterinários rotineiramente necessitam de exames que os auxiliem na suspeita clínica do animal, complementando sua anamnese e exame físico. Com isso, o laboratório de análises clínicas vem como um suporte direto ao médico veterinário no diagnóstico e acompanhamento do paciente, sendo o setor de hematologia o mais requisitado diariamente. Em contra partida, algumas falhas podem ocorrer durante as fases de processamento dos exames, sendo elas a fase pré analítica, analítica e pós analítica. Logo, é de suma importância ter conhecimento sobre a padronização, afim de evitar e reduzir as possíveis intercorrências nos resultados obtidos nas três fases do processo. O presente estudo consiste de uma pesquisa descritiva qualitativa a partir da coleta de informações de fontes secundárias, que foram filtrados de plataformas digitais científicas, sendo elas o período CAPES, Science Direct, SciELO, google acadêmico, livros e manuais de patologia clínica. Diante disso, o estudo possui por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a padronização laboratorial no setor de hematologia. Palavras-chave: Hematologia. Processamento. Análises Clínicas.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR: um estudo realizado na UEMASUL em Imperatriz/MA( 2023-01-25) SILVA, GABRIEL LUSSACK SOUSAO mercado tem buscado cada vez mais, profissionais dinâmicos, criativos e inovadores. Dessa forma, as instituições de ensino superior, vem buscando oferecer mais qualidade no seu processo de ensino-aprendizagem afim de atender essa demanda. As inovações tecnológicas se tornaram um tema muito importante na área administrativa, a profissão de administrador exige competências para trabalhar em diferentes setores e pensamento estratégico para criar opções de sustentabilidade, crescimento profissional e o desenvolvimento das organizações. O objetivo deste artigo foi analisar a importância e os impactos que as inovações tecnológicas podem proporcionar à profissão de administrador de empresas, bem como identificar algumas das principais tecnologias (ERP, Big Data, Sistema CRM, Cloud Computing, SCM e Mídias Sociais) que são utilizadas pelos administradores na atualidade, além de demonstrar possíveis desafios e dificuldades. O estudo envolveu a aplicação de questionários relacionados ao tema para os alunos do curso de administração da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, através desse estudo foi possível identificar como principais resultados: a maioria dos acadêmicos possui conhecimento e noção com relação ao tema e seu nível de importância e necessidade, porém, alguns pontos podem melhorar, como a compreensão total do que se trata um software de gestão e entender quais os principais sistemas e ferramentas estão sendo utilizadas na profissão do administrador, ainda com relação à pesquisa, é indicado aos acadêmicos a busca por qualificação adicional a fim de complementar os conhecimentos obtidos na universidade. Palavras-chave: Inovação; Tecnologia; Administrador; Gestão.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO ANESTESISTA EM UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO NA MEDICINA VETERINÁRIA:( 2023-09-01) SANTOS, KARINE LETÍCIA DE OLIVEIRARESUMO A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o espaço dedicado a pacientes cuja assistência hospitalar merece ser aplicada de modo mais assertivo, à disposição de vários equipamentos. Na medicina humana este setor deve ser composto obrigatoriamente por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Em contrapartida, as literaturas brasileiras relativas à medicina veterinária, não apontam uma regulamentação oficial que determine quais especialistas devem estar presentes constantemente na sala de UTI, como na medicina humana. Ao atrelar o intensivismo e a ciência veterinária, é notória a importância do médico veterinário anestesista, que possui grandes habilidades neste âmbito. Perante o exposto, objetivou-se fundamentar teoricamente a importância dos conhecimentos do médico veterinário anestesista na UTI. Foi realizada uma revisão integrativa composta por estudos de caso e artigos de pesquisa, publicados nos últimos cinco anos (2017-2022), nas plataformas PubMed, ScienceDirect e CAPES. Ao final da filtragem dos artigos pelos critérios de inclusão e exclusão, restaram 20 trabalhos, que foram selecionados para a elaboração desta monografia. Constatou-se que com base nas literaturas atuais, o anestesista veterinário dispõe de habilidades fundamentais na UTI, devido a estreita relação entre o seu preparo com o de intensivistas. Palavras chave: Especialistas. Intensivismo. Cuidados.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA LIBRAS PELOS DOCENTES OUVINTES EM ESCOLAS REGULARES COM PERSPECTIVA INCLUSIVA( 2024-06-21) SILVA, KELISMAR ARAUJO DAA importância da Libras para os docentes ouvintes tem gerado discussões entre muitos estudiosos, profissionais e familiares que buscam de maneira determinante melhorar a qualidade de ensino para os seus. Necessário se faz mencionar que o tema sobre o aprendizado da língua de sinais pelos docentes traz um panorama da inclusão dentro das salas de aula comuns, destacando, de maneira fundamental, o direito da pessoa surda, seu exercício da cidadania e, para isso, o mesmo deve ser exposto à sua língua natural e sua modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral deste estudo é demonstrar a importância do ensino da Libras para os docentes ouvintes em escolas regulares. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, respaldada por alguns autores como Mantoan (2003), Souza e Silva (2017), Aguiar (2018), entre outros, os quais corroboram que as escolas regulares, bem como a comunidade escolar, devem estar adequadas aos discentes e suas especificidades. Concluímos que o aluno com deficiência, seja ela física ou intelectual, é capaz de aprender como qualquer outro aluno, desde que respeitados seus limites e sua pluralidade linguística. A pessoa surda desenvolve-se melhor quando faz o uso contínuo da Libras. No convívio mais próximo deste aluno em sala de aula, está o docente que precisa utilizar desta língua viso-motora para comunicar-se com seu aluno surdo e proporcionar-lhe principalmente a tão sonhada aceitação na sociedade e sua autonomia. Palavras-Chave: Inclusão. Docentes. Libras. Surdo
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO BEM-ESTAR ANIMAL NA AVICULTURA COMERCIAL – REVISÃO DE LITERATURA( 2024-03-25) ROCHA, KAMILLA FONTESRESUMO A avicultura é uma das atividades de maior notoriedade dentro da economia brasileira, ocupando posições de liderança no mercado mundial. A cadeia avícola compreende diversas fases até o produto chegar ao consumidor, é neste contexto que o bem-estar animal deve ser inserido, visando estabelecer sistemas que sejam capazes de ofertar melhor qualidade de vida para esses animais, indicando a relação existente entre o bem-estar, estresse e comportamento das aves. O sistema de bem-estar é formado por uma série de técnicas de manejo que vão das fases iniciais às finais, tais como: iluminação, nutrição, densidade do alojamento, cama aviária e debicagem. O objetivo deste trabalho é reconhecer os ganhos advindos das práticas de bem-estar animal nas diferentes fases da avicultura comercial. A metodologia aqui utilizada está alicerçada em uma revisão de literatura tendo como base autores e manuais de referência para a formulação deste estudo. Para que se tenha êxito no sistema de bem-estar na avicultura comercial, o produtor precisa oferecer condições para que as aves possam se adaptar de maneira segura ao ambiente de forma física e psicológica, garantindo assim o bem-estar para essas aves, e consequentemente obtendo uma produção eficiente. Palavras-chave: aves, enriquecimento ambiental, manejo, produção.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL NO BEM-ESTAR DE PRIMATAS DO GÊNERO Sapajus sp. (MACACO-PREGO) EM CATIVEIRO( 2023-07-26) BANDEIRA, KARINE SILVAAnimais que vivem em cativeiro geralmente passam por situações na qual os impedem de executar atividades em que estão altamente dispostos a realizar, desencadeando sofrimento no indivíduo que pode gerar estados emocionais desagradáveis, como fome, medo, dor e tédio. Quando as condições de cativeiro se encontram inapropriadas, os animais cativos tendem a demonstrar comportamentos anormais, patológicos, neuróticos e estereotipias. Diante deste problema, o enriquecimento ambiental serve como forma de melhorar a qualidade de vida dos animais em cativeiro, o que acarreta em uma série de medidas que modificam os aspectos físicos e sociais promovendo o bem-estar animal, podendo ser dividido em enriquecimento físico, sensorial, cognitivo, social e alimentar. O objetivo deste trabalho é relatar a importância do enriquecimento ambiental no bem estar de primatas do gênero Sapajus sp. (macaco-prego) em cativeiro. O presente trabalho se trata de uma revisão de literatura sobre a importância do enriquecimento ambiental no bem-estar de primatas do gênero Sapajus sp. (macaco-prego) que vivem em cativeiro. As fontes utilizadas para elaboração do inventário de artigos foram coletadas em plataformas como: Google Acadêmico, Scielo, ScienceDirect, PubMed, além de buscas em livros relacionados ao tema. Palavras-Chave: animais cativos, comportamento, estereotipias, primatas.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLA( 2023-01-04) Melo, Carlos Alexandre de; chaves Filho, Gilmar de Sousa; Costa, Wthallhes SilvaO objetivo principal deste TCC é apresentar algumas considerações sobre o conceito de educação financeira e sua importância na formação inicial da pessoa, e mostrar a importância de conhecer os fundamentos da educação financeira e do planejamento orçamentário. A educação financeira, é necessária para que as pessoas adquiram hábitos mais saudáveis de consumo, crédito e poupança. O desconhecimento dos conceitos dos produtos financeiros, faz com que as pessoas façam mau uso dessas ferramentas, dificultando a tomada de decisões. Por fim, deixar claro que a educação financeira não se trata apenas de gestão do dinheiro, mas também de qualidade de vida, que pode ser alcançada por meio de hábitos simples como controlar, poupar, investir e fazer escolhas que mantenham a saúde financeira do indivíduo. Palavras-Chave: Educação Financeira; Ensino; Finanças Pessoais; Planejamento.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM AÇAILÂNDIA -MA( 2024-06-27) SILVA, LUZILEIDE DOS SANTOSEste estudo tem como objetivo geral: analisar a importância do profissional tradutor intérprete de Libras para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos na Escola Municipal Sarah Kubitschek em Açailândia- MA e como objetivos específicos: contextualizar a importância do intérprete no contexto escolar; investigar como o tradutor intérprete de Libras compreende o processo de inclusão do aluno surdo; e analisar as dificuldades desse profissional em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. Na pesquisa campo foi realizado uma observação direta e uma entrevista semi estruturada com dois sujeitos que atuam com tradutor intérprete de Libras naquela instituição de ensinio. O estudo está embasado em autores como: Quadros (2017), Strobel (2016/2019 ) dentre outros. O esboço mostrou que no contexto educativo é indispensável contar com um intérprete profissional de Libras, ressaltando a relevância desse profissional em sala de aula, uma vez que a inclusão do aluno surdo só será realizada de forma efetiva com a presença de um profissional qualificado para essa função. Palavras-Chave: ensino; libras; surdo.
-
ItemA INFLUÊNCIA DA FAMILÍA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a realidade de uma escola da rede municipal de Açailândia MA( 2024-06-27) LIMA, RENATA DA SILVAA presente pesquisa tem como objetivo analisar a significativa influência da família no processo de ensino-aprendizagem da criança na etapa da Educação Infantil. Destaca-se a importância do acompanhamento e participação familiar como elementos fundamentais nessa fase, além de compreender de que maneira a ausência da família pode impactar negativamente no desenvolvimento da criança. A família é reconhecida como o primeiro ambiente socializador da criança, no qual valores, hábitos, cultura e conhecimento são transmitidos. Enfatiza-se a necessidade de uma parceria efetiva entre a família e a escola, ambos trabalhando conjuntamente para alcançar os mesmos objetivos no que tange ao ensino aprendizagem da criança. Essa colaboração é essencial para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento integral da criança. O método de pesquisa adotado consistiu em uma abordagem qualitativa, envolvendo a distribuição de dois questionários impressos para a coleta de dados. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica para atender aos objetivos propostos. A pesquisa foi conduzida em uma escola de Educação Infantil na cidade de Açailândia, no Maranhão, durante o período matutino. Participaram da pesquisa uma professora da pré-escola I e os pais ou responsáveis dos seus respectivos alunos totalizando doze participantes. Os dados coletados foram analisados inicialmente por meio de uma abordagem quantitativa, organizando respostas semelhantes e utilizando análise percentual para a criação de gráficos explicativos. Em seguida, realizou-se uma análise, relacionando os resultados com as teorias de aprendizagem de alguns autores citados na fundamentação teórica. Ao longo do estudo e revisão bibliográfica, evidenciou-se a importância crucial do acompanhamento e participação ativa da família na vida escolar da criança na Educação Infantil. Destacou-se também através dos questionários que a família tem grande influência no processo de ensino aprendizagem da criança, seja de forma positiva ou negativa. Palavras-chaves: família; aprendizagem; educação Infantil; acompanhamento; Participação.
-
ItemA INFLUÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE IMPERATRIZ-MA( 2023-01-26) RIBEIRO, GLENDA TEREZA MATOSO presente artigo apresenta como objetivo uma análise da influência das organizações sem fins lucrativos no desenvolvimento de Imperatriz-Ma. Esta proposição é fundamentada na pesquisa exploratória, que proporciona a exposição de elementos possíveis, para uma melhor apropriação da realidade dessas organizações. Dessa forma os fundamentos teóricos consignados neste trabalho contribuem para esclarecer a estruturação conceitual classificatória e analítica das organizações sem fins lucrativos. A metodologia evidencia a pesquisa exploratória na perspectiva de viabilizar uma maior aproximação com o tema em estudo e as considerações finais, à guisa de sintetização do que foi produzido versa sobre os principais tópicos dispostos através dos capítulos deste artigo. Palavras-chave: Organizações; Desenvolvimento; Imperatriz
-
ItemA INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO PRESERVATIVO COM ARSENIATO DE COBRE CROMATADO (CCA) NA ESTRUTURA ANATÔMICA E PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DA MADEIRA DE PARICÁ (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby)( 2023-03-22) SANTOS, DIANA NERES DOSRESUMO Paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby) é uma Fabaceae pioneira nativa da Amazônia que apresenta rápido crescimento e uniformidade do fuste. Esta espécie é recomendada para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas e vem demonstrando boa trabalhabilidade no setor florestal, sendo comparada ao uso de espécies como eucalipto e pinus. A sua produção tem crescido exponencialmente bem como as áreas de florestas plantadas no Brasil. O emprego na área da construção civil principalmente na produção de painéis de compensados mostra resultados positivos, demonstrando ser uma espécie promissora para o setor florestal. O presente trabalho objetivou realizar a comparação entre madeiras tratadas e não tratadas com Arseniato de Cobre Cromatado (CCA), através da descrição anatômica das estruturas da planta bem como de testes físicos e ensaios mecânicos com a madeira de paricá. Os ensaios mecânicos e testes físicos foram realizados no laboratório de Estruturas e de Materiais de Construção da UEMASUL campus Açailândia e a descrição anatômica no laboratório de microscopia da UEMASUL campus Imperatriz. Para a realização dos cortes anatômicos os corpos de prova foram amolecidos por meio de uma solução de glicerina (12,5%) e água destilada (37,5%) preparadas em um becker e armazenados em estufa à 60 °C e posteriormente cortados a mão livre com auxílio de lâminas comerciais, e fixados observados e fotografados no microscópio. Para determinação de teor de umidade e densidade aparente foi mensurada as dimensões dos corpos de provas (CPs) com um paquímetro analógico STORM. Em seguida os CPs foram acondicionados em estufa de secagem a temperatura média de 103 ± 2º C. As massas foram obtidas através de pesagem com o auxílio de balança de precisão até uma variação abaixo ou igual a 0,5% entre dois resultados seguidos. Os resultados médios obtidos mostram que não houve diferença significativa entre amostras tratadas e não tratadas tanto entre fotomicrografias observadas dos cortes anatômicos quanto nos valores obtidos nos testes físicos e ensaios mecânicos. Palavras-chave: Agentes xilófagos; densidade aparente; planta; umidade.
-
ItemA MOBILIDADE URBANA EM IMPERATRIZ: uma análise da prestação do serviço de transporte coletivo do bairro Boca da Mata( 2023-10-27) SILVA, JACIANE RIBEIROO presente trabalho visa explorar a temática da mobilidade urbana, analisando a finalidade e a qualidade dos serviços de transporte público prestados na cidade de Imperatriz, especialmente no bairro Boca da Mata. Dessa maneira, objetiva avaliar a qualidade do serviço de transporte público coletivo prestado com base nos doze fatores de qualidade estabelecidos pelos autores Antonio Clóvis Pinto Ferraz e Isaac Guillermo Espinosa Torres (2004). Este trabalho ainda faz uma análise da mobilidade urbana de Imperatriz/MA, relacionando-a com a concessionária do transporte público coletivo (Rio Anil Transporte e Logística – Ratrans), através da aplicação de questionário baseado nos fatores de qualidade, a fim de obter informações acerca da satisfação dos usuários com o serviço oferecido. A partir das informações obtidas, realizou-se uma breve análise acerca da qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte coletivo. De modo geral, os resultados obtidos por meio da pesquisa revelaram que a prestação do serviço de transporte coletivo no bairro Boca da Mata não atendeu, razoavelmente, aos fatores de qualidade, não satisfazendo as necessidades e as expectativas dos usuários. Palavras Chave: Mobilidade Urbana; Transporte Público; Imperatriz.