LITERATURA SURDA: Aplicação ao aluno(a) surdo(a) em sala de aula, numa escola bilíngue
LITERATURA SURDA: Aplicação ao aluno(a) surdo(a) em sala de aula, numa escola bilíngue
thumbnail.default.placeholder
Data
2024-06-21
Autores
CAVALCANTE, GARDINALLY VALENTINA DO ESPÍRITO SANTO MARTINS
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da aplicação da Literatura
Surda aos alunos(as) surdos(as) numa Escola Bilingue. A Literatura Surda refere-se
às obras literárias criadas por autores surdos ou que têm personagens surdos como
protagonistas. Essa literatura, também, pode gerar estereótipos e preconceitos,
portanto, seu uso pode ser capaz de promover uma compreensão mais profunda da
surdez e das experiências de pessoas surdas. Assim, faz-se necessário uma
fundamentação baseada em Literatura Surda, sobretudo, com os autores
como: Capovilla (2002), Cosson (2006), Karnopp (2010), Quadros (2007), etc. No
que se refere aos procedimentos metodológicos, destaca-se a pesquisa
bibliográfica, por meio de livros e artigos relacionados a temática, bem como, uma
pesquisa de campo realizada na Escola Municipal de Educação Bilíngue para
Surdos Professor Telasco Pereira Filho em Imperatriz – MA, na qual aplicou-se
questionários direcionados aos alunos e à professora que trabalha com a
Literatura Surda. Após a pesquisa, constatou-se que a escola proporciona um
ambiente propício para que o(a) estudante tenha contato com a Literatura Surda e
absorva o conhecimento. Vale ressaltar a importância que as práticas pedagógicas,
em relação a esse tipo de literatura, sejam ampliadas, para que sejam maiores e
melhores eficácias em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa
forma, torna-se uma oportunidade de discentes participarem do protagonismo de
sua própria história.
Palavras-chave: Literatura Surda. Escola Bilíngue. Ensino Fundamental. Processo
de Ensino e aprendizagem.