Este estudo explorou a musicalização na Educação Infantil, analisando sua relação com a prática docente como catalisador para o desenvolvimento da aprendizagem em crianças de 3 anos. A presença intrínseca da música em nossas vidas, desde a concepção, está intimamente entrelaçada com a nossa cultura. Dada a evolução recente na Educação Infantil, os profissionais desta área necessitam de atualização pedagógica para promover uma educação alinhada com a diversidade cultural. O trabalho, fundamentado em análises bibliográficas, investigou como a música exerce um papel crucial no desenvolvimento de aprendizagem das crianças. O embasamento teórico se deu com o auxílio de Brito (2011), Gil (2002), Godoi (2011), entre outros. Além disso, incorporou uma pesquisa de campo na Creche de Educação infantil para compreender a percepção dos educadores sobre o trabalho com música e sua aplicação pelas crianças. A pesquisa foi conduzida na Creche de Educação Infantil Ivanete Oliveira de Macêdo, em Açailândia, Maranhão. Incluindo uma breve exploração e destacando sua importância na compreensão do mundo.
Palavras-chaves: Música. Prática docente. Desenvolvimento de aprendizagem. Educação Infantil.