Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras - CCANL
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras - CCANL por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemDESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE: análise do livro de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental em Estreito/MA.( 2024-04-26) SOUSA, FERNANDO DE ANCHIETA EEste estudo explora a contribuição do livro didático de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental em Estreito/MA para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, visando compreender como essa peça fundamental no processo educacional promove tal habilidade. A análise aborda como o conteúdo e as atividades do livro didático tratam do pensamento crítico, identificando elementos que facilitam essa abordagem. Utilizando como metodologia pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, investigamos a complexidade das relações entre o material didático e o desenvolvimento do pensamento crítico, com foco no livro do 9º ano da coleção Geração Alpha (2018). A análise revela atividades alinhadas às competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como leitura de textos literários, análise de tiras e interpretação de textos científicos, contribuindo para o pensamento crítico. Em síntese, o estudo destaca a relevância do livro didático na promoção do pensamento crítico, ressaltando a importância desse material estar alinhado com os princípios da BNCC para aprimorar o ensino de Língua Portuguesa e favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes. Palavras-chave: Livro didático; Língua Portuguesa; Pensamento crítico; Ensino fundamental; Estreito/MA
-
ItemOFICINAS DE JOGOS MATEMÁTICOS DO 9º ANO: JOGO DAS ASMD E TORRE DE HANÓI( 2024-10-22) CRUZ, PEDRINHO SANTANA DAO presente trabalho aborda a temática “jogos matemáticos” e tem como objetivo ressaltar a importância do uso de jogos em sala de aula como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem, na potenciação e as quatro operações básicas da Matemática. O texto traz considerações acerca de um trabalho de intervenção em sala de aula, realizado em duas turmas do 9º ano A/B, do Ensino Fundamental II. Foi utilizando o jogo Torre de Hanói e o jogo de tabuleiro conhecido mais como da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD). A pesquisa contou com uma fase exploratória explicações sobre os jogos e aplicação de questionários. O estudo está fundamentado nas principais discussões teóricas acerca da relação “jogo e aprendizagem”, contando com a contribuição de autores como Vygotsky e Piaget, e de pesquisadores renomados da Matemática como Smole, Veras, Ribeiro, Allevato, dentre outros. Conclui-se que o uso dos Jogos: ASMD e Torre de Hanói, usados como recurso didático contribuíram de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem da matemática tanto nas quatro operações básicas como na potenciação, facilitando o aprendizado dos alunos envolvidos, e desperta a curiosidade e o interesse. Assim, permite o exercício do cálculo mental, que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático.
-
ItemTEORIA DOS NÚMEROS E PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES PARA A OBMEP: ESTUDO DE CASO NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESTREITO - MA( 2024-10-22) COUTINHO, JOELTON DE MELONeste trabalho, pretendemos investigar conteúdos relacionados a Teoria dos Números contribuem para preparar estudantes para a OBMEP (Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Para isso, fizemos uma investigação de quais conteúdos são abordados com mais frequência em provas da OBMEP, em seguida, elaboramos um pequeno questionário e aplicamos à estudantes do ensino médio. De posse das respostas dos questionários, fizemos uma análise sobre como os estudantes entendem estes conteúdos e relacionamos com a preparação deles à OBMEP. Com isso, pretendemos investigar se a abordagem nas escolas dos conteúdos serve como preparação adequada dos estudantes para a OBMEP.
-
ItemUM ESTUDO SOBRE AS PROVAS DE CONCURSOS PUBLICOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO TOCANTINA( 2024-10-22) VIEIRA, THAYS EMANUELLA GOMESEste trabalho tem como objetivo analisar as provas de Concurso Público para professor de Matemática do Ensino Básico da região Tocantina. A pesquisa busca compreender o que essas provas têm em comum, quais os assuntos dentro do núcleo específico da Matemática são mais cobrados e quais os assuntos menos cobrados, além de analisar quais as disciplinas que têm mais peso nessas provas. Para a realização do estudo, foi adotada uma metodologia mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas. A princípio, foram coletadas provas objetivas de concursos anteriores de um período de 15 anos na região Tocantina, em seguida, as questões das provas foram categorizadas em diferentes assuntos e a frequência desses assuntos foi registrada e quantificada para assim definir a relevância deles. Um dos assuntos que enriquece a compreensão Matemática e oferece ferramentas práticas para enfrentar desafios do mundo real é a Geometria Plana, e os resultados indicam que esse é o assunto de maior relevância dentro dessas provas. Também foi utilizado como base de referência a coleção Fundamentos de Matemática Elementar (FMEs), esses livros foram usados para nortear as questões das provas de concursos. Além de analisar, principalmente, o grau de dificuldade e quais conteúdos são mais cobrados em provas, também foi uma forma de analisar os livros FMEs, pois foi verificado quais deles são mais relevantes para uma prova de concurso para carreira de Professor de Matemática, dessa forma, demostrando o que é mais interessante de ser priorizado na hora dos estudos. Este trabalho contribui para uma melhor compreensão sobre as provas de Concurso Público do nível básico da região Tocantina facilitando assim o estudo de professores que pretendem trabalhar de forma efetiva na região.