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ItemA CONDIÇÃO DO PAPEL FEMININO NOS CONTOS “AMOR” E “DEVANEIO E EMBRIAGUEZ DUMA RAPARIGA” DE CLARICE LISPECTOR( 2025-02-27)O presente trabalho trata-se de uma análise da condição do papel feminino nos contos “Amor” e “Devaneio e embriaguez duma rapariga”, da obra “Laços de família” de Clarice Lispector no qual é desenvolvido uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de estudar sobre o gênero conto e seus aspectos e a condição do papel feminino analisando a condição da mulher entre a liberdade e transgressão alem de identificar nos contos trechos que comprovem essas situações. A pesquisa tem procedimento bibliográfico para compreender como esses contos representam a mulher da sociedade atual, que é dona de casa, esposa e mãe, além de identificar como a autora questiona essa condição feminina. Em suma, mostrar que Clarice Lispector influencia a mulher a buscar seu lugar na sociedade, sua independência, e assim construir uma nova identidade, e ir além dos afazeres de dona do lar. Sendo assim mostrar como esses elementos contribuem para a reflexão sobre a condição da mulher na sociedade, sobre a vida, emoções humanas, inquietações, transgressões, e a experiência pessoal da mulher.
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ItemMATERNIDADE: dificuldades e superações para concluir o ensino superior( 2025-02-27)Este trabalho trata das dificuldades enfrentadas por mulheres que desempenham os papéis de donas de casa, esposas e mães ao cursar o ensino superior na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Campus CCANL. O estudo visa compreender as barreiras que essas mulheres encontram e os fatores que influenciam sua permanência na universidade, com o intuito de contribuir para uma compreensão mais aprofundada das suas experiências e desafios específicos. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com um foco particular em entrevistas semiestruturadas, permitindo a coleta de dados ricos e detalhados sobre as vivências pessoais das participantes, à abordagem fenomenológica. Através da análise dos dados obtidos, o estudo destaca os principais obstáculos enfrentados, como a falta de tempo, as dificuldades financeiras e o impacto das responsabilidades domésticas na vida acadêmica. Além disso, é investigado como estratégias e políticas institucionais atuais contribuem ou não para mitigar essas barreiras. Espera-se que os resultados da pesquisa possam levar a um aprimoramento das condições de estudo e suporte na UEMASUL, beneficiando tanto as atuais quanto as futuras estudantes que enfrentam desafios semelhantes. Este estudo não apenas busca contribuir para a melhoria das políticas educacionais, mas também pretende fortalecer o entendimento sobre as realidades enfrentadas por mulheres em contextos semelhantes, apoiando a criação de um ambiente acadêmico mais inclusivo e equitativo.
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ItemPRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO EM ESTREITO-MA( 2025-02-17)Este trabalho aborda o processo de letramento em uma escola pública no município de Estreito, Maranhão, investigando as práticas pedagógicas de letramento no contexto do Novo Ensino Médio e analisando como os alunos interagem com textos e atividades que integram conhecimentos científicos e experiências cotidianas. Dessa maneira, o estudo utilizou uma abordagem quali-quantitativa, com métodos bibliográficos, documentais e de campo. As atividades foram aplicadas com base no caderno pedagógico da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA), em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Sendo assim, os resultados mostram que as atividades propostas foram bem recebidas pelos alunos, com participação ativa e engajamento nas discussões em sala de aula. No entanto, a taxa de acertos variou conforme a complexidade das atividades, indicando áreas que exigem maior atenção pedagógica, como o reconhecimento de figuras de linguagem e a interpretação detalhada de textos. O estudo ressalta a importância de alinhar as práticas de letramento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei do Novo Ensino Médio, enfatizando a necessidade de desenvolver competências críticas e reflexivas para a formação cidadã e profissional dos estudantes.
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ItemLETRAMENTO LITERÁRIO: O ROMANCE “QUINCAS BORBA” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO( 2025-02-11)O presente estudo tem como objetivo analisar a importância do letramento literário no ensino médio, promovendo estratégias pedagógicas que favoreçam a autonomia e o desenvolvimento crítico dos estudantes. A obra Quincas Borba, de Machado de Assis, foi selecionada a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), cujo foco consistiu em investigar a construção do personagem Quincas Borba em suas duas aparições ficcionais nos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Quincas Borba (1891), alinhando essas narrativas acerca do estudo ficcional e autorreflexivo. Sob essa perspectiva, a pesquisa foi realizada com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio (turmas “D” e “E”) na escola Estadual Centro de Ensino Frei Gil, na cidade de Estreito, Maranhão. A metodologia adotou um estudo de campo com a aplicação de uma avaliação em sala de aula, utilizando questões específicas retiradas das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2010 e 2023. As questões selecionadas foram baseadas no romance machadiano, com ênfase em suas principais características, bem como na análise de aspectos metaficcionais e autorreflexivos. A análise dos resultados evidenciou que, embora os estudantes apresentem uma compreensão básica da obra, há uma necessidade significativa de aprofundamento no letramento literário. Em especial, notaram-se dificuldades na interpretação crítica e na análise de recursos narrativos complexos, como a metaficção e o personagem autorreflexivo. Conclui-se que estratégias pedagógicas mais efetivas são necessárias para incentivar uma leitura crítica e reflexiva, contribuindo para o desenvolvimento das competências literárias dos alunos.
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ItemDESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE: análise do livro de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental em Estreito/MA.( 2024-04-26)Este estudo explora a contribuição do livro didático de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental em Estreito/MA para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, visando compreender como essa peça fundamental no processo educacional promove tal habilidade. A análise aborda como o conteúdo e as atividades do livro didático tratam do pensamento crítico, identificando elementos que facilitam essa abordagem. Utilizando como metodologia pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, investigamos a complexidade das relações entre o material didático e o desenvolvimento do pensamento crítico, com foco no livro do 9º ano da coleção Geração Alpha (2018). A análise revela atividades alinhadas às competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como leitura de textos literários, análise de tiras e interpretação de textos científicos, contribuindo para o pensamento crítico. Em síntese, o estudo destaca a relevância do livro didático na promoção do pensamento crítico, ressaltando a importância desse material estar alinhado com os princípios da BNCC para aprimorar o ensino de Língua Portuguesa e favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes. Palavras-chave: Livro didático; Língua Portuguesa; Pensamento crítico; Ensino fundamental; Estreito/MA