LITERATURA SURDA: Aplicação ao aluno(a) surdo(a) em sala de aula, numa escola bilíngue

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Data
2024-06-21
Autores
CAVALCANTE, GARDINALLY VALENTINA DO ESPÍRITO SANTO MARTINS
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da aplicação da Literatura Surda aos alunos(as) surdos(as) numa Escola Bilingue. A Literatura Surda refere-se às obras literárias criadas por autores surdos ou que têm personagens surdos como protagonistas. Essa literatura, também, pode gerar estereótipos e preconceitos, portanto, seu uso pode ser capaz de promover uma compreensão mais profunda da surdez e das experiências de pessoas surdas. Assim, faz-se necessário uma fundamentação baseada em Literatura Surda, sobretudo, com os autores como: Capovilla (2002), Cosson (2006), Karnopp (2010), Quadros (2007), etc. No que se refere aos procedimentos metodológicos, destaca-se a pesquisa bibliográfica, por meio de livros e artigos relacionados a temática, bem como, uma pesquisa de campo realizada na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho em Imperatriz – MA, na qual aplicou-se questionários direcionados aos alunos e à professora que trabalha com a Literatura Surda. Após a pesquisa, constatou-se que a escola proporciona um ambiente propício para que o(a) estudante tenha contato com a Literatura Surda e absorva o conhecimento. Vale ressaltar a importância que as práticas pedagógicas, em relação a esse tipo de literatura, sejam ampliadas, para que sejam maiores e melhores eficácias em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, torna-se uma oportunidade de discentes participarem do protagonismo de sua própria história. Palavras-chave: Literatura Surda. Escola Bilíngue. Ensino Fundamental. Processo de Ensino e aprendizagem.
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