Pedagogia - CCHSTL
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pedagogia - CCHSTL por Autor "SENA, SELENE DA CONCEIÇÃO"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemPANDEMIA E DESIGUALDADES: impactos na vida acadêmica de alunos da UEMASUL - Campus Açailândia-MA( 2024-05-15) SENA, SELENE DA CONCEIÇÃOA pandemia é um evento adverso nas comunidades, que gera grandes situações problemáticas, em todos os âmbitos e esferas sociais. Entre os anos de 2020 a 2023, existiram tempos de incertezas, medos, restrições e limitações, o que acabou gerando grande confusão e sem boas perspectivas para os anos seguintes. O distanciamento social surge como uma intervenção essencial para garantir a continuidade da vida humana, sem prejuízos para além daqueles que já existiam. Essa pesquisa, de caráter qualitativo, teve por objetivo central analisar os impactos da pandemia da Covid-19 na vida acadêmica de discentes da UEMASUL - Campus Açailândia. Essa pesquisa teve como ênfase a busca metodológica e prática para a compreensão desse fenômeno mundial, que direta ou indiretamente reordenou a visão das pessoas sobre diversos conceitos de vida e que direcionado a nosso campo de compreensão, analisando os impactos da pandemia da Covid-19 na vida acadêmica de discentes da UEMASUL - Campus Açailândia. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário online, com 08 perguntas abertas. Questionamentos acerca das dificuldades elencadas no período pandêmico, e o uso do ensino remoto, como um evento emergencial que trouxe vantagens e entraves para acadêmicos e docentes. Participaram da pesquisa, 17 discentes, acadêmicos de Pedagogia, Letras e Administração, todos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). E com a pesquisa, comprovou-se a eficácia das metodologias remotas, mesmo com alguns entraves, como um mecanismo assertivo, que precisa de intervenções pontuais, mas, extremamente útil para a comunidade acadêmica. Palavras-chave: Pandemia. Distanciamento social. Ensino remoto. Acadêmicos. Docentes.