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ItemPRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO EM ESTREITO-MA( 2025-02-17)Este trabalho aborda o processo de letramento em uma escola pública no município de Estreito, Maranhão, investigando as práticas pedagógicas de letramento no contexto do Novo Ensino Médio e analisando como os alunos interagem com textos e atividades que integram conhecimentos científicos e experiências cotidianas. Dessa maneira, o estudo utilizou uma abordagem quali-quantitativa, com métodos bibliográficos, documentais e de campo. As atividades foram aplicadas com base no caderno pedagógico da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA), em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Sendo assim, os resultados mostram que as atividades propostas foram bem recebidas pelos alunos, com participação ativa e engajamento nas discussões em sala de aula. No entanto, a taxa de acertos variou conforme a complexidade das atividades, indicando áreas que exigem maior atenção pedagógica, como o reconhecimento de figuras de linguagem e a interpretação detalhada de textos. O estudo ressalta a importância de alinhar as práticas de letramento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei do Novo Ensino Médio, enfatizando a necessidade de desenvolver competências críticas e reflexivas para a formação cidadã e profissional dos estudantes.
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ItemLETRAMENTO LITERÁRIO: O ROMANCE “QUINCAS BORBA” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO( 2025-02-11)O presente estudo tem como objetivo analisar a importância do letramento literário no ensino médio, promovendo estratégias pedagógicas que favoreçam a autonomia e o desenvolvimento crítico dos estudantes. A obra Quincas Borba, de Machado de Assis, foi selecionada a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), cujo foco consistiu em investigar a construção do personagem Quincas Borba em suas duas aparições ficcionais nos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Quincas Borba (1891), alinhando essas narrativas acerca do estudo ficcional e autorreflexivo. Sob essa perspectiva, a pesquisa foi realizada com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio (turmas “D” e “E”) na escola Estadual Centro de Ensino Frei Gil, na cidade de Estreito, Maranhão. A metodologia adotou um estudo de campo com a aplicação de uma avaliação em sala de aula, utilizando questões específicas retiradas das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2010 e 2023. As questões selecionadas foram baseadas no romance machadiano, com ênfase em suas principais características, bem como na análise de aspectos metaficcionais e autorreflexivos. A análise dos resultados evidenciou que, embora os estudantes apresentem uma compreensão básica da obra, há uma necessidade significativa de aprofundamento no letramento literário. Em especial, notaram-se dificuldades na interpretação crítica e na análise de recursos narrativos complexos, como a metaficção e o personagem autorreflexivo. Conclui-se que estratégias pedagógicas mais efetivas são necessárias para incentivar uma leitura crítica e reflexiva, contribuindo para o desenvolvimento das competências literárias dos alunos.
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ItemDESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE: análise do livro de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental em Estreito/MA.( 2024-04-26)Este estudo explora a contribuição do livro didático de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental em Estreito/MA para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, visando compreender como essa peça fundamental no processo educacional promove tal habilidade. A análise aborda como o conteúdo e as atividades do livro didático tratam do pensamento crítico, identificando elementos que facilitam essa abordagem. Utilizando como metodologia pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, investigamos a complexidade das relações entre o material didático e o desenvolvimento do pensamento crítico, com foco no livro do 9º ano da coleção Geração Alpha (2018). A análise revela atividades alinhadas às competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como leitura de textos literários, análise de tiras e interpretação de textos científicos, contribuindo para o pensamento crítico. Em síntese, o estudo destaca a relevância do livro didático na promoção do pensamento crítico, ressaltando a importância desse material estar alinhado com os princípios da BNCC para aprimorar o ensino de Língua Portuguesa e favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes. Palavras-chave: Livro didático; Língua Portuguesa; Pensamento crítico; Ensino fundamental; Estreito/MA