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ItemA IMPORTÂNCIA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM AÇAILÂNDIA -MA( 2024-06-27)Este estudo tem como objetivo geral: analisar a importância do profissional tradutor intérprete de Libras para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos na Escola Municipal Sarah Kubitschek em Açailândia- MA e como objetivos específicos: contextualizar a importância do intérprete no contexto escolar; investigar como o tradutor intérprete de Libras compreende o processo de inclusão do aluno surdo; e analisar as dificuldades desse profissional em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. Na pesquisa campo foi realizado uma observação direta e uma entrevista semi estruturada com dois sujeitos que atuam com tradutor intérprete de Libras naquela instituição de ensinio. O estudo está embasado em autores como: Quadros (2017), Strobel (2016/2019 ) dentre outros. O esboço mostrou que no contexto educativo é indispensável contar com um intérprete profissional de Libras, ressaltando a relevância desse profissional em sala de aula, uma vez que a inclusão do aluno surdo só será realizada de forma efetiva com a presença de um profissional qualificado para essa função. Palavras-Chave: ensino; libras; surdo.
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ItemO TRABALHO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL E O EMPODERAMENTO FEMININO NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM AÇAILÂNDIA – MA( 2024-06-27)O presente trabalho tem como principal objetivo compreender como a literatura infantojuvenil pode influenciar na construção do pensamento crítico para o empoderamento feminino na formação social de alunos do 5° ano. Nesse estudo, foram realizadas leituras, rodas de conversa e análises de dados na escola municipal José Alberto Lazzarin em Açailândia, MA, com os alunos do 5° ano "A" do Ensino Fundamental. Dessa forma, foi possível realizar uma observação em sala de aula com os alunos. Adotamos a pesquisa de campo para a coleta de dados e análise das atividades realizadas pelos alunos. Pode-se constatar que a leitura em sala de aula possui grande relevância no cotidiano desses alunos que estão começando a ser inseridos na sociedade e se encontram diante de conceitos essenciais para compreender as diversas esferas da sociedade. Seus benefícios são visíveis, pois é a partir do contato com a leitura em sala de aula que esses alunos passaram a ter um pensamento crítico. Palavras-chaves: literatura; empoderamento feminino; formação social.
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ItemA INFLUÊNCIA DA FAMILÍA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a realidade de uma escola da rede municipal de Açailândia MA( 2024-06-27)A presente pesquisa tem como objetivo analisar a significativa influência da família no processo de ensino-aprendizagem da criança na etapa da Educação Infantil. Destaca-se a importância do acompanhamento e participação familiar como elementos fundamentais nessa fase, além de compreender de que maneira a ausência da família pode impactar negativamente no desenvolvimento da criança. A família é reconhecida como o primeiro ambiente socializador da criança, no qual valores, hábitos, cultura e conhecimento são transmitidos. Enfatiza-se a necessidade de uma parceria efetiva entre a família e a escola, ambos trabalhando conjuntamente para alcançar os mesmos objetivos no que tange ao ensino aprendizagem da criança. Essa colaboração é essencial para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento integral da criança. O método de pesquisa adotado consistiu em uma abordagem qualitativa, envolvendo a distribuição de dois questionários impressos para a coleta de dados. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica para atender aos objetivos propostos. A pesquisa foi conduzida em uma escola de Educação Infantil na cidade de Açailândia, no Maranhão, durante o período matutino. Participaram da pesquisa uma professora da pré-escola I e os pais ou responsáveis dos seus respectivos alunos totalizando doze participantes. Os dados coletados foram analisados inicialmente por meio de uma abordagem quantitativa, organizando respostas semelhantes e utilizando análise percentual para a criação de gráficos explicativos. Em seguida, realizou-se uma análise, relacionando os resultados com as teorias de aprendizagem de alguns autores citados na fundamentação teórica. Ao longo do estudo e revisão bibliográfica, evidenciou-se a importância crucial do acompanhamento e participação ativa da família na vida escolar da criança na Educação Infantil. Destacou-se também através dos questionários que a família tem grande influência no processo de ensino aprendizagem da criança, seja de forma positiva ou negativa. Palavras-chaves: família; aprendizagem; educação Infantil; acompanhamento; Participação.
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ItemA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA VOLTADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, PARA A PRÁXIS COM ALUNAS E ALUNOS AUTISTAS NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA - MA( 2024-06-27)O número de crianças com autismo no ensino regular do município de Açailândia - MA tem crescido consideravelmente. Em virtude disso, foi elaborado o trabalho de monografia de estudo de caso intitulado “A importância da formação docente continuada voltada a educação especial inclusiva, para a práxis com alunas e alunos autistas no município de Açailândia - MA.”, o trabalho é derivado do projeto de extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, desenvolvido mediante a problemática encontrada pautada na necessidade de uma formação continuada para docentes, por meio de ações formativas que provocam a busca de transformações para o alcance de uma inclusão educacional. Diante disso, foram estabelecidos objetivos de analisar o processo formativo do docente desenvolvido no projeto de extensão “Reflexões e práticas a respeito da educação especial e inclusiva: contribuindo para a formação continuada de professores das escolas do município de Açailândia - MA”, para compreender a educação inclusiva, refletir acerca das ações efetuadas e mensurar necessidades educacionais para a efetiva inclusão escolar de crianças autistas a partir da realidade de Açailândia - MA. Para o alcance dos resultados esperados, foram feitas buscas bibliográficas, onde temos como destaque Maria Teresa Eglér Mantoan (2015), Rosita Edler Carvalho (2019), Paulo Freire (2020) e outros que colaboraram para fundamentar o estudo, análise dos resultados e influência do projeto de extensão com foco na formação continuada de professoras e professores da educação infantil, a pesquisa assume um caráter exploratório das ações assumidas do projeto de extensão. Dessa forma, somente ao final do processo foram esclarecidos e estudados os resultados, como a melhor compreensão do processo de inclusão, melhores formas de adaptações e alterações nas intervenções, sendo estes fatores relevantes para determinar a importância que o projeto estabeleceu na tentativa de rompimento das barreiras educacionais para a promoção da equidade de alunos autistas. Palavras-chave: educação inclusiva; autismo; formação continuada.
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ItemPRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL COM A COMUNIDADE INDÍGENA VENEZUELANA WARAO REFUGIADA NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA-MA( 2024-06-27)Este estudo apresenta em seu corpo as motivações do artifício de refúgio do grupo indígena venezuelanos Warao ao Brasil, apresenta as principais dificuldades das crianças Warao no processo de alfabetização e letramento em língua portuguesa, contextualiza a atuação do Centro de Defesa da Vida dos Direitos Humanos Carmen Bascarán - CDVDH/CB de Açailândia-MA e exibe como ocorreu o procedimento de colaboração no processo de alfabetização e letramento dessas crianças, através de pesquisas bibliográficas, pesquisa-ação, tanto na ótica objetivista, quanto na ótica subjetivista e considera a prisma da interculturalidade e os círculos de cultura de Paulo Freire. Além de elucidar as relações sociais que permearam os processos de socializações e de pesquisas dentro de ambientes educacionais formais e não formais, como também, a importância do partilhamento de compreensões dos aspectos culturais e preservação desses povos. Palavras-chaves: Warao; alfabetização; indígena; Venezuela; cultura.