(
2024-06-24)
SILVA, BRENDA PATRÍCIA CAMPOS DE OLIVEIRA
O presente artigo trata do processo de alfabetização da pessoa surda, destacando a urgente necessidade de abordagem em todo o ambiente escolar. A proposta visa proporcionar um ensino de qualidade e inclusão ao surdo , enfatizando a importância do ensino da língua de sinais. Além disso, demonstra a relevância dessa abordagem para que o surdo adquira sua língua natural, possibilitando seu desenvolvimento pleno e interação tanto como o mundo surdo quanto como o ouvinte. A abordagem utilizada no estudo foi de orientação qualitativa, utilizando entrevistas sem-estruturadas como instrumento principal para aprendermos significados construídos sobre a temática pelos participantes. Os participantes incluíram um aluno surdo, um coordenador e um professor de uma escola pública. A análise abrangeu as condições de ensino e aprendizagem do surdo no ambiente escolar. Diversos teóricos foram referenciados neste trabalho, incluindo Skliar (1998), Quadros (2004 e 1997) e Behares (2000). Os resultados revelam as dificuldades enfrentadas pelos professores em lidar com os alunos surdos em sala de aula. A falta de comunicação e as fragilidades na formação docente, especialmente voltadas á alfabetização de alunos surdos, emergiram como os principais obstáculos no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Alfabetização. Surdo. Língua de Sinais.