ENSINO DE GEOGRAFIA E O CONHECIMENTO CIRCUNDANTE (MUNDO-DAVIDA) NA ESCOLA ESTADUAL NOVA VITÓRIA EM IMPERATRIZ-MA
ENSINO DE GEOGRAFIA E O CONHECIMENTO CIRCUNDANTE (MUNDO-DAVIDA) NA ESCOLA ESTADUAL NOVA VITÓRIA EM IMPERATRIZ-MA
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2022-11-03
Autores
QUEIROZ, FRANCISCA DAS CHAGAS GUIMARÃES
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O conhecimento circundante mundo-da-vida é citado por vários autores como sendo
o conhecimento adquirido no decorrer da vida de uma pessoa. Possui várias
singularidades devido ao modo que se concretiza, e um dos fatores preponderantes
para o seu desenvolvimento é o local de vivência de cada pessoa, pois isso
determina a nossa interpretação de mundo. Cada pessoa possui este mundo-davida que se emoldura com as experiências vivenciadas em seu dia a dia. Neste
trabalho de pesquisa buscou-se demonstrar a relevância do conhecimento
circundante mundo-da-vida no ensino-aprendizagem de alunos do Ensino de Jovens
e Adultos da escola Estadual Nova Vitória em Imperatriz-MA. Onde para alcançar os
resultados aqui expostos fizemos a utilização da fenomenologia como método de
pesquisa, já que esta possuiu como um de seus objetos de estudo a consciência
humana, sua utilização foi de fundamental importância para alcançarmos os
resultados desejados neste trabalho de pesquisa.
Palavras-chave: Educação. Mundo-da-vida; Conhecimento circundante; Ensino de
Jovens e Adultos; Geografia.