Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas - CCENT
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas - CCENT por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemJOGOS COMO MÉTODO DE ENSINO EM CIÊNCIAS NO 6º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL TURMA DA MÔNICA, BELA VISTA - TO( 2022-12-14) NASCIMENTO, ALEXANDRE SOUSAEm face ao cenário atual, cercado de inovações, avanços tecnológicos e transformações nas mais diversas áreas do conhecimento, é necessário o desenvolvimento de novas ferramentas que auxiliem no processo dessas mudanças na educação. O uso de novos instrumentos na aplicabilidade de práticas que sejam lúdicas aos estudantes, transforma o processo de ensino e aprendizagem e o torna em algo mais dinamizado. Neste sentido, os jogos obtêm um lugar como uma das ferramentas exemplares da aprendizagem, já que eles estimulam o interesse do aluno, por meio de diferentes níveis de práticas sociais e pessoais, ajudando desta forma na construção de descobertas, formação de personalidade e criticidade, além de servir como instrumento didático e avaliativo, pois, possibilita a aproximação entre o professor e o aluno no exercício do conhecimento científico. Sendo assim, o presente trabalho objetivou avaliar a utilização dos jogos lúdicos como ferramenta auxiliadora do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências, tendo como foco o ensino fundamental II e objeto de estudo a Escola Municipal Turma da Mônica em Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins - TO. O estudo realizado é uma pesquisa quantitativa que contou com a participação de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental e que se utiliza de uma metodologia ativa através da utilização de jogos criados a partir da necessidade expressada por cada conteúdo estudado pelos alunos em sala de aula. Os resultados estatísticos do grupo amostral da pesquisa mostraram que os jogos aplicados se fizeram eficientes e positivos partindo da hipótese de que os mesmo poderiam auxiliar na educação, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Portanto, visto toda a importância dos jogos didáticos torna-se imediato e imprescindível a sua utilização no meio educacional, para que haja um desenvolvimento na construção do conhecimento e para que a educação em sua essência seja vista como algo prazeroso e importante na vida dos alunos e, além disso, que a prática do ensino e aprendizagem seja construtiva e traga frutos pelo simples ato de brincar. Palavras-chave: Metodologia ativa; ensino-aprendizagem; educação.
-
ItemDIVERSIDADE DE ARANHAS (ARACHNIDA: ARANEAE) NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-14) SILVA, ALANA LAISA MOURAHá pouco conhecimento sobre a fauna de aranhas no Maranhão, dada a inexistência de uma tradição em estudos sistemáticos e ecológicos do grupo no estado. Os registros obtidos da literatura estão distribuídos no Norte do estado, sendo assim, o Maranhão, é um dos estados nos quais sabemos menos sobre a araneofauna local, sobretudo no município de Imperatriz. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a fauna de aranhas da cidade de Imperatriz, Maranhão, por meio de coletas em residências ou em locais públicos e registros ocasionais, que englobam coletas feitas por moradores e estudantes na área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL. As coletas foram conduzidas em seletas residências, no qual, foi permitido a entrada para realização do estudo, na cidade de Imperatriz. Em ambos os casos, os animais coletados foram transferidos para um pote contendo álcool 70%, até a identificação no Laboratório de Zoologia da UEMASUL. As pesquisas de artigos taxonômicos com registros de aranhasforam feitas usando a base dados do World SpiderCatalog. As aranhas obtidas, totalizaram 508 indivíduos, sendo 306 adultos e 202 jovens, distribuídos em 18 famílias. Foram coletadas aranhas nos seguintes bairros: Bacuri, Parque do Buriti, Centro, Jardim São Luís, Mercadinho, Nova Imperatriz, Parque Alvorada, Parque Anhanguera, São José do Egito, Santa Inês, Vila Lobão e Vila Vitória, em instituições de ensino como UEMASUL e IFMA, ambos localizados em Imperatriz e cartões postais imperatrizenses como Beira Rio e Porto da Balsa. A maioria dos registros foi de aranhas inofensivas ao homem, porém indivíduos dos gêneros Latrodectus (viúva-negra), Loxosceles (aranha-marrom) e Phoneutria (armadeira) foram identificados. O presente estudo ampliou o conhecimento sobre a fauna de aranhas sinantrópicas da cidade de Imperatriz/MA, permitindo que informações importantes, como a presença de aranhas de interesse médico, fossem descobertas e novos registros de ocorrência de aranhas introduzidas. O registro de um número significativo de espécies na região é um indicativo de que possui uma fauna de aranhas relativamente diversa, porém pouco estudada. Palavras-chave: Araneofauna; Interesse Médico; Sinantrópicas.
-
ItemCARGA DE DOENÇA DA COVID-19: Medição dos anos de vida perdidos ajustados por incapacidade em decorrência da Covid-19 no estado do Maranhão entre 2020 e 2022( 2022-12-14) PINTO, JOÃO AMADEU LIMAA Covid-19 acarretou uma enorme perda em vida humana desde seu princípio em 2020. Neste contexto, estudos medindo o prejuízo da enfermidade são úteis na organização das ações de saúde. Esse estudo estimou a carga de doença total da Covid-19 no Maranhão entre 16/03/2020 e 16/03/2022. Os dados utilizados procedem dos boletins da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, do portal do IBGE, e do Global Burden of Disease Study de 2019. Com tais informações (casos confirmados e óbitos, estimativa de vida e pesos de incapacidade), foram estimados a letalidade média e os DALYs acumulados no período. No cálculo de YLLs foram usadas duas distribuições: faixas etárias de 10 anos e idades individuais. Foi observada uma letalidade média de 2,58% (3,51% para homens e 1,86% para mulheres) e mortalidade de 0,15% (151,73 mortes por 100 mil habitantes). Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida no Maranhão foi de 71,94 (72) anos em 2021, com base nisso obteve-se uma estimativa de 97.803,98 YLLs e 938,377539 YLDs, totalizando 98.742,3575 DALYs para o período ou 1380 DALYs por 100 mil habitantes. Tais resultados põe a Covid-19 em altíssimo patamar de morbimortalidade, superando os DALYs registrados por todas as doenças respiratórias inferiores no Maranhão em 2019. Esses valores, além da escassez de literatura encontrada sobre a carga da Covid-19 na pesquisa, fazem dos estudos de carga da Covid-19 na região e de suas sequelas a longo prazo esforços importantes na compreensão do risco gerado por esta doença, facilitando assim sua mitigação. Palavras-chave: Dados epidemiológicos; Peso de doença; Covid-19.
-
ItemLEVANTAMENTO DA COMUNIDADE DE ARANHAS DE SERAPILHEIRA NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-14) FIGUEREDO, CARLA RAISSA CARDOSOA ordem Araneae pertence a um grupo de invertebrados do filo Arthropoda, e é considerada megadiversa, possuindo ampla distribuição e alta diversidade de espécies nos mais variados tipos de habitats. O Brasil é o país da região Neotropical com a maior diversidade de espécies de aranhas e, ainda assim, pesquisas com foco na araneofauna são escassas em alguns estados, como o Maranhão. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento da araneofauna no Parque Nacional da Chapada das Mesas (PNCM), e verificar se a temperatura, umidade e profundidade da serapilheira influenciavamna abundância, riqueza e composição da comunidade de aranhas. Para a realização da amostragem da fauna de solo foi utilizado o método Extrator de Winkler em 10 (dez) pontos de coleta demarcados e distribuídos em áreas de formações florestais, distantes pelo menos 1 km uns dos outros. Cada ponto foi composto por quatro parcelas de 30x10m. Foram obtidas 03 (três) amostras por parcela, 12 por ponto e 120 ao total. As medidas de temperatura e umidade foram registradas através de um termo-higrômetro e a profundidade da serapilheira com o auxílio de uma régua graduada em centímetros. Foram obtidos 418 indivíduos, dos quais 361 (86,4%) foram representados somente por indivíduos jovens e 57 (13,6%) por adultos. Foram registradas 29 famílias, das quais 13 foram representadas somente por juvenis. As mais abundantes foram: Salticidae (n=104), Oonopidae (n=63), Ctenidae e Zodariidae (n=40 para cada uma), compondo 59,4% do total de indivíduos capturados. Foram registradas 33 espécies/morfoespécies em 16 famílias. A profundidade de serapilheira variou de 1,6cm a 3,54; temperatura de 23,3°C a 31,16 °C; e umidade relativa de 52,3% a 81,2%. A correlação de Pearson demonstrou que a umidade (r2= 0.38445; t = -3.6325; p = 0.00837) e a profundidade da serapilheira (r2= 0.07363; t = 2.5336; p = 0.03903) representaram fatores significativos sobre a composição da comunidade de aranhas. Palavras-chave: Inventário; Araneofauna; Extrator de Winkler.
-
ItemLEVANTAMENTO DE BRIÓFITAS E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA EM ÁREAS DE CERRADO DOS MUNICÍPIOS DE GOVERNADOR EDISON LOBÃO E RIBAMAR FIQUENE, MARANHÃO( 2022-12-14) PINHEIRO, ANA VERA TOURINHOAs Briófitas são plantas diminutas, pertencentes ao grupo das Criptógamas, representam o mais antigo grupo de plantas, consideradas essenciais para o entendimento da evolução das plantas terrestres, geralmente, formam a base dos ecossistemas vegetais. Representam, aproximadamente, cerca de 25.000 espécies distribuídas em três grandes grupos, as Bryophytas, Marchantiophytas e Anthocerotophytos. Plantas avasculares, com o ciclo de vida caracterizado pela alternância de gerações, tendo a fase haploide como dominante. Este é um grupo com uma ampla distribuição, podendo ser encontradas em diversos ambientes e biomas. O domínio fitogeográfico do Cerrado, por exemplo, abriga uma rica diversidade dentro da brioflora, possuindo aproximadamente 478 espécies. Contudo, existem lacunas nessa biodiversidade, principalmente pela escassez de trabalhos e pesquisas científicas desenvolvidas nessa área e região. Dessa forma, o presente projeto tem como principal objetivo, o levantamento de espécies de briófitas em fragmentos do Cerrado no estado do Maranhão. Diante disso, as coletas foram realizadas durante expedições na área de estudo e identificadas em laboratório com o auxílio de lupa e microscópio óptico. Foram coletados e analisados um total de 67 espécimes, que ficaram distribuídas em 11 famílias, sendo duas do grupo de hepáticas e nove do grupo de musgos; 16 gêneros e 20 espécies, na qual 2 são novas ocorrências para o estado, sendo elas, Cololejeunea cardiocarpa (Mont.) Stephani, e Syrrhopodon parasiticus (Sw. ex Brid.) Paris. Palavras-chave: Taxonomia; Bryophyta; Marchantiophyta; Cerrado.
-
ItemSELEÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DE Trichoderma spp. COM POTENCIAL PARA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA E PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO DO FEIJÃO CAUPI EM ENSAIOS DE CASA DE VEGETAÇÃO( 2022-12-15) SANTOS, FRANCIELTON DO NASCIMENTO DOSEntre as leguminosas, o Feijão-Caupi Vigna unguiculata (L.) Walp, tem ganhado grande destaque no cenário mundial e brasileiro, tendo em vista que o seu valor nutricional e rápido desenvolvimento são fatores importantes para esse consumo. No entanto, essa cultura sofre com a presença de agentes patógenos que acabam degradando e gerando perdas em larga escala para muitos agricultores, a procura por produtos que inibam o desenvolvimento desse patógeno cresce cada vez mais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo, Selecionar e identificar isolados de Trichoderma spp. promotores de crescimento e indutores de resistência para o cultivo de feijão caupi no estado do Maranhão em relação ao Fusarium oxysporum Schl. f. sp. tracheiphilum (Smith) Snyder, in vitro, e em casa de vegetação, avaliou-se o desenvolvimento da cultura em estudo. No teste in vitro em delineamento inteiramente casualizado com quaro repetições, foram feitos pareamentos de culturas utilizando trinta e seis isolados de Trichoderma spp, avaliados em placas de Petri contendo meio BDA, nestas foram postos discos do patógeno e do antagonista incubados à temperatura de 25°C, durante sete dias. A testemunha consistiu na inserção do disco de patógeno na placa de Petri, sem antagonista. A avaliação foi realizada no quinto e sétimo dia e consistiu na medição do crescimento micelial do patógeno. A implantação do experimento em casa de vegetação, foi em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamento, (L1, I1, A1, 44, 52 e testemunha), com 4 repetições, a testemunha foi constituída de sementes tratadas com água destilada. Os isolados selecionados foram utilizados na produção de solução líquida e formulação em pó, e foram aplicados na microbiolização de sementes de feijão Caupi. Foram avaliados à porcentagem de germinação de sementes, promoção de crescimento, parâmetros fisiológicos e severidade da fusariose. Para os parâmetros de índice de clorofila, área foliar e altura de plantas, os tratamentos com os isolados de Trichoderma spp., (44, 52, L1, A1 e I1), não promoveram efeito significativo ao nível de 5% na promoção de crescimento do feijoeiro em casa de vegetação. Quanto a identificação molecular todos os isolados estavam dentro do gênero Trichoderma. Observando a árvore filogenética foi possível verificar que os isolados foram agrupados em 8 grupos evolutivos. Os isolados do grupo 1 foram Trichoderma (TV1 e U1) que estavam agrupados a espécie de T. rugulosum. Outros isolados divididos nos grupos 2, 3, 4, 5 e 6 formaram clados exclusivos, altamente suportados e não agruparam-se com nenhuma espécie conhecida. No grupo 7 o isolado Q1 foi evolutivamente próximo de T. polysporum e no grupo 8 o isolado GS1 compartilhava ancestral em comum com T. humanense. Dos 36 isolados analisados 32 não agruparam-se a nenhuma espécie conhecida e estes estavam em clados altamente suportados, isso levanta a teoria de serem possíveis novas espécies. Palavras-chave: Fungos; Antagonismo. Biocontrole.
-
ItemPROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ARTRÓPODES( 2022-12-15) NASCIMENTO, FELIPE SARAIVAO filo Arthropoda é atualmente o filo com maior diversidade de espécies do Reino Animal, sendo composto por mais de 75% de todas as espécies conhecidas. O filo contém várias singularidades e diversidade animal, no entanto, há uma dificuldade por parte dos educadores no que se refere ao ensino desse grupo, uma vez que, a maioria dos conceitos se apresentam de forma abstrata e de difícil entendimento por parte dos alunos, o que leva ao docente o desafio de facilitar a comunicação, fazendo com que os alunos compreendam e se aproximem dos conceitos propostos. Logo, cabe ao profissional da educação, o desafio de elaborar metodologias alternativas para o ensino de artrópodes de maneira clara e didática, com a finalidade de sanar quaisquer dúvidas e colaborar para o aprendizado dos estudantes. Com isto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um material lúdico para o ensino de Zoologia de invertebrados, por meio da elaboração de um jogo que proporciona o processo ensinoaprendizagem das diferentes ordens de Artrópodes. A pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo com uma composição de análises de questionários que objetivaram avaliar o uso de metodologias ativas com foco em jogos didáticos entre os discentes universitários. A pesquisa foi realizada nos dias 16 e 17 de agosto de 2020 na instituição de ensino superior Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, campus I, Imperatriz, estado do Maranhão. Foram selecionadas para a pesquisa duas turmas do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, respectivamente do 7º e 9º período, turno vespertino, onde foi aplicado o jogo intitulado Dominó dos Artrópodes, seguido dos questionários relacionados à metodologia do uso de jogos didáticos. Tendo como resultado que a utilização de jogos didáticos feitos com materiais alternativos, faz com que as aulas deixem de ser monótonas, facilitando o aprendizado de conceitos que podem ser complexos, gerando atenção e interesse dos alunos para o assunto trabalhado. Palavras-chave: Artrópodes; jogo didático; proposta metodológica.
-
ItemANÁLISE GENÉTICA POPULACIONAL A PARTIR DA REGIÃO CONTROLE DO DNA MITOCONDRIAL DA ANCHOVETA Cetengraulis edentulus (CUVIER, 1829) DA COSTA ATLÂNTICA MARANHENSE( 2022-12-15) SILVA, DHÁLLYTH ZAÍNNY PEREIRACetengraulis edentulus é uma espécie de peixe da família Engraulidae, que apresenta elevado valor comercial, capacidade de tolerar alterações ambientais e que desempenha papéis importantes no contexto ecológico. Assim como os demais indivíduos da ordem Clupeiformes, a anchoveta atlântica C. edentulus passou por mudanças ambientais no que se refere aos ocorridos no Período Quaternário. Desse modo, seu padrão populacional é crucial para a elucidação dos acontecimentos que proporcionaram sua manutenção e sobrevivência frente aos eventos de seleção. Além disso, a caracterização da estrutura genética de uma população é de suma importância para fornecer informações acerca da variabilidade morfológica e padrões de fluxo gênico entre os indivíduos, além das questões adaptativas em determinado local. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a genética populacional de Cetengraulis edentulus presente na região costeira de Raposa, Maranhão. Para tanto, utilizou-se marcadores moleculares para a região controle do DNA mitocondrial que forneceram um fragmento de 570 pares de bases, necessário para fornecer informações pertinentes acerca da população. Esse trabalho pioneiro para o Estado do Maranhão pôde revelar que a população de C. edentulus apresenta expansão demográfica, alta variabilidade genética entre os indivíduos e baixa diferenciação, ou seja, uma população não estruturada geneticamente. Palavras-chave: Cetengraulis edentulus; D-loop mitocondrial; Genética populacional.
-
ItemCONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: relato de experiência( 2022-12-16) OLIVEIRA, MARIA ANDREIA OLIVEIRA DEA formação inicial de professores é fundamental para a práxis pedagógica. Essa proposição não apenas compreende melhorias na qualidade do ensino, mas viabiliza caminhos para que a nação seja desenvolvida. Como parte de um corpo social que se encontra em constante mudança, o sistema educacional necessita de mecanismos válidos que atendam tanto alunos, quanto professores. Nesse viés, a necessidade das escolas de estabelecer métodos de ensino mais eficazes torna o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) mais importante para auxiliar os alunos a se aproximarem da ciência, a partir da investigação e aplicabilidade do que, inicialmente, é empírico, e para fortalecer os professores ao nortear a formação de cidadãos críticos e participativos. O presente estudo objetivou analisar as contribuições que o Programa teve em uma escola pública de ensino médio no Município de Imperatriz – Maranhão. A metodologia se deu como uma abordagem qualitativa com o emprego de questionários, proposta didática e entrevista, de maneira que a inserção do Programa pôde ser avaliada por todos os envolvidos. Os dados coincidiram com os objetivos traçados, já que houve certificação de que o PIBID contribuiu com inovação em metodologias alternativas de ensino e trouxe significação para o aprendizado dos alunos, além da experiência profissional da bolsista. Conclui-se, dessa forma, que há efetividade no emprego do PIBID, não apenas no prelúdio da formação de professores, mas no impacto positivo que a escola, alunos e professora supervisora puderam vivenciar. Isso, certamente, servirá de referência e preparo para que futuras práticas pedagógicas mantenham os alunos como agentes do próprio conhecimento, de modo a formar cidadãos críticos e participativos nos demais segmentos da sociedade. Palavras-chave: PIBID; Formação docente; Metodologias alternativas.
-
ItemPERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO USO DA ÁGUA EM UMA TURMA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA( 2022-12-16) MIRANDA, JAIR DE OLIVEIRAA sustentabilidade exige uma permanente harmonia entre as ações antrópicas e a natureza, é representada como o modo de ser e viver, exigindo das práticas humanas às potencialidades finitas da natureza. Com isso, foi proclamada pela ONU em 2017, a década da ciência oceânica ou década dos oceanos para o Desenvolvimento Sustentável e proteção dos recursos marinhos e hídricos, buscando reverter ou mitigar os impactos sofridos pelos oceanos e corpos hídricos. Com isso, foram aplicadas ações práticas de sustentabilidade e educação ambiental escolar infanto-juvenil, visando a conservação e preservação da natureza, a agenda 2030 e a década dos oceanos como sugerida pela ONU. Nesse sentido, foram aplicadas práticas sustentáveis voltadas a educação ambiental, os 5 (cinco) R’s, conservação e preservação ambiental, considerando a década dos oceanos como sugerida pela Agenda 2030, afim de avaliar o desenvolvimento da consciência ambiental pelos alunos. O projeto foi trabalhado com 25 estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal em Imperatriz-MA. De modo que, a percepção sobre sustentabilidade no correto uso da água e assuntos relacionados foi identificada a partir da aplicação de questionários semiestruturados, com 10 perguntas objetivas. Foi observado, desde a aplicação do 1º questionário, que a maioria ou parte dos alunos se apresentava atenta impedindo o gasto da água. Na aplicação do 2º questionário, foi observado que não houve descuido quanto ao uso da água. E os números de conscientização só aumentaram com a aplicação das atividades. Dessa forma, foram desenvolvidas ações educativas que oportunizaram a construção do conhecimento, momentos de reflexão e discussões coletivas, o espírito de equipe e a autonomia, contribuindo para melhor compreensão das questões ambientais. Percebemos que a maior parte das atividades de natureza prática, de conscientização dos envolvidos, reconhecimento do seu papel para a melhoria do ambiente e participação em ações como essa pode contribuir para uma qualidade de vida cada vez melhor. Palavras-chave: Sustentabilidade; Década dos Oceanos; Educação Ambiental.
-
ItemDIVERSIDADE DE ARANEIDAE (ARANEAE, ARACHNIDA) DO SUL E OESTE DO MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-16) SANTOS, LARYSSA STEFANY DE AZEVEDOAraneidae é composta por 184 gêneros e 3097 espécies, sendo a terceira família mais rica em espécies. Os araneídeos tecem teias orbiculares, ocupam principalmente o estrato arbóreo-arbustivo dos ambientes, distribuem-se amplamente por todo o mundo e possuem organismos que são chamativos, devido a sua coloração ou a estratégias diferenciadas de forrageamento. A maior parte da diversidade do grupo é registrada na Região Neotropical, como destacado por muitos inventários que comportam uma amostra abundante e especiosa desta família, mas ainda com várias espécies indeterminadas a nível específico. Trabalhos com foco no esforço de identificação de famílias inteiras de aranhas não são comuns, embora sejam necessários, sobretudo em áreas nas quais pesquisas com o grupo passaram a ser realizadas apenas recentemente, como é o caso do Maranhão. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é fornecer uma lista unificada de espécies de Araneidae em áreas do Oeste e Sul do Maranhão, amostradas em trabalhos anteriores, com a confirmação de novos registros e de novas espécies, quando possível. Para tal, todo o material coletado de Araneidae de 2018 a 2022 foi identificado até o menor nível taxonômico, quando possível, com base em literatura específica, ou morfotipado. Foram identificados 456 espécimes distribuídos em 76 espécies/morfoespécies e 26 gêneros. Destas, três espécies foram registradas pela primeira vez no Brasil, correspondendo também, obviamente, a registros exclusivos para o Maranhão, até o momento; ainda foi feita a identificação da fêmea de uma espécie que até então era conhecida apenas por macho. Também foi apresentada a distribuição conhecida das 36 espécies determinadas e registradas de araneídos neste estudo, com base em uma revisão da literatura. Neste contexto, é possível documentar o quanto se conhece sobre a distribuição das espécies registradas até o momento, ampliando o conhecimento taxonômico e científico sobre as espécies de aranhas que compõem esta família, que até então, ainda eram desconhecidas para esta região. Palavras-chave: Araneidae; Lista de espécies; Maranhão; Taxonomia
-
ItemCOMUNIDADE DE ARANHAS DIURNAS EM DIFERENTES ÁREAS DE CERRADO NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-16) PAULA, YASMIN RITA ALVES AGUIAR DEAranhas são um bom modelo de estudos ecológicos, pois são organismos de fácil amostragem, grande abundância, ampla distribuição, altamente diversas na região Neotropical, ocorrem ao longo de todo ano e possuem uma estreita relação com a estrutura da vegetação e do habitat em que se encontram. Isto posto, este trabalho teve como objetivo analisar se há variação na riqueza, abundância e composição da comunidade de aranhas relacionada a variação da temperatura, umidade e obstrução da vegetação em diferentes áreas de Cerrado, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão. O presente trabalho foi conduzido em 14 pontos, com a aplicação do método batedor de vegetação; em cada parcela, de cada ponto, foram medidas a temperatura, umidade e obstrução da vegetação. Para verificar se há efeito das variáveis ambientais sobre os parâmetros da comunidade de aranhas foi realizada Análise de Regressão Múltipla. Para verificar a relação de similaridade na composição da comunidade foi realizado o NMDS (Escalonamento Multidimensional Não-Métrico), com o índice de BrayCurtis. Análise de Regressão Múltipla foi realizada com o eixo mais representativo para verificar se a composição da comunidade é afetada pelas variáveis ambientais citadas. Foram obtidas 56 amostras, contendo 3.200 indivíduos, sendo 281 adultos e 2.919 jovens, distribuídos em 24 famílias e 157 espécies/morfoespécies. A temperatura e a obstrução da vegetação apresentaram efeitos significativos sobre a riqueza, abundância e composição da comunidade (para esta apenas a segunda variável) de aranhas. Contudo, o efeito mais significativo foi o da obstrução da vegetação, demonstrando que quanto maior essa variável, maior a riqueza em espécies e abundância de indivíduos, devido a maior a disponibilidade de pontos de apoio para fixação das teias de aranhas, de locais para refúgio e forrageamento, contemplando a comunidade de aranhas arborícolas. Palavras-chave: Araneofauna; Fitofisionomias; Inventário.
-
ItemSISTEMA NUMÉRICO DECIMAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM OLHAR PARA AS APRENDIZAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL( 2023-01-03) SOUSA, ALDEJOICE PINA EEste estudo originou-se do interesse em investigar possíveis contribuições que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC pode trazer ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. As redes de ensino tiveram um prazo de dois anos para se adequarem a esse orientador curricular, contudo, as expectativas transpassam o currículo, se estendendo à prática de sala de aula. Lançando um olhar sobre o que é básico para as demais aprendizagens matemáticas, considerando o número e seus padrões como objeto fundamental dessa área de conhecimento, construir compreensões a respeito do ensino e aprendizagem do sistema numérico decimal à luz da BNCC constitui-se o objetivo desta pesquisa. Para isso, questiona-se: como se dá o desenvolvimento das habilidades referentes ao sistema numérico decimal, descritas na BNCC, por alunos concluintes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nesse sentido, realizou-se uma revisão bibliográfica discorrendo sobre os principais sistemas numéricos até a ascensão do sistema decimal no Ocidente e como ele se caracteriza, culminando na sua apresentação no ensino formal. Recorreu-se à pesquisa exploratória para entender como o desenvolvimento interrogado se manifesta na prática escolar, e à análise textual discursiva para o tratamento dos dados obtidos, a partir da qual foram estabelecidas categorias que permitiram realizar compreensões acerca da pergunta central desta pesquisa. Evidencia-se a distância entre as habilidades constantes no documento oficial e as desenvolvidas na prática dos sujeitos da pesquisa. Palavras-chave: Sistema de Numeração Decimal; Base Nacional Comum Curricular; Anos Iniciais.
-
ItemBIODEGRADAÇÃO DE DIURON POR NANOEMULSÕES COM BIOSSURFACTANTES DE RIZOBACTÉRIAS( 2023-01-04) SILVA, GESSELE ALMEIDA DAO setor agrícola é um dos principais responsáveis pela poluição do meio ambiente, devido as aplicações de agroquímicos. Dentre eles, o Diuron [3-(3,4-diclorofenil)-1,1-dimetilurea], herbicida não-ionizável, pertencente ao grupo dos organoclorados, de amplo espectro no controle das plantas daninhas. Apresenta baixa solubilidade em água, elevada persistência e bioacumulação no ambiente. A ação dos microrganismos do solo é um dos mecanismos de maior importância na degradação dos agroquímicos, que na maioria dos casos, contribui efetivamente para a dissipação da molécula no ambiente. Uma alternativa para a emediação de áreas contaminadas com agrotóxicos é a biorremediação, que consiste na utilização de microrganismos ou suas enzimas para remover compostos químicos persistentes. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar a biorremediação de diuron por nanoemulsões contendo biossurfactantes de bactérias rizosféricas. Os resultados obtidos demonstraram que das vinte e quatro cepas bacterianas rizosféricas isoladas inicialmente, somente quatro apresentaram melhores resultados para produtoras de biossurfactantes. As nanoemulsões, das cepas bacterianas 1A4 e 2A2 apresentaram maior índice de degradação do Diuron a 50 µg mL-1 as outras duas, 1A1 e 2B3 apresentaram atividade metabólica menor. Dessa forma, é possível utilizar essas bactérias selecionadas para dar continuidade ao estudo de processo de biorremediação do Diuron através da sua ação biossurfactante na forma de nanoemulsão. Palavras-chave: Rizobactérias; Diuron; Nanoemulsões.
-
ItemA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLA( 2023-01-04) Melo, Carlos Alexandre de; chaves Filho, Gilmar de Sousa; Costa, Wthallhes SilvaO objetivo principal deste TCC é apresentar algumas considerações sobre o conceito de educação financeira e sua importância na formação inicial da pessoa, e mostrar a importância de conhecer os fundamentos da educação financeira e do planejamento orçamentário. A educação financeira, é necessária para que as pessoas adquiram hábitos mais saudáveis de consumo, crédito e poupança. O desconhecimento dos conceitos dos produtos financeiros, faz com que as pessoas façam mau uso dessas ferramentas, dificultando a tomada de decisões. Por fim, deixar claro que a educação financeira não se trata apenas de gestão do dinheiro, mas também de qualidade de vida, que pode ser alcançada por meio de hábitos simples como controlar, poupar, investir e fazer escolhas que mantenham a saúde financeira do indivíduo. Palavras-Chave: Educação Financeira; Ensino; Finanças Pessoais; Planejamento.
-
ItemUSO DO GEOGEBRA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: um olhar ao desenvolvimento do pensamento algébrico na formação escolar básica( 2023-04-10) SANTOS, IRINEU ANTONIO NASCIMENTO DOSTendo em vista que as barreiras encontradas por alunos no que tange o ensino da Álgebra são cada vez mais comuns nos anos finais do ensino fundamental, busca-se aqui compreender: como o trabalho com software GeoGebra contribui, ou pode contribuir à aprendizagem da Álgebra. Para tanto, foi realizado um estudo de campo, visando inicialmente compreender os conhecimentos prévios dos sujeitos de pesquisa sobre simbologia e operações algébricas. Mediante constatação de que os sujeitos apresentaram dificuldades concernentes ao pensamento algébrico, foi realizada uma proposta didático-pedagógica subsidiada pelo trabalho com o software Geogebra. Na sequência, foi realizada uma atividade avaliativa, visando compreender se a proposta permitiu aos alunos produzir significados em Álgebra, mais especificamente se houve desenvolvimento do pensamento algébrico. Mediante análise descritiva-interpretativa dos dados assim produzidos, foi possível compreender que os sujeitos fizeram uso de grandezas indeterminadas; generalizaram concepções a partir de um dado exemplo, usando símbolos para representar o problema de forma geral identificando como se raciocina para resolução do enunciado. Ou seja, entende-se que houve produção de significados para os objetos e a linguagem algébrica e, portanto, deu-se passos importantes na transição da Aritmética à Álgebra. Palavras-chave:Pensamento Algébrico; Álgebra; Geogebra; Ensino Fundamental
-
ItemUma revisão integrativa das bases utilizadas para a elaboração de projetos extensionistas em Física( 2023-10-16) BARROS, ANDRESSA VICTÓRIA SOUSAO presente estudo teve como objetivo analisar a motivação do desenvolvimento de projetos de extensão de Física, identificar as dificuldades que os professores têm para lecionar a disciplina de Física e realizar um levantamento das dificuldades que os alunos têm no processo de aprendizagem da disciplina; perceber as contribuições que o projeto desenvolvido pôde agregar no campo objeto de estudo e no campo universitário. A partir de uma contextualização do que é uma Extensão Universitária foi possivel classificar os trabalhos em grupos e subgrupos para uma melhor análise e discussão. Foi apresentado a vivência em uma Extensão Universitária de Física da UEMASUL, seus desdobramentos e perspectivas futuras até o momento em que houve o encerramento do projeto. Por fim, pôde-se notar que os objetivos reais de uma Extensão, definidos pelo FORPROEX, não condizem com a realidade e que se resume a práticas assistencialistas. De maneira geral, as iniciativas de extensão podem trazer resultados significativos para um avanço nas metodologias de ensino e aprendizagem, uma melhor capacitação do professor atuante e em formação e também colabora como incentivo para os alunos se interessarem mais pela área das ciências exatas, em especial a Física, uma vez que esta possui uma escassez de ingressantes no ensino superior. Palavras-chave: , , , , .
-
ItemHedwig Kohn e o pioneirismo feminino na Física( 2023-10-16) SANTOS, ANA BEATRIZ MONTEIRO DOSNo presente trabalho foi desenvolvido um estudo para retratar mulheres que foram importantes para o desenvolvimento da pesquisa nas ciências exatas e que por muitas vezes não foram valorizadas e nem reconhecidas, para isso vamos relatar sobre a vida e a obra de Hedwig Kohn (1887-1964), umas das primeiras mulheres a obter habilitação em Física na Alemanha, colaborou para o desenvolvimento da pesquisa sobre espectroscopia. Além disso, vamos fazer um breve resgate da participação das mulheres na Física, refletindo sobre os motivos para o baixo envolvimento de meninas nas ciências exatas. Para esse estudo, foi realizada uma revisão qualitativa da literatura utilizando artigos, livros e dissertações, a maioria em língua estrangeira, para pesquisar a cerca de gênero e ciência. Este estudo possibilitou o resgate histórico da vida e obra de uma mulher cientista, pouco citada na história da Física Moderna e cuja tradução para a língua portuguesa que poderá influenciar várias outras meninas a seguirem carreira nas ciências exatas, em particular, na Física. Palavras-chave: , , ,.
-
ItemSolução da equação de Schrodinger para a partícula livre utilizando o computador quântico da IBM( 2023-10-16) CARMO, LILIANA SOUZA DONesse trabalho ´e apresentada uma solu¸c˜ao da equa¸c˜ao de Schr¨odinger para a part´ıcula livre em um computador quˆantico da IBM. Para isso, faz-se necess´ario o conhecimento pr´evio das atua¸c˜oes das portas quˆanticas, a nota¸c˜ao de Dirac, o algoritmo que carateriza a transformada quˆantica de Fourier e a sua inversa, al´em da descri¸c˜ao do momento. A partir desse estudo, ´e mostrada a implementa¸c˜ao dessa solu¸c˜ao em um simulador e em um computador quˆantico da IBM. Por fim, s˜ao analisados os resultados obtidos, comparando-os com os conhecidos na literatura. Desse modo, um novo e amplo m´etodo de solu¸c˜ao para a equa¸c˜ao de Schr¨odinger ´e aprendido. Palavras-chave: Prepara¸c˜ao de estados; Transformada Quˆantica de Fourier; Operador Momento.
-
ItemEstabilidade de soluções periódicas para a equação de Schrödinger não linear( 2023-10-16) MELO, GABRIEL FERNANDEZ FERRARIEstudamos soluções periódicas para a Equação de Schrödinger não linear (NLSE) − ℏ 2 2m uxx(x, t) + g|u(x, t)| 2u(x, t) = iℏut(x, t). Em particular, estudamos o problema de Cauchy iℏut + uxx = g|u| 2u, |ℏ| = |2m| = 1 g < 0, (x, t) ∈ R × R u(x, 0) = u0 = ϕ(x) ∈ H1 per([0, L]) associado a soluções do tipo onda viajante periódica. Estabelecemos os resultados de boa colocação global e mostramos a existência de ondas dnoidais que satisfazem a EDO ϕ ′′ ω − ωϕω − gϕ3 ω = 0. Além disso, estabelecemos os resultados de análise espectral para os operadores associados a EDO acima via teoria Floquet. Com esses resultados, mostramos a estabilidade dessas soluções em H1 per([0, L]) para perturbações arbitrárias dos dados iniciais. Por fim, interpretamos os resultados matemáticos do ponto de vista físico e avaliamos o comportamento das soluções associadas ao termo de não linearidade g. Palavras-chave: , , , .