O presente artigo diz respeito a um estudo sobre a literatura e o cinema , com efeito na
apresentação do diálogo de ambos como possível instrumento na formação de jovens leitores
e, consequentemente na formação de cidadãos críticos e conscientes. Assim sendo, estapesquisa
justifica-se através da necessidade de reflexão sobre as influências da não leitura em sala de
aula, a indiferença à literatura e pela importância de se pensar em novos métodos de ensino que
instrumentalizem elementos do cotidiano dos alunos, nesse caso, a representatividade
audiovisual do cinema, como meios de inserir os alunos no universoliterário. Simultaneamente,
sensibilizar sobre a relevância que o diálogo entre as artes tem na construção pessoal dos alunos,
sua criticidade, criatividade, compreensão e resolução. Desse modo, as referências teóricas
centrais são: Candido Apud Donaire, Oliveira e Lima (2012), Costa e Junior ((2017), Farias
(2021) Silva (2008), Tavares (2003) e Zilberman (2008). Por esta razão, os vínculos dialógicos
entre cinema e literatura usados em sala de aula como método de inserção dos alunos no hábito
da leitura, se concretizam como ações conscientes do uso das artes e das ferramentas
audiovisuais (tecnológicas) como instrumentos na melhoria da educação e da sociedade através
dos alunos leitores.
Palavras-chaves: Literatura; Cinema; Leitura.