O presente trabalho aborda a temática “jogos matemáticos” e tem como objetivo ressaltar a importância do uso de jogos em sala de aula como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem, na potenciação e as quatro operações básicas da Matemática. O texto traz considerações acerca de um trabalho de intervenção em sala de aula, realizado em duas turmas do 9º ano A/B, do Ensino Fundamental II. Foi utilizando o jogo Torre de Hanói e o jogo de tabuleiro conhecido mais como da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD). A
pesquisa contou com uma fase exploratória explicações sobre os jogos e aplicação de questionários. O estudo está fundamentado nas principais discussões teóricas acerca da relação “jogo e aprendizagem”, contando com a contribuição de autores como Vygotsky e Piaget, e de pesquisadores renomados da Matemática como Smole, Veras, Ribeiro, Allevato, dentre outros. Conclui-se que o uso dos Jogos: ASMD e Torre de Hanói, usados como recurso didático contribuíram de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem da matemática tanto nas quatro operações básicas como na potenciação, facilitando o aprendizado dos alunos envolvidos, e desperta a curiosidade e o interesse. Assim, permite o exercício do cálculo mental, que contribui para o
desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático.