TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
1 - 5 de 19
-
ItemPROCESSO DE NUCLEAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS EM AÇAILÂNDIA-MA( 2024-08-01)Esta pesquisa visa analisar a temática de Educação do Campo e processo de nucleação na Escola Municipal Gonçalves Dias em Açailândia/MA. O objetivo principal é investigar os impactos resultantes do processo de nucleação dos alunos que vivem na zona rural e estudam na zona urbana. A metodologia empregada neste estudo baseia- se uma abordagem qualitativa descritiva, complementada por entrevistas com os professores, alunos e direção escolar envolvidos nesses processos. O fechamento ou a falta de escolas na zona rural é o principal motivo pela mudança dos alunos para essas escolas na zona urbana tem se revelado um desafio, tornando o processo educacional mais cansativo e menos produtivo. Isso resulta em uma diminuição na qualidade da aprendizagem dos alunos, agora imersos em um contexto distante da realidade local, no qual as atividades desenvolvidas não correspondem às expectativas da comunidade. Palavras-chave: Educação do Campo, Nucleação, Escola Municipal Gonçalves Dias.
-
ItemESCOLA DO CAMPO: a constituição de identidade dos estudantes do Assentamento Califórnia( 2024-07-31)A valorização da identidade é uma necessidade que se faz importante para as crianças e os adolescentes. A escola possui a função de garantir que os alunos aprendam conhecimentos, valores e habilidades para o seu desenvolvimento. Diante disso, essa pesquisa buscou compreender de que maneira a Escola Municipal Antônio de Assis contribui para a valorização da identidade dos discentes como crianças e adolescentes do campo. Tem como objetivo identificar como a escola desenvolve práticas de ensino-aprendizagem para o fortalecimento da identidade dos alunos do Assentamento Califórnia. Este trabalho constitui-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como percurso metodológico a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Sendo este último momento com professores da escola e alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados dessa análise, destaca-se a importância que uma escola tem na vida dos cidadãos, em especial uma escola do campo, pela sua política e ações, a formação dos professores e os anos de experiência trazem novas formas de ensinar, ao se valorizar a identidade dos alunos, não é eles a oportunidade que se valorizar como pessoa e cidadão, buscando seus direitos de uma vida melhor. Palavras-chave: Identidade; Identidade camponesa; Educação do campo; Assentamento.
-
ItemEducação Tecnológica em Açailândia, Maranhão: em busca de estratégias para superar a falta de conhecimento tecnológico entre jovens e adultos no bairro Piquiá( 2024-07-09)Este trabalho aborda a necessidade urgente de promover a educação tecnológica em Açailândia, especialmente entre jovens e adultos considerados “analfabetos digitais” no bairro do Piquiá. O rápido desenvolvimento tecnológico apresenta desafios significativos à inclusão digital, afetando a participação destas pessoas na sociedade atual. A pesquisa destaca ainda o projeto de extensão “Alfabetização Tecnológica para Jovens e Adultos” realizado na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) como uma iniciativa crucial no combate aos não alfabetizados tecnológicos. Analisar a lacuna de conhecimento tecnológico e avaliar o impacto do projeto da UEMASUL na superação dessa deficiência entre jovens e adultos da região de Piquiá, em Açailândia. O estudo incluiu um diagnóstico do não alfabetizado tecnológico no distrito de Piquiá por meio de questionários. A estruturação do projeto de extensão incluiu o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e materiais didáticos.O trabalho enfatiza a importância da educação tecnológica como importante meio de inclusão social e participação ativa na sociedade digital. O projeto de extensão da UEMASUL apresenta-se como um exemplo prático e eficaz no combate aos não alfabetizados tecnológicos, fornecendo conhecimentos valiosos para futuras iniciativas semelhantes. Palavras-Chaves: Educação tecnológica; EJA; Piquiá.
-
ItemA MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRECHE IVANETE OLIVEIRA DE MACÊDO( 2024-07-09)Este estudo explorou a musicalização na Educação Infantil, analisando sua relação com a prática docente como catalisador para o desenvolvimento da aprendizagem em crianças de 3 anos. A presença intrínseca da música em nossas vidas, desde a concepção, está intimamente entrelaçada com a nossa cultura. Dada a evolução recente na Educação Infantil, os profissionais desta área necessitam de atualização pedagógica para promover uma educação alinhada com a diversidade cultural. O trabalho, fundamentado em análises bibliográficas, investigou como a música exerce um papel crucial no desenvolvimento de aprendizagem das crianças. O embasamento teórico se deu com o auxílio de Brito (2011), Gil (2002), Godoi (2011), entre outros. Além disso, incorporou uma pesquisa de campo na Creche de Educação infantil para compreender a percepção dos educadores sobre o trabalho com música e sua aplicação pelas crianças. A pesquisa foi conduzida na Creche de Educação Infantil Ivanete Oliveira de Macêdo, em Açailândia, Maranhão. Incluindo uma breve exploração e destacando sua importância na compreensão do mundo. Palavras-chaves: Música. Prática docente. Desenvolvimento de aprendizagem. Educação Infantil.
-
ItemENCCEJA COMO POLÍTICA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DA UEMASUL( 2024-07-04)No atual cenário a capacitação e qualificação profissional está inteiramente relacionada com a certificação nos determinados níveis e modalidades de ensino, logo garantir o acesso à conclusão nesses níveis é algo estratégico, para que os agentes da presente pesquisa consigam o grau de engajamento como os demais, deve-se construir um elo pedagógico e associativo nas questões que envolvam tais disciplinas, proporcionando uma continuidade na forma de abordagem das temáticas propostas. A presente pesquisa teve o intuito de examinar a importância da política Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA) na trajetória dos discentes da UEMASUL, estabelecendo os parâmetros para o enfrentamento da desigualdade no viés conhecimento, não obstante as fragilidades em relação aos alunos que dispuseram de melhores oportunidades para o ingresso ao nível superior. Os resultados obtiveram êxito dento do rol da pesquisa, pois, estima-se que o alcance ao sistema de ensino superior e sua conclusão, seja uma meta a ser conquistada pelos estudantes da UEMASUL, uma vez que os impactos e resultados dos mecanismos e agentes envolvidos, contribuirão significativamente para os demais estudantes que ainda estão fora desta modalidade de ensino. Dessa forma as estratégias e metodologias de ensino são a porta de entrada para uma inclusão participativa e desafiadora na modalidade nível superior. Palavras-chave: ENCCEJA; UEMASUL; Nível Superior.