CRIATIVIDADE LEXICAL NA CONTEMPORANEIDADE: a produção neológica no twitter durante a pandemia da covid-19
CRIATIVIDADE LEXICAL NA CONTEMPORANEIDADE: a produção neológica no twitter durante a pandemia da covid-19
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2022-11-10
Autores
BEZERRA, LEANDRO SOUZA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O presente trabalho tem como intuito identificar e analisar as produções neológicas presentes em
publicações na plataforma Twitter, no Brasil, durante os dois primeiros anos da pandemia, ou
seja, do ano de 2020 até janeiro de 2022. Além disso, tem como objetivos específicos: i)
conhecer a plataforma Twitter, seu funcionamento e impacto na sociedade; ii) discutir sobre
língua e cultura através do corpus de pesquisa; iii) refletir a respeito da relação do ser humano
com o universo, através dos processos de nomeação. Com a finalidade de atingir os objetivos
desse trabalho, fizemos o uso da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com leitura
orientada, tendo como principais teóricos Alves (1994), Carvalho (1987), Vilela (1997),
dentre outros. Diante disso, foi realizada uma pesquisa na plataforma Twitter daqueles
neologismos que tiveram maior frequência de usos pelos usuários. Como resultado da
pesquisa, verificou-se que a plataforma Twitter possui grande produção de neologismos de
diferentes tipos, seja ele estrangeirismo, por empréstimo, semântico, e etc. Portanto, a
pesquisa é relevante, pois nos permite estarmos envolvidos e com conhecimentos a cerca das
novas produções neológicas nesta rede social que é bastante utilizada e que possui grande
influência em diversas áreas da nossa sociedade. Igualmente, esta pesquisa é útil para
professores e acadêmicos que se interessam por essa temática, por discutir as novas
produções de unidades lexicais em nossa língua portuguesa.
Palavras-chave: Pandemia; Twitter; Neologismos.