Especialização em Metodologia do Ensino Superior
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ItemA IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR( 2025-12-08)A motivação do docente no ensino superior está ligada a fatores intrínsecos, como valorização e reconhecimento, e extrínsecos, como políticas institucionais e ambiente organizacional. A Teoria das Necessidades de Maslow com uma visão humanista e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg são fundamentais para entender essa motivação. Enquanto Maslow hierarquiza necessidades humanas como motor das ações, Herzberg distingue entre fatores que evitam a insatisfação e aqueles que promovem satisfação. Considerando esses pressupostos, o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância dos fatores motivacionais para a carreira do professor atuante no ensino superior, além de abordar os empecilhos encontrados por esse profissional na atualidade. Em termos metodológicos, utilizou-se a pesquisa do tipo estado da arte com uma abordagem qualitativa na finalidade de levantar dados referentes ao tema de estudo. Buscou-se publicações entre os anos de 2019 e 2024 na base de dados do Google Acadêmico por meio dos descritores: “motivação docente” e “ensino superior” encontrando 274 artigos. Os resultados apontam que a motivação associada à fatores intrínsecos e extrínsecos como à formação, ao clima organizacional e a relação professor-aluno são fatores que contribuem positivamente para o melhor desempenho dos professores no ensino superior e que estão diretamente relacionados com a responsabilidade do cargo, sentimento de autorrealização e progresso profissional. A pesquisa também sugere a necessidade de mais estudos na área para promover uma compreensão mais profunda da importância da motivação docente no ensino superior, além do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o aprimoramento de tais aspectos motivacionais.
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ItemFORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICOCULTURAL:( 2025-01-06)O presente artigo tem como objetivo analisar a formação de professores na perspectiva da teoria histórico-cultural, a partir da experiência no programa de residência pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. A teoria histórico-cultural, desenvolvida por Vygotsky e seus colaboradores, enfatiza o papel da mediação social e cultural no desenvolvimento humano e na aprendizagem. Nessa perspectiva, a formação de professores deve ser entendida como um processo dialético, que envolve a apropriação crítica dos conhecimentos científicos e pedagógicos, a reflexão sobre a prática docente e a transformação da realidade educacional. Ademais, o programa de residência pedagógica, instituído pelo Ministério da Educação em 2018, propõe uma articulação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, por meio de uma imersão dos licenciandos nas escolas públicas de educação básica, sob a orientação de um professor preceptor e de um docente da instituição formadora. Adotamos a abordagem qualitativa por proporcionar uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre o sujeito e o objeto, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Imperatriz de educação nos anos iniciais. Foram interlocutores seis residentes do programa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada. A pesquisa assinalou a importância de uma formação docente alicerçada na indissociabilidade entre teoria e prática. Apontou, ainda para a Teoria Histórico-Cultural como importante suporte teórico para compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, bem como para os professores planejarem e realizarem intervenções pedagógicas.