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ItemA ERA DAS CONSTITUIÇÕES NA HISTÓRIA: INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA BÁSICA( 2024-09-13) SILVA, ANDRÉ JORDANY ARAÚJODesde que as leis entre os seres humanos passaram a nortear as relações coletivas as Constituições ganharam destaque. Da primeira até o presente momento temos uma verdadeira Era. As sociedades democráticas passaram a se valer delas como o principal instrumento normativo. As Constituições no mundo do Direito é perfeitamente compreendida e estudada em todas as suas dimensões, no entanto, nas escolas básicas a Constituição passa ao largo enquanto temática e metodologia. Mesmo a Constituição que temos em vigor não tem um tratamento pedagógico que merece. Apesar de sua complexidade, se faz necessário, e eis o objetivo do presente estudo, levar para a sala de aula, no ensino básico, através das metodologias ativas, o conhecimento sobre a Constituição Federal de 1988, seus artigos essenciais, direitos direcionados a todos os brasileiros, bem como sua história, suas influências e necessidades que permitiram sua criação. Portanto, é imprescindível entender o contexto de natureza constitucional através de outras constituições passadas, não só no Brasil, mas de outras nacionalidades, em épocas distintas. A metodologia tem como base a Pesquisa Bibliográfica, com o auxílio de várias fontes como livros físicos e artigos científicos disponibilizados pela internet, o que permitiu a consecução e apresentação de todo o estudo de forma técnica e também didática. Conclui-se que se mostra possível no ensino básico, com auxílio das metodologias ativas de aprendizagem o estudo da nossa atual Constituição Federal e seus artigos, sua prática na vida cotidiana como também o estudo histórico de outras constituições, em países e épocas diferentes.
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ItemA IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR( 2025-12-08) VIEIRA, LÁZARO WILSON PEREIRAA motivação do docente no ensino superior está ligada a fatores intrínsecos, como valorização e reconhecimento, e extrínsecos, como políticas institucionais e ambiente organizacional. A Teoria das Necessidades de Maslow com uma visão humanista e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg são fundamentais para entender essa motivação. Enquanto Maslow hierarquiza necessidades humanas como motor das ações, Herzberg distingue entre fatores que evitam a insatisfação e aqueles que promovem satisfação. Considerando esses pressupostos, o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância dos fatores motivacionais para a carreira do professor atuante no ensino superior, além de abordar os empecilhos encontrados por esse profissional na atualidade. Em termos metodológicos, utilizou-se a pesquisa do tipo estado da arte com uma abordagem qualitativa na finalidade de levantar dados referentes ao tema de estudo. Buscou-se publicações entre os anos de 2019 e 2024 na base de dados do Google Acadêmico por meio dos descritores: “motivação docente” e “ensino superior” encontrando 274 artigos. Os resultados apontam que a motivação associada à fatores intrínsecos e extrínsecos como à formação, ao clima organizacional e a relação professor-aluno são fatores que contribuem positivamente para o melhor desempenho dos professores no ensino superior e que estão diretamente relacionados com a responsabilidade do cargo, sentimento de autorrealização e progresso profissional. A pesquisa também sugere a necessidade de mais estudos na área para promover uma compreensão mais profunda da importância da motivação docente no ensino superior, além do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o aprimoramento de tais aspectos motivacionais.
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ItemA IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA LIBRAS PELOS DOCENTES OUVINTES EM ESCOLAS REGULARES COM PERSPECTIVA INCLUSIVA( 2024-06-21) SILVA, KELISMAR ARAUJO DAA importância da Libras para os docentes ouvintes tem gerado discussões entre muitos estudiosos, profissionais e familiares que buscam de maneira determinante melhorar a qualidade de ensino para os seus. Necessário se faz mencionar que o tema sobre o aprendizado da língua de sinais pelos docentes traz um panorama da inclusão dentro das salas de aula comuns, destacando, de maneira fundamental, o direito da pessoa surda, seu exercício da cidadania e, para isso, o mesmo deve ser exposto à sua língua natural e sua modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral deste estudo é demonstrar a importância do ensino da Libras para os docentes ouvintes em escolas regulares. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, respaldada por alguns autores como Mantoan (2003), Souza e Silva (2017), Aguiar (2018), entre outros, os quais corroboram que as escolas regulares, bem como a comunidade escolar, devem estar adequadas aos discentes e suas especificidades. Concluímos que o aluno com deficiência, seja ela física ou intelectual, é capaz de aprender como qualquer outro aluno, desde que respeitados seus limites e sua pluralidade linguística. A pessoa surda desenvolve-se melhor quando faz o uso contínuo da Libras. No convívio mais próximo deste aluno em sala de aula, está o docente que precisa utilizar desta língua viso-motora para comunicar-se com seu aluno surdo e proporcionar-lhe principalmente a tão sonhada aceitação na sociedade e sua autonomia. Palavras-Chave: Inclusão. Docentes. Libras. Surdo
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ItemA REPRESENTAÇÃO INDÍGENA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO PRESCRITO E DO CURRÍCULO EDITADO( 2025-01-21) TEOTONHO, ANA KARINA ALMEIDAO presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise do conteúdo prescrito no currículo nacional, a BNCC, e como isso se expressa no currículo editado, o livro didático, no que se refere a representação e história dos povos indígenas. Utilizamos como objeto de análise o livro didático do 6º ano, ensino fundamental, produzido por Alfredo Boulos Júnior e publicado em 2022. Analisamos a quantidade de páginas em que os povos indígenas são representados em imagens e conteúdos, bem como fizemos a observação se o conteúdo apresentado no livro rompe com o colonialismo eurocêntrico, ou se contribui para o reforço de estereótipos. Com base nisso, concluímos que o livro didático investigado apresenta representações e conteúdos genéricos e ínfimos, que parecem apenas querer cumprir com a obrigatoriedade imposta pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, sem, de fato, empreender esforços contra a historiografia tradicional que se volta para a trajetória do homem europeu.
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ItemANÁLISE DO PAPEL DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (NITS): BREVE CONTRIBUIÇÃO PARA O CASO DA UEMASUL A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA( 2025-09-16) SILVA FILHO, PAULO ALVESEste documento apresenta um relato de experiência acadêmico e profissional a partir da trajetória pessoal vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A presente pesquisa articula a vivência pessoal com reflexões sobre inovação, propriedade intelectual, prospecção tecnológica e desenvolvimento regional. O texto discute a importância dos sistemas de inovação e da territorialidade para o fortalecimento socioeconômico, ressaltando o papel estratégico das universidades públicas como catalisadoras do desenvolvimento local. Os Núcleos de Inovação Tecnológica são analisados como estruturas fundamentais na gestão da propriedade intelectual, na transferência de tecnologia e na construção de uma cultura de inovação que conecta ciência e sociedade. Por fim, aponta desafios enfrentados, aprendizados adquiridos e sugestões para aprimoramento institucional, especialmente no fortalecimento do ecossistema de inovação da UEMASUL e na valorização da sustentabilidade ambiental como eixo da inovação tecnológica.
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ItemAPRIMORAMENTO DA GESTÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DE INDICADORES NO SIGAA PARA EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL NA UEMASUL( 2025-09-30) OLIVEIRA, YASMIN MILHOMEM DEO artigo relata a experiência prática na UEMASUL durante a especialização em Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica. Foram identificadas lacunas na gestão de indicadores de CT&I, como dados dispersos, falta de integração e ausência de alertas e foi proposto um painel no SIGAA com indicadores estratégicos atualizados mensalmente, alertas automáticos e relatórios periódicos, visando eficiência institucional, tomada de decisão e valorização de práticas acadêmicas.
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ItemATRIBUTOS INOVADORES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NA UEMASUL: possibilidade de ação pedagógica nos cursos de graduação( 2025-10-09) FERNANDES, LEIDIANE SOUSA LIMAO presente trabalho constitui-se em um relato de experiências que busca fomentar os atributos inovadores presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), destacando as possibilidades de ação pedagógica no âmbito da graduação. A pesquisa parte da vivência profissional junto à Coordenadoria de Projetos Pedagógicos (CPP), setor responsável pela reelaboração dos PPCs, sob o viés das exigências legais, institucionais e regionais que permeiam o ensino superior. Nesse contexto, a inovação é compreendida como elemento estratégico não apenas para o atendimento aos critérios de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mas, sobretudo, para a promoção de práticas educativas significativas e socialmente relevantes. A contextualização do estudo fundamenta-se no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n.º 10.861/2004, que orienta a avaliação de cursos e instituições em três dimensões principais: autoavaliação institucional, desempenho discente e avaliação externa in loco. Este último instrumento, aplicado por comissões designadas pelo INEP, é central na análise empreendida, pois define parâmetros de qualidade que incluem a inovação como requisito para que cursos de graduação obtenham o conceito máximo (5). Assim, a problemática central deste trabalho consiste em compreender como identificar, estimular e consolidar práticas inovadoras nos cursos de graduação da UEMASUL, articulando as exigências avaliativas nacionais com as necessidades regionais e institucionais. Do ponto de vista metodológico, a investigação configura-se como relato de experiência, articulando elementos da prática profissional com aportes teóricos sobre inovação, propriedade industrial e políticas educacionais. Foram analisados documentos institucionais, legislações pertinentes e o próprio Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do INEP, além de reflexões derivadas da atuação cotidiana na CPP. O objetivo geral consistem em analisar a importância da inovação no contexto dos cursos de graduação da UEMASUL, discutindo sua incorporação nos PPCs à luz dos critérios estabelecidos pelo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do INEP. Entre os resultados observados, destaca-se que, embora haja esforços para a incorporação de práticas inovadoras nos cursos, estas ainda aparecem de forma incipiente, o que dificulta o atendimento pleno aos critérios estabelecidos pelo INEP. Essa constatação evidencia a necessidade de mecanismos institucionais maisconsistentes, como a elaboração de instruções normativas e manuais orientadores, capazes de sistematizar e fortalecer a presença da inovação nos PPCs.
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ItemCINEMA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: MARIGUELLA, RETRATO FALADO DO GUERRILHEIRO( 2024-11-04) MACEDO, MARCOS WILLIAM BARRETO DEO presente artigo coloca em questão o documento fílmico com o objetivo de explorar suas possibilidades para o ensino de história a partir da análise qualitativa da cinebiografia produzida por Sílvio Tendler, Mariguella, Retrato falado do guerrilheiro (2001), seguido de uma revisão bibliográfica das relações entre ensino de história e cinema, dando ênfase sobre produções acerca do período do Regime civil-militar brasileiro (1964-9185). Os resultados da pesquisa levaram a concluir que os documentários podem atuar como recurso pedagógico para instrução das novas gerações acerca do passado recente através do uso instrumental da memória que está sendo constantemente oportunizada, ressignificada e atualizada (Tomaim, 2019) ao explorarem os sentimentos e ressentimentos políticos especialmente dos grupos sociais que foram vítimas diretas desse longo processo. Por fim, respondendo a problemática inicial da pesquisa, a linguagem fílmica, em especial os documentários, podem também servir para a análise dos resquícios da ditadura nos dias atuais, algo muito presente nas críticas sociais das narrativas propostas pelo cinema (Monteiro, 2023).
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ItemCONSTRUINDO INOVAÇÃO: Experiência Acadêmica e Profissional na especialização( 2025-11-05) ALVES, MATHEUS SILVAO presente trabalho relata a experiência acadêmica e profissional vivenciada durante a especialização lato sensu em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica, ofertada pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A formação teve como objetivo aprofundar o entendimento sobre os mecanismos de inovação, proteção intelectual e valorização da ciência aplicada, especialmente no contexto regional. A trajetória do autor, professor e pesquisador na área de bioprospecção de microrganismos do gênero Streptomyces, foi utilizada como eixo central para integrar teoria e prática de forma personalizada e aplicada. As disciplinas abordaram temas como sistemas de inovação, busca patentária, indicadores de ciência e tecnologia, e instrumentos de propriedade industrial, com atividades práticas voltadas à aplicação dos conceitos em projetos reais. Destaca-se a utilização de ferramentas como o INPI, Espacenet e WIPO para análise de patentes, bem como a proposta de registro de Indicação Geográfica para o azeite de coco babaçu, produto tradicional do Maranhão. A interdisciplinaridade e a valorização da regionalidade foram elementos-chave para o desenvolvimento de projetos com potencial de impacto tecnológico, econômico e ambiental. A especialização contribuiu significativamente para o aprimoramento das competências técnicas e estratégicas do autor, fortalecendo sua atuação na UEMASUL e consolidando a universidade como agente de inovação regional. Sugestões para futuras edições incluem a ampliação da carga horária e a inclusão de disciplinas voltadas à bioinovação e gestão da inovação pública.
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ItemCOTIDIANO DE MULHERES FEIRANTES NO BAIRRO BOM SUCESSO: ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA LOCAL( 2024-06-28) FERREIRA, GABRIELA ALMEIDAEste artigo analisa a interação entre o ensino de história local e as manifestações culturais e econômicas no cenário cotidiano das feirantes no Bairro Bom Sucesso, na cidade de Imperatriz-MA. A Pesquisa de Campo ocorreu com estudantes do Terceiro Ano do Centro Educacional Raimundo Soares da Cunha, escola situada próxima à feira. Houve encontros em sala de aula, mas o ponto alto foi a visita in loco com estudantes na feira. Na visita, que contou com a interação dos estudantes munidos de uma pesquisaobservação, foram possibilitados o conhecimento sobre a história de seu local de vivência, com observância nos vários processos históricos que envolvem a dinâmica da feira. As aulas, debates e a visita à feira foram fundamentais à construção de conhecimento individual e coletivo sobre história, cultura e a economia do meio. Com essa metodologia ativa, despertou-se nos estudantes a curiosidade, a participação e o interesse pela pesquisa e pela história. Palavras-chave: História local; memória; feira; identidade; investigação.
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ItemESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO PARA ESTRUTURAÇÃO DE UM ESPAÇO DE PESQUISA, EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHAO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA( 2025-11-11) SANTOS, JÉSSICA ALMEIDA DOSEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a proposta de implementação do Centro de Inovação Piquiá, na UEMASUL Campus Açailândia. A iniciativa nasceu da minha perspectiva enquanto professora, engenheira eletricista e mestre em engenharia elétrica e se consolidou com aespecialização em Estratégia de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica. O objetivo central é impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico da Região Tocantina, que, embora possua forte potencial em setores como agronegócio, siderurgia e logística, historicamente apresenta baixos índices de inovação. A metodologia adotada combina minha vivência prática na coordenação de projetos de inovação e empreendedorismo com conhecimentos teóricos adquiridos em disciplinas como “Sistemas de Inovação”, “Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação” e “Propriedade Intelectual e Meio Ambiente”. Esta integração possibilitou mapear necessidades e oportunidades do ecossistema local, resultando na consolidação da concepção do Centro de Inovação Piquiá. O nome escolhido homenageia a comunidade regional, simbolizando resiliência e protagonismo social, e o espaço se propõe a ser um ambiente de experimentação e desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em saberes locais e princípios de sustentabilidade. Os impactos esperados incluem: fortalecimento do empreendedorismo, apoio à criação de novos negócios, redução das taxas de falência de empresas iniciantes, estímulo à pesquisa aplicada e à transferência de tecnologia, além da consolidação de uma cultura de inovação regional. O centro também visa promover desenvolvimento sustentável, gerar empregos e integrar universidade, setor produtivo e sociedade em uma rede colaborativa sólida. O projeto já apresenta avanços com captação de recursos e planejamento de infraestrutura em andamento, tendo a inauguração da primeira etapa prevista para novembro de 2025. Assim, este TCC ultrapassa o campo acadêmico, configurando-se como um plano de ação concreto para transformar a realidade regional e potencializar a inovação.
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ItemESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO PARA GERAÇÃO DE VALOR E IMPACTO SOCIOECONÔMICO PARA A INDÚSTRIA DE LAMINADOS DE PARICÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA( 2025-11-05) DIAS, JOÃO MIGUEL SANTOSA cadeia produtiva do Paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum), de grande importância para a Amazônia Oriental, enfrenta desafios de competitividade que limitam seu potencial no mercado global. Apesar da relevância econômica, o setor caracteriza-se pela baixa articulação, concentração em produtos de baixo valor agregado e carência de atividades sistemáticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I). Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a concepção de uma proposta de intervenção para endereçar estes desafios: a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para atuar como elo estratégico entre as indústrias de laminados de Paricá, o ecossistema de inovação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e os mecanismos de fomento nacionais. A proposta foi estruturada a partir da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em um curso de pós-graduação, integrando estratégias de inovação tecnológica, como o desenvolvimento de novos produtos e o uso de Patentes Verdes; inovação de marketing e territorial, por meio da construção de uma Indicação Geográfica; e inteligência competitiva, para capacitar as empresas no acesso a fomentos como a Lei do Bem, editais de inovação e o modelo EMBRAPII. Como resultados, espera-se o fortalecimento da competitividade, o incentivo às exportações, o aumento do impacto socioeconômico das empresas na região e a consolidação de um ciclo virtuoso de desenvolvimento baseado na colaboração universidade-indústria.
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ItemESTRATÉGIAS DIDÁTICAS FACILITADORAS: Interação social entre alunos surdos e ouvintes do ensino básico( 2024-06-21) MELO, CRISTIANE VASCONCELOS SILVA DEA presente pesquisa de campo tem como tema, Estratégias didáticas facilitadoras: interação social entre alunos surdos e ouvintes do ensino básico, dessa forma, tem como base teórica autores de grande relevância para a comunidade surda e que com seus pensamentos compactuam com o tema proposto, como é o caso de Lopes (2001), Strobel (2009), Tanya (2007), Stumpf (2009), Felipe (2007), Pinto (2018). Além disso, é importante que os professores entendam que a presença de alunos surdos em sala de aula serve de motivação para criar um bom planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes. Outras estratégias incluem pesquisar sobre os surdos e o ensino para tais sujeitos, utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados, promover a participação e a integração entre todos os alunos, considerar o aluno surdo na escolha do livro didático, ter respeito linguístico, compartilhar experiências e militar pela inclusão. A metodologia utilizada foi uma roda de conversa, filmes com temas relacionados, dinâmicas e um questionário aplicado posteriormente com alunos da escola Municipal João do Vale, localizada na zona rural do município de Açailândia – MA. Podendo-se observar que durante a interação entre eles de forma natural só poderá contecer se a Língua Brasileira de Sinais for praticada de forma corriqueira dentro e fora da sala de aula. Palavras-chave: Interação social. Ambiente escolar. Língua Brasileira de Sinais.
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ItemEstratégias visuais no ensino de surdos em catequese: um estudo de caso na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Imperatriz – MA( 2024-06-21) SOUZA, BRUNA PEREIRA DEO presente trabalho busca investigar a possibilidade de contemplação de estratégias pedagógicas visuais em uma turma de catequese de uma paróquia em Imperatriz-Ma. Levando em consideração que, a comunidade surda possui uma cultura e língua própria, e que necessita de uma abordagem de ensino diferente do público ouvinte, buscamos pesquisadores dessa temática para aprofundar acerca deste assunto, dentre estes pesquisadores estão : Campello(2008) que aborda acerca dos aspectos da visualidade no ensino de surdos, bem como outros autores que foram essenciais para esta pesquisa. As literaturas base deste trabalho relatam que, é fundamental que os membros das comunidades religiosas tenham conhecimento acerca dessas particularidades, buscando formações e conhecimentos sobre o sujeito surdo além de uma atenção quanto ao material a ser trabalhado e a forma de transmissão desse conhecimento, uma vez que esse público faz um uso considerável da visualidade. Palavras-chaves: estratégias pedagógicas visuais. catequese. visualidade.
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ItemESTRUTURALISMO LINGUÍSTICO: Análise das Dicotomias Saussureanas aplicadas à Língua Brasileira de Sinais( 2024-12-12) SANTANA, ORLEANE EVANGELISTA DEEste estudo dedutivo, bibliográfico, qualitativo, descritivo e exploratório apresenta uma abordagem do Estruturalismo Linguístico de Ferdinand de Saussure, e tem como objetivo principal fazer uma análise das dicotomias saussureanas aplicadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que possibilitará mais conhecimento sobre a estrutura desta língua. O método estruturalista parte do princípio de que, ao se conhecer a base estrutural que constitui um objeto ou fenômeno de estudo, torna-se possível compreender como o conhecimento se dá naquela área, resultando daí conhecimento científico. Saussure criou uma série de pares dicotômicos - língua/fala, sincronia/diacronia, sintagma/paradigma, significante/significado e arbitrariedade/motivação, os quais, na sua concepção, era a forma racional que o estudo linguístico deveria assumir. Este estudo buscará resposta para a seguinte questão norteadora: Em que medida o Estruturalismo Linguístico, no âmbito das dicotomias saussureanas, pode contribuir para a descrição da Língua Brasileira de Sinais contribuindo para a legitimidade desta língua? E tem como hipótese de trabalho, a crença de que é possível a descrição linguística da Libras a partir das dicotomias saussereanas, sendo que essa análise muito contribuirá para um melhor conhecimento desta língua, cujos estudos investigativos, exploratórios e explicativos ainda são muitos tímidos e incipientes. Logo, descrever a Libras, a partir das dicotomias as quais Saussure elegeu como princípios inerentes a todas as línguas muito contribuirá para a ampliação da compreensão desta língua em seu plano teórico, o que é imprescindível para o seu desenvolvimento e reconhecimento, como língua natural, estando sujeita, assim como as demais, a todo e qualquer tipo de análise linguística.
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ItemESTRUTURALISMO LINGUÍSTICO: Análise das Dicotomias Saussureanas aplicadas à Língua Brasileira de Sinais( 2024-11-07) SANTANA, ORLEANE EVANGELISTA DEEste estudo dedutivo, bibliográfico, qualitativo, descritivo e exploratório apresenta uma abordagem do Estruturalismo Linguístico de Ferdinand de Saussure, e tem como objetivo principal fazer uma análise das dicotomias saussureanas aplicadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que possibilitará mais conhecimento sobre a estrutura desta língua. O método estruturalista parte do princípio de que, ao se conhecer a base estrutural que constitui um objeto ou fenômeno de estudo, torna-se possível compreender como o conhecimento se dá naquela área, resultando daí conhecimento científico. Saussure criou uma série de pares dicotômicos - língua/fala, sincronia/diacronia, sintagma/paradigma, significante/significado e arbitrariedade/motivação, os quais, na sua concepção, era a forma racional que o estudo linguístico deveria assumir. Este estudo buscará resposta para a seguinte questão norteadora: Em que medida o Estruturalismo Linguístico, no âmbito das dicotomias saussureanas, pode contribuir para a descrição da Língua Brasileira de Sinais contribuindo para a legitimidade desta língua? E tem como hipótese de trabalho, a crença de que é possível a descrição linguística da Libras a partir das dicotomias saussereanas, sendo que essa análise muito contribuirá para um melhor conhecimento desta língua, cujos estudos investigativos, exploratórios e explicativos ainda são muitos tímidos e incipientes. Logo, descrever a Libras, a partir das dicotomias as quais Saussure elegeu como princípios inerentes a todas as línguas muito contribuirá para a ampliação da compreensão desta língua em seu plano teórico, o que é imprescindível para o seu desenvolvimento e reconhecimento, como língua natural, estando sujeita, assim como as demais, a todo e qualquer tipo de análise linguística.
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ItemFORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICOCULTURAL:( 2025-01-06) VELOSO, RUTH MELO PAULOO presente artigo tem como objetivo analisar a formação de professores na perspectiva da teoria histórico-cultural, a partir da experiência no programa de residência pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. A teoria histórico-cultural, desenvolvida por Vygotsky e seus colaboradores, enfatiza o papel da mediação social e cultural no desenvolvimento humano e na aprendizagem. Nessa perspectiva, a formação de professores deve ser entendida como um processo dialético, que envolve a apropriação crítica dos conhecimentos científicos e pedagógicos, a reflexão sobre a prática docente e a transformação da realidade educacional. Ademais, o programa de residência pedagógica, instituído pelo Ministério da Educação em 2018, propõe uma articulação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, por meio de uma imersão dos licenciandos nas escolas públicas de educação básica, sob a orientação de um professor preceptor e de um docente da instituição formadora. Adotamos a abordagem qualitativa por proporcionar uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre o sujeito e o objeto, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Imperatriz de educação nos anos iniciais. Foram interlocutores seis residentes do programa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada. A pesquisa assinalou a importância de uma formação docente alicerçada na indissociabilidade entre teoria e prática. Apontou, ainda para a Teoria Histórico-Cultural como importante suporte teórico para compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, bem como para os professores planejarem e realizarem intervenções pedagógicas.
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ItemINOVAÇÃO E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA COMO ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E VALORIZAÇÃO REGIONAL( 2025-11-17) MESQUITA, LUDMILLA SANTOS SILVA DEEste trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre a experiência vivida no curso de especialização em Estratégias de inovação, propriedade industrial e prospecção tecnológica, ofertado pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A formação possibilitou reunir saberes teóricos e práticos, aprimorando minha atuação como docente, pesquisadora e orientadora de projetos acadêmicos na área da saúde. Destaca-se a importância da inovação científica e tecnológica como instrumento de transformação social, da prospecção tecnológica como recurso para planejamento de pesquisas, e da propriedade industrial como meio de valorização do conhecimento. Além de relatar as atividades desenvolvidas, o estudo evidencia contribuições para a prática acadêmica e propõe caminhos para promover a cultura de inovação no ambiente universitário, com impacto direto no desenvolvimento regional.
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ItemINOVAÇÃO NO COTIDIANO ADMINISTRATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA SECRETARIA ACADÊMICA DO CCHSTL/UEMASUL( 2025-09-16) SILVA, PABLO HENRIQUE DIAS DAEste trabalho apresenta um relato de experiência a partir da Especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Industrial e Prospecção Tecnológica, ofertada pela UEMASUL. O objetivo principal foi refletir sobre como os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na secretaria acadêmica do CCHSTL, setor de fundamental importância dentro da caminhada universitária dos discentes. A partir das disciplinas estudadas, foi possível refletir sobre propostas de inovação que buscam melhorar a rotina administrativa e aproximar ainda mais a instituição de seus estudantes. Entre elas destacam-se: a criação de um banco de dados de competências, um sistema de feedback contínuo, uma plataforma digital de alojamento estudantil, um manual de propriedade intelectual, um repositório de projetos inovadores e um mapa organizacional de servidores. O trabalho também discute a importância de valorizar os trabalhos acadêmicos, especialmente os TCCs, que muitas vezes permanecem restritos ao repositório institucional, apesar de seu potencial transformador. Como resultado, percebe-se que mesmo setores administrativos, quando abertos à inovação, podem se tornar espaços de criação, colaboração e impacto social.
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ItemINOVAÇÃO NOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DOS PROGRAMAS DE AUXÍLIO ESTUDANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AUTOMAÇÃO E GESTÃO DE DADOS NA DIVISÃO DE ACESSO E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UEMASUL( 2025-11-05) NASCIMENTO, ERIKA BARROS DA SILVAEste trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido na Divisão de Acesso e Permanência Estudantil (DAPE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O estudo teve como objetivo analisar a inovação nos processos administrativos dos programas de auxílio estudantil da UEMASUL, com foco na automação e na gestão de dados, à luz dos conhecimentos adquiridos na especialização em Estratégias de Inovação, Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica. A metodologia consistiu em um relato de experiência, estruturado a partir da vivência profissional da autora na coordenação dos Programas Auxílio Estudantil (PAE) e Auxílio Permanência (PAP). Os resultados evidenciaram que, embora avanços já tenham sido implementados, como a unificação de editais e a consolidação de dados em planilhas, ainda há predominância de atividades manuais, retrabalho e fragmentação de informações em diferentes plataformas. Nesse contexto, foram sugeridas duas alternativas para superar tais limitações: o desenvolvimento de um sistema próprio ou a adoção de um módulo já existente do SIGAA. Conclui-se que a automação e a integração dos processos são fundamentais para reduzir inconsistências, otimizar o tempo de trabalho e garantir maior transparência e eficiência na gestão dos auxílios.