Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma análise literária da obra To Kill a Mockingbird
(1960), de Harper Lee, a partir dos dispositivos literários temas e símbolos. Este trabalho é
resultado de pesquisa bibliográfica que se deu a partir da leitura de artigos, monografias e
sites online para compor o referencial teórico sobre literatura, dispositivos literários e a obra
analisada. Entre os teóricos e pesquisadores que contribuíram para esta investigação temos:
Freitas (2020) e Candido (1995) autores que publicaram sobre a importância da literatura e
Thompson (1973) cujos estudos sobre os dispositivos literários serviram de base para esta
pesquisa, dentre outros autores. À luz das interpretações dessas leituras literárias, pode-se
observar como a literatura e seus dispositivos literários auxiliam na leitura. Por meio desses
dispositivos analisados discutiu-se sobre a inocência, a discriminação racial, o
amadurecimento (coming-of-age), o Bem e o Mal, dentre outros. Espera-se que os leitores
possam fazer uso deles em momentos de leitura para haver melhor apropriação da literatura,
bem como, desenvolver habilidade de criticidade.
Palavras-chave: To Kill a Mockingbird. Dispositivos literários. Temas e símbolos.