Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas - CCENT
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas - CCENT por Autor "NASCIMENTO, ALEXANDRE SOUSA"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemJOGOS COMO MÉTODO DE ENSINO EM CIÊNCIAS NO 6º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL TURMA DA MÔNICA, BELA VISTA - TO( 2022-12-14) NASCIMENTO, ALEXANDRE SOUSAEm face ao cenário atual, cercado de inovações, avanços tecnológicos e transformações nas mais diversas áreas do conhecimento, é necessário o desenvolvimento de novas ferramentas que auxiliem no processo dessas mudanças na educação. O uso de novos instrumentos na aplicabilidade de práticas que sejam lúdicas aos estudantes, transforma o processo de ensino e aprendizagem e o torna em algo mais dinamizado. Neste sentido, os jogos obtêm um lugar como uma das ferramentas exemplares da aprendizagem, já que eles estimulam o interesse do aluno, por meio de diferentes níveis de práticas sociais e pessoais, ajudando desta forma na construção de descobertas, formação de personalidade e criticidade, além de servir como instrumento didático e avaliativo, pois, possibilita a aproximação entre o professor e o aluno no exercício do conhecimento científico. Sendo assim, o presente trabalho objetivou avaliar a utilização dos jogos lúdicos como ferramenta auxiliadora do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências, tendo como foco o ensino fundamental II e objeto de estudo a Escola Municipal Turma da Mônica em Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins - TO. O estudo realizado é uma pesquisa quantitativa que contou com a participação de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental e que se utiliza de uma metodologia ativa através da utilização de jogos criados a partir da necessidade expressada por cada conteúdo estudado pelos alunos em sala de aula. Os resultados estatísticos do grupo amostral da pesquisa mostraram que os jogos aplicados se fizeram eficientes e positivos partindo da hipótese de que os mesmo poderiam auxiliar na educação, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Portanto, visto toda a importância dos jogos didáticos torna-se imediato e imprescindível a sua utilização no meio educacional, para que haja um desenvolvimento na construção do conhecimento e para que a educação em sua essência seja vista como algo prazeroso e importante na vida dos alunos e, além disso, que a prática do ensino e aprendizagem seja construtiva e traga frutos pelo simples ato de brincar. Palavras-chave: Metodologia ativa; ensino-aprendizagem; educação.