Este artigo tem como objetivo geral analisar como o livro didático de Língua Portuguesa do 8º
ano da Educação Básica pública em Açailândia/MA aborda o fenômeno semântico implícito.
Além dos específicos, que foram verificar as atividades presentes na obra Português: Conexão
e Uso, 8º ano, de Delmanto e Carvalho (2018), que abordam o estudo dos implícitos, trata-se
do corpus do estudo; confrontar o conteúdo semântico do livro didático selecionado e sua
relação com a BNCC (2018); avaliar criticamente o livro didático referente ao tratamento dado
ao estudo dos implícitos. Aporte teórico em Ferrarezi Jr. (2008), Bechara (2009), Cançado
(2012), Castilho (2014) e Ilari (1981; 2011; 2019), entre outros. Constituindo-se de pesquisa
documental e como procedimento metodológico a abordagem qualitativa. A seleção do livro
didático em foco justifica-se por ter a chancela do PNLD/MEC, aprovado após passar pelo crivo
de especialistas, moldado ao público-alvo a que se destina. A categoria de análise são os
implícitos. Os resultados apresentam a identificação e análise de três atividades no LD.
Apresentamos algumas propostas de atividades que levam o aluno à reflexão e a posicionar-se,
criticamente, a partir da presença de informações implícitas, determinando a intenção do
produtor do texto, na compreensão e interpretação textual.
Palavras-chave: Semântica da Língua Portuguesa. Livro Didático. Implícitos.