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    A IMPORTÂNCIA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM AÇAILÂNDIA -MA
    ( 2024-06-27) SILVA, LUZILEIDE DOS SANTOS
    Este estudo tem como objetivo geral: analisar a importância do profissional tradutor intérprete de Libras para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos na Escola Municipal Sarah Kubitschek em Açailândia- MA e como objetivos específicos: contextualizar a importância do intérprete no contexto escolar; investigar como o tradutor intérprete de Libras compreende o processo de inclusão do aluno surdo; e analisar as dificuldades desse profissional em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. Na pesquisa campo foi realizado uma observação direta e uma entrevista semi estruturada com dois sujeitos que atuam com tradutor intérprete de Libras naquela instituição de ensinio. O estudo está embasado em autores como: Quadros (2017), Strobel (2016/2019 ) dentre outros. O esboço mostrou que no contexto educativo é indispensável contar com um intérprete profissional de Libras, ressaltando a relevância desse profissional em sala de aula, uma vez que a inclusão do aluno surdo só será realizada de forma efetiva com a presença de um profissional qualificado para essa função. Palavras-Chave: ensino; libras; surdo.
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    O TRABALHO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL E O EMPODERAMENTO FEMININO NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM AÇAILÂNDIA – MA
    ( 2024-06-27) ANDRADE, RAYLANE COSTA
    O presente trabalho tem como principal objetivo compreender como a literatura infantojuvenil pode influenciar na construção do pensamento crítico para o empoderamento feminino na formação social de alunos do 5° ano. Nesse estudo, foram realizadas leituras, rodas de conversa e análises de dados na escola municipal José Alberto Lazzarin em Açailândia, MA, com os alunos do 5° ano "A" do Ensino Fundamental. Dessa forma, foi possível realizar uma observação em sala de aula com os alunos. Adotamos a pesquisa de campo para a coleta de dados e análise das atividades realizadas pelos alunos. Pode-se constatar que a leitura em sala de aula possui grande relevância no cotidiano desses alunos que estão começando a ser inseridos na sociedade e se encontram diante de conceitos essenciais para compreender as diversas esferas da sociedade. Seus benefícios são visíveis, pois é a partir do contato com a leitura em sala de aula que esses alunos passaram a ter um pensamento crítico. Palavras-chaves: literatura; empoderamento feminino; formação social.
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    A INFLUÊNCIA DA FAMILÍA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a realidade de uma escola da rede municipal de Açailândia MA
    ( 2024-06-27) LIMA, RENATA DA SILVA
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar a significativa influência da família no processo de ensino-aprendizagem da criança na etapa da Educação Infantil. Destaca-se a importância do acompanhamento e participação familiar como elementos fundamentais nessa fase, além de compreender de que maneira a ausência da família pode impactar negativamente no desenvolvimento da criança. A família é reconhecida como o primeiro ambiente socializador da criança, no qual valores, hábitos, cultura e conhecimento são transmitidos. Enfatiza-se a necessidade de uma parceria efetiva entre a família e a escola, ambos trabalhando conjuntamente para alcançar os mesmos objetivos no que tange ao ensino aprendizagem da criança. Essa colaboração é essencial para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento integral da criança. O método de pesquisa adotado consistiu em uma abordagem qualitativa, envolvendo a distribuição de dois questionários impressos para a coleta de dados. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica para atender aos objetivos propostos. A pesquisa foi conduzida em uma escola de Educação Infantil na cidade de Açailândia, no Maranhão, durante o período matutino. Participaram da pesquisa uma professora da pré-escola I e os pais ou responsáveis dos seus respectivos alunos totalizando doze participantes. Os dados coletados foram analisados inicialmente por meio de uma abordagem quantitativa, organizando respostas semelhantes e utilizando análise percentual para a criação de gráficos explicativos. Em seguida, realizou-se uma análise, relacionando os resultados com as teorias de aprendizagem de alguns autores citados na fundamentação teórica. Ao longo do estudo e revisão bibliográfica, evidenciou-se a importância crucial do acompanhamento e participação ativa da família na vida escolar da criança na Educação Infantil. Destacou-se também através dos questionários que a família tem grande influência no processo de ensino aprendizagem da criança, seja de forma positiva ou negativa. Palavras-chaves: família; aprendizagem; educação Infantil; acompanhamento; Participação.
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    A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA VOLTADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, PARA A PRÁXIS COM ALUNAS E ALUNOS AUTISTAS NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA - MA
    ( 2024-06-27) VIEIRA, REBECA SOARES
    O número de crianças com autismo no ensino regular do município de Açailândia - MA tem crescido consideravelmente. Em virtude disso, foi elaborado o trabalho de monografia de estudo de caso intitulado “A importância da formação docente continuada voltada a educação especial inclusiva, para a práxis com alunas e alunos autistas no município de Açailândia - MA.”, o trabalho é derivado do projeto de extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, desenvolvido mediante a problemática encontrada pautada na necessidade de uma formação continuada para docentes, por meio de ações formativas que provocam a busca de transformações para o alcance de uma inclusão educacional. Diante disso, foram estabelecidos objetivos de analisar o processo formativo do docente desenvolvido no projeto de extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, para compreender a educação inclusiva, refletir acerca das ações efetuadas e mensurar necessidades educacionais para a efetiva inclusão escolar de crianças autistas a partir da realidade de Açailândia - MA. Para o alcance dos resultados esperados, foram feitas buscas bibliográficas, onde temos como destaque Maria Teresa Eglér Mantoan (2015), Rosita Edler Carvalho (2019), Paulo Freire (2020) e outros que colaboraram para fundamentar o estudo, análise dos resultados e influência do projeto de extensão com foco na formação continuada de professoras e professores da educação infantil, a pesquisa assume um caráter exploratório das ações assumidas do projeto de extensão. Dessa forma, somente ao final do processo foram esclarecidos e estudados os resultados, como a melhor compreensão do processo de inclusão, melhores formas de adaptações e alterações nas intervenções, sendo estes fatores relevantes para determinar a importância que o projeto estabeleceu na tentativa de rompimento das barreiras educacionais para a promoção da equidade de alunos autistas. Palavras-chave: educação inclusiva; autismo; formação continuada.
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    PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL COM A COMUNIDADE INDÍGENA VENEZUELANA WARAO REFUGIADA NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA-MA
    ( 2024-06-27) RIBEIRO, JARETE SILVA ; ABREU, MAIRA PEREIRA DE
    Este estudo apresenta em seu corpo as motivações do artifício de refúgio do grupo indígena venezuelanos Warao ao Brasil, apresenta as principais dificuldades das crianças Warao no processo de alfabetização e letramento em língua portuguesa, contextualiza a atuação do Centro de Defesa da Vida dos Direitos Humanos Carmen Bascarán - CDVDH/CB de Açailândia-MA e exibe como ocorreu o procedimento de colaboração no processo de alfabetização e letramento dessas crianças, através de pesquisas bibliográficas, pesquisa-ação, tanto na ótica objetivista, quanto na ótica subjetivista e considera a prisma da interculturalidade e os círculos de cultura de Paulo Freire. Além de elucidar as relações sociais que permearam os processos de socializações e de pesquisas dentro de ambientes educacionais formais e não formais, como também, a importância do partilhamento de compreensões dos aspectos culturais e preservação desses povos. Palavras-chaves: Warao; alfabetização; indígena; Venezuela; cultura.