Navegando por Autor "ANDRADE, LORENA LIMA DE"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemO IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: análise a partir da vivência de Professores do Ensino Médio em Imperatriz – MA( 2025-03-26) ANDRADE, LORENA LIMA DERESUMO As mudanças estruturais na Educação Básica brasileira oriundas da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio, sancionada pela Lei 13.415/2017 visam estabelecer diretrizes para os conteúdos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, tendo como resultado a reformulação dos currículos regionais e na introdução de itinerários formativos flexíveis. Com base nisso, objetivouse analisar a concepção de professores de Biologia lotados em escolas públicas de Imperatriz - MA, sobre as reformas curriculares que ocorreram com a implantação do Novo Ensino Médio, sendo levado em consideração o seu impacto na estrutura escolar, na prática docente e no currículo escolar, refletindo no desempenho curricular dos alunos. O trabalho foi pautado no levantamento de dados acerca da flexibilização curricular, carga horária, interdisciplinaridade, a inserção de temas contemporâneos e tecnológicos e as práticas avaliativas com a aplicação de um questionário estruturado com 10 questões aos professores da disciplina de Biologia nas escolas públicas estaduais de Imperatriz - MA. A cidade de Imperatriz atualmente possui 23 escolas públicas estaduais, dentre as quais 11 delas foram visitadas, das quais, em apenas 05 delas foram obtidas as entrevistas com professores, sendo elas: C.E. Mais Nascimento de Moraes, C. E. Urbano Rocha, C. E. Governador Archer, C. E. Dorgival Pinheiro de Souza, C. E. Graça Aranha. Dos seis docentes entrevistados quatro possuem formação em Licenciatura em Biologia, um com Licenciatura em Ciências, e outro em Ciências com Habilitação em Biologia. Com relação ao tempo de trabalho dos profissionais entrevistados, o período variou entre 8 e 24 anos de sala de aula demonstrando um tempo relativamente longo e com expertise na disciplina. Quando questionados sobre a reforma do novo ensino médio e seu impacto no ensino de Biologia, 83% deles afirmaram ter sido muito desfavorável, enquanto 17% deles afirmou ser favorável. Quando interrogados sobre as mudanças que ocorrem na abordagem pedagógica da disciplina com a implementação do novo ensino médio, 67% dos entrevistados responderam que ocorreram mudanças de forma negativa, 17% responderam que as mudanças foram positivas, e os 16% restantes responderam que não houve mudanças significativas. Quando indagados sobre a flexibilização curricular proporcionada pelo NEM, de forma unânime, todos avaliaram como negativo, frisando a dificuldade de organizar o conteúdo. Os resultados apontam que a implementação da Reforma do Ensino Médio modificou de maneira significativa o ensino de Biologia nas escolas estaduais de Imperatriz - MA. Enfim, os entrevistados, em sua maioria, mostraram uma visão desfavorável em relação à Reforma, destacando desafios como a redução da carga horária, dificuldades na interdisciplinaridade e a falta de formação continuada adequada com as novas demandas exigidas com a reforma.