O presente trabalho tem como principal objetivo compreender como a literatura infantojuvenil
pode influenciar na construção do pensamento crítico para o empoderamento feminino na
formação social de alunos do 5° ano. Nesse estudo, foram realizadas leituras, rodas de conversa
e análises de dados na escola municipal José Alberto Lazzarin em Açailândia, MA, com os
alunos do 5° ano "A" do Ensino Fundamental. Dessa forma, foi possível realizar uma
observação em sala de aula com os alunos. Adotamos a pesquisa de campo para a coleta de
dados e análise das atividades realizadas pelos alunos. Pode-se constatar que a leitura em sala
de aula possui grande relevância no cotidiano desses alunos que estão começando a ser inseridos
na sociedade e se encontram diante de conceitos essenciais para compreender as diversas esferas
da sociedade. Seus benefícios são visíveis, pois é a partir do contato com a leitura em sala de
aula que esses alunos passaram a ter um pensamento crítico.
Palavras-chaves: literatura; empoderamento feminino; formação social.