Especialização em Metodologia do Ensino Superior
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Metodologia do Ensino Superior por Autor "VIEIRA, LÁZARO WILSON PEREIRA"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemA IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR( 2025-12-08) VIEIRA, LÁZARO WILSON PEREIRAA motivação do docente no ensino superior está ligada a fatores intrínsecos, como valorização e reconhecimento, e extrínsecos, como políticas institucionais e ambiente organizacional. A Teoria das Necessidades de Maslow com uma visão humanista e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg são fundamentais para entender essa motivação. Enquanto Maslow hierarquiza necessidades humanas como motor das ações, Herzberg distingue entre fatores que evitam a insatisfação e aqueles que promovem satisfação. Considerando esses pressupostos, o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância dos fatores motivacionais para a carreira do professor atuante no ensino superior, além de abordar os empecilhos encontrados por esse profissional na atualidade. Em termos metodológicos, utilizou-se a pesquisa do tipo estado da arte com uma abordagem qualitativa na finalidade de levantar dados referentes ao tema de estudo. Buscou-se publicações entre os anos de 2019 e 2024 na base de dados do Google Acadêmico por meio dos descritores: “motivação docente” e “ensino superior” encontrando 274 artigos. Os resultados apontam que a motivação associada à fatores intrínsecos e extrínsecos como à formação, ao clima organizacional e a relação professor-aluno são fatores que contribuem positivamente para o melhor desempenho dos professores no ensino superior e que estão diretamente relacionados com a responsabilidade do cargo, sentimento de autorrealização e progresso profissional. A pesquisa também sugere a necessidade de mais estudos na área para promover uma compreensão mais profunda da importância da motivação docente no ensino superior, além do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o aprimoramento de tais aspectos motivacionais.