PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS PARA  ALUNOS SURDOS: Um estudo do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos
    
  
 
 
  
  
    
    
        PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS PARA  ALUNOS SURDOS: Um estudo do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos
    
  
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      Data
    
    
        2024-06-21
    
  
Autores
  GOMES, LILIAN NETO
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Resumo
    
    
        O tema “Letramento literário de alunos surdos por meio do livro Vidas Secas” foi idealizado  com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento crítico e reflexivo de alunos surdos no meio social. Escolarizar essa clientela é um processo desafiador, visto que, a grande maioria só irá ter contato com a Libras quando inserido no ambiente escolar. Assim sendo, para enriquecer o presente TCC,será considerado uma literatura de cunho cânone, visando aprimorar o ensino aprendizagem dos(as) alunos(as) surdos do ensino médio, pois, acredita-se no vasto conhecimento que a obra pode despertar nos educandos, uma vez que no livro, levanta questões 
pertinentes na sociedade. O conhecimento prévio dos estudantes precisa ser respeitado e sempre que possível, mediado da melhor maneira possível para promover debates reflexivos. Alguns autores renomados que fazem uma abordagem sobre a importância dos(das) alunos(as) serem inseridos(as) em contextos literários são citados, a exemplo: Candido (1995), Cosson (2019), Freire (1982), Quadros (2006) e Soares (2006). Abordar temas como esses é de urgência necessidade para letrar alunos que durante muito tempo foram marginalizados pelo sistema educacional brasileiro.
Palavras-chave: Escolarização; Letramento Literário; Literatura.