Estratégias visuais no ensino de surdos em catequese: um estudo de caso na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Imperatriz – MA

thumbnail.default.placeholder
Data
2024-06-21
Autores
SOUZA, BRUNA PEREIRA DE
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O presente trabalho busca investigar a possibilidade de contemplação de estratégias pedagógicas visuais em uma turma de catequese de uma paróquia em Imperatriz-Ma. Levando em consideração que, a comunidade surda possui uma cultura e língua própria, e que necessita de uma abordagem de ensino diferente do público ouvinte, buscamos pesquisadores dessa temática para aprofundar acerca deste assunto, dentre estes pesquisadores estão : Campello(2008) que aborda acerca dos aspectos da visualidade no ensino de surdos, bem como outros autores que foram essenciais para esta pesquisa. As literaturas base deste trabalho relatam que, é fundamental que os membros das comunidades religiosas tenham conhecimento acerca dessas particularidades, buscando formações e conhecimentos sobre o sujeito surdo além de uma atenção quanto ao material a ser trabalhado e a forma de transmissão desse conhecimento, uma vez que esse público faz um uso considerável da visualidade. Palavras-chaves: estratégias pedagógicas visuais. catequese. visualidade.
Description
Palavras-chave
Citação