O tema apresentado se relaciona com a inclusão de pessoas com deficiência por
concurso em uma instituição de ensino pública atuante no município de
Açailândia-MA, levantando a problemática sobre como ocorre a inserção de pessoas
com deficiência por concurso, através das cotas, e qual deve ser a contribuição da
gestão de pessoas para a inclusão efetiva? Observando que a inserção de PCD no
mercado de trabalho possui suas dificuldades, a pesquisa procura examinar a
inclusão no setor público. O objetivo da presente monografia é apresentar a
participação de pessoas com deficiência ingressos em cargos de concurso por
cotas, dispostos em uma instituição de ensino pública de Açailândia. O
procedimento metodológico utilizado consiste em abordagem qualitativa, quanto aos
procedimentos de pesquisa bibliográfica exploratória. A coleta das informações se
deu por visitas presenciais à instituição de ensino, também foi aplicado questionário
online, pelo Google forms, aos servidores que ingressaram no concurso por cotas.
Este é um tema que tem provocado discussões e ainda precisa ser amplamente
debatido, a fim de gerar cada vez mais mudanças e abrir espaços para talentos
inexplorados e que estão à espera de uma oportunidade.
Palavras-chave: gestão de pessoas; pessoa com deficiência; inclusão.