TCC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Solução da equação de Schrodinger para a partícula livre utilizando o computador quântico da IBM
    ( 2023-10-16) CARMO, LILIANA SOUZA DO
    Nesse trabalho ´e apresentada uma solu¸c˜ao da equa¸c˜ao de Schr¨odinger para a part´ıcula livre em um computador quˆantico da IBM. Para isso, faz-se necess´ario o conhecimento pr´evio das atua¸c˜oes das portas quˆanticas, a nota¸c˜ao de Dirac, o algoritmo que carateriza a transformada quˆantica de Fourier e a sua inversa, al´em da descri¸c˜ao do momento. A partir desse estudo, ´e mostrada a implementa¸c˜ao dessa solu¸c˜ao em um simulador e em um computador quˆantico da IBM. Por fim, s˜ao analisados os resultados obtidos, comparando-os com os conhecidos na literatura. Desse modo, um novo e amplo m´etodo de solu¸c˜ao para a equa¸c˜ao de Schr¨odinger ´e aprendido. Palavras-chave: Prepara¸c˜ao de estados; Transformada Quˆantica de Fourier; Operador Momento.
  • Item
    Estabilidade de soluções periódicas para a equação de Schrödinger não linear
    ( 2023-10-16) MELO, GABRIEL FERNANDEZ FERRARI
    Estudamos soluções periódicas para a Equação de Schrödinger não linear (NLSE) − ℏ 2 2m uxx(x, t) + g|u(x, t)| 2u(x, t) = iℏut(x, t). Em particular, estudamos o problema de Cauchy    iℏut + uxx = g|u| 2u, |ℏ| = |2m| = 1 g < 0, (x, t) ∈ R × R u(x, 0) = u0 = ϕ(x) ∈ H1 per([0, L]) associado a soluções do tipo onda viajante periódica. Estabelecemos os resultados de boa colocação global e mostramos a existência de ondas dnoidais que satisfazem a EDO ϕ ′′ ω − ωϕω − gϕ3 ω = 0. Além disso, estabelecemos os resultados de análise espectral para os operadores associados a EDO acima via teoria Floquet. Com esses resultados, mostramos a estabilidade dessas soluções em H1 per([0, L]) para perturbações arbitrárias dos dados iniciais. Por fim, interpretamos os resultados matemáticos do ponto de vista físico e avaliamos o comportamento das soluções associadas ao termo de não linearidade g. Palavras-chave: , , , .
  • Item
    Uma revisão integrativa das bases utilizadas para a elaboração de projetos extensionistas em Física
    ( 2023-10-16) BARROS, ANDRESSA VICTÓRIA SOUSA
    O presente estudo teve como objetivo analisar a motivação do desenvolvimento de projetos de extensão de Física, identificar as dificuldades que os professores têm para lecionar a disciplina de Física e realizar um levantamento das dificuldades que os alunos têm no processo de aprendizagem da disciplina; perceber as contribuições que o projeto desenvolvido pôde agregar no campo objeto de estudo e no campo universitário. A partir de uma contextualização do que é uma Extensão Universitária foi possivel classificar os trabalhos em grupos e subgrupos para uma melhor análise e discussão. Foi apresentado a vivência em uma Extensão Universitária de Física da UEMASUL, seus desdobramentos e perspectivas futuras até o momento em que houve o encerramento do projeto. Por fim, pôde-se notar que os objetivos reais de uma Extensão, definidos pelo FORPROEX, não condizem com a realidade e que se resume a práticas assistencialistas. De maneira geral, as iniciativas de extensão podem trazer resultados significativos para um avanço nas metodologias de ensino e aprendizagem, uma melhor capacitação do professor atuante e em formação e também colabora como incentivo para os alunos se interessarem mais pela área das ciências exatas, em especial a Física, uma vez que esta possui uma escassez de ingressantes no ensino superior. Palavras-chave: , , , , .
  • Item
    Hedwig Kohn e o pioneirismo feminino na Física
    ( 2023-10-16) SANTOS, ANA BEATRIZ MONTEIRO DOS
    No presente trabalho foi desenvolvido um estudo para retratar mulheres que foram importantes para o desenvolvimento da pesquisa nas ciências exatas e que por muitas vezes não foram valorizadas e nem reconhecidas, para isso vamos relatar sobre a vida e a obra de Hedwig Kohn (1887-1964), umas das primeiras mulheres a obter habilitação em Física na Alemanha, colaborou para o desenvolvimento da pesquisa sobre espectroscopia. Além disso, vamos fazer um breve resgate da participação das mulheres na Física, refletindo sobre os motivos para o baixo envolvimento de meninas nas ciências exatas. Para esse estudo, foi realizada uma revisão qualitativa da literatura utilizando artigos, livros e dissertações, a maioria em língua estrangeira, para pesquisar a cerca de gênero e ciência. Este estudo possibilitou o resgate histórico da vida e obra de uma mulher cientista, pouco citada na história da Física Moderna e cuja tradução para a língua portuguesa que poderá influenciar várias outras meninas a seguirem carreira nas ciências exatas, em particular, na Física. Palavras-chave: , , ,.