Especialização em Língua Brasileira de Sinais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Língua Brasileira de Sinais por Autor "PEREIRA, FERNANDO HENRIQUE DE JESUS"
Resultados por página
Opções de Ordenação
-
ItemO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS: UM OLHAR A PARTIR DO ALUNO, INTÉRPRETE E PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM IMPERATRIZ-MA( 2024-06-24) PEREIRA, FERNANDO HENRIQUE DE JESUSO processo de educação de surdos no Brasil tem ganhado espaço para discussão recentemente. A luta pela valorização da educação de surdos e de sua língua de sinais é um processo embrionário, que é marcado por passsos tardios, que corroboram para intensificação de problemas no processo de escolarização de sujeitos surdos. Com isso, buscou-se compreender como ocorre o processo de ensino de Geografia para estudantes surdos no município de Imperatriz, estado do Maranhão, reflentindo sobre os desafios da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o Ensino de Geografia. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Ela, também, é considera uma pesquisa de campo. Utilizou-se como instrumento metodologico que visem a valorização de recursos visuais, pois estes contribuiem de forma significativa para construção do conhecimento geográfico. O estudo em questão propõe uma reflexão acerca das possibilidades metodológivas do ensino de Geografia para etudantes surdos. A relevância desse estudo reside no fato de ele poder contribuir para melhorar as práticas docentes, bem como provocar para uma análise crítica para a gestão escolar sobre o processo ensino e aprendizagem de alunos surdos. Não é de interresse engessar o pensamento, mas provocar inquietamente no fazer docente. Palavras-chave: Educação de surdos. Libras. Ensino de Geografia. Prática docente.