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ItemA CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA MARANHENSE PARA A FORMAÇÃO DO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO( 2023-02-03)O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da literatura maranhense na formação da literatura brasileira, com foco em autores canonizados e aqueles que, de certa forma, contribuíram para esse fator histórico, porém ainda não conseguiram tal reconhecimento. Esta pesquisa visa dar ênfase na literatura produzida por estes autores, com fatores histórico e social que fizeram estes trazerem o mérito ao Maranhão e torná-lo conhecido atualmente como “berço de poetas”, fazendo um percurso histórico de toda a literatura brasileira e dos ciclos da literatura maranhense, de forma que a literatura regional trouxe grandes nomes para a literatura nacional, ressaltando também aqueles que inspiraram-se nas gerações passadas e fizeram título desde a literatura do século XX. É indispensável a importância de conhecê-los para entender como se originou nossa cultura, ressignificando outros gêneros da literatura que são verdadeiros tesouros para a história da literatura regional. Desta forma, torna-se necessário descrever um estudo a respeito da Literatura Maranhense, com solenidade nos autores enaltecidos pela literatura brasileira e aqueles que também necessitam de um título de honra pelas suas grandes colaborações nesse meio, resgatando a história cultural da nossa literatura. Para esse propósito, serão ressaltados autores específicos da literatura maranhense e os ciclos literários em que se sobressaíram. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório, cujos procedimentos técnicos utilizados foram de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, destacando os conceitos de literatura a partir da visão de Candido (1995) e Coutinho (1995), contando ainda com a referência de Reis (1992) e Corrêa (2016). Palavras-chave: literatura maranhense. literatura brasileira. cânone.
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ItemA RELEVÂNCIA DO ENSINO BILÍNGUE NA COMUNIDADE ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO( 2023-01-27)O objetivo desta pesquisa visa analisar as contribuições do ensino bilingue no processo de inclusão do aluno com surdez. Para buscar esse esclarecimento estabelecemos três objetivos: a) Identificar quais os principais problemas no processo de inclusão do aluno surdo. b) Destacar a importância de um ambiente bilíngue para o acolhimento e respeito em plenitude desse aluno. c) Averiguar como o ensino bilíngue pode contribuir para a promoção de metodologias que favoreçam a inclusão. De modo a alcançar esses objetivos foi utilizidado a metodologia por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, divididas em duas etapas, levantamento bibliográfica e pesquisa de campo (observação e entrevista). Para embasamento teórico foram utilizadas as ideias dos seguintes autores para a fundamentação: Marilene e Meyer (2016), Araújo (2015), Lira (2020), Rocha (2008), Santos (2013), Costa (2010), Zanata e Treviso (2016), Silva e Iacano (2006), Lodi e Larceda (2006), Barros (2017). Diante disto, foi realizada uma observação e entrevista no Centro José Cesário da Silva, na zona urbana do município de Açailândia-MA, no sentindo de averiguar em como um ambiente bilingue pode contribuir para a inclusão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que um ambiente bilingue é a chave para a inclusão e acolhimento do aluno com surdez. Portanto, a pesquisa é relevante para ressaltar a importância do ensino da LIBRAS dentro da comunidade escolar, pois em um ambiente bilingue o aluno se sentirá parte do meio e a vontade para se expressar e interagir com os ouvintes. Assim proporcionando uma atmosfera favorável ao aprendizado. Palavras – chave: Educação Inclusiva. Ensino Bilingue. LIBRAS. Inclusão.
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ItemUMA PROPOSTA PARA RESIGNIFICAÇÃO DO LETRAMENTO: a reescrita como prática de enfrentamento de segmentos sociais oprimidos( 2023-01-27)Este trabalho apresenta uma abordagem do letramento, as práticas da reescrita e a importância dos gêneros textuais, no desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar e compreender a contribuição e importância da rescrita textual no processo de aprendizagem da escrita de alunos no seu desenvolvimento escolar, e no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, enfatiza a importância de posicionamentos acerca de pessoas marginalizadas, e subalternas que enfrentam preconceitos e em muitos casos não tem direito a lugar de fala. Justifica-se então o estudo da pesquisa para promover informações e conhecimentos mais abrangentes sobre o letramento, entender que todos que são letrados foram alfabetizados, mas nem todos que são alfabetizados, são necessariamente letrados. O processo de ressignificar o letramento trouxe perspectivas novas quanto a reescrita, que, é capaz de modificar totalmente o método de aprendizagem de qualquer discente. Serão desenvolvidas as concepções sobre letramento como prática social, citando o letramento autônomo e o ideológico, desenvolver a reescrita, fazendo uma reflexão sobre a inserção dessa prática no contexto escolar, especificar os gêneros como modelo didático na instituição escolar, apresentar a interação da utilização da leitura e da escrita na conjuntura educacional e desenvolver atividades voltadas ao letramento ideológico, com o gênero “meme”. Portanto, usa-se a metodologia de revisão bibliográfica, descritiva, por meios de livros, artigos e monografias, havendo como pesquisa-ação a turma de 6º ano do ensino fundamental na escola municipal Tânia Leite, onde são concebidas e associadas ação e solução do problema. A pesquisa também será de cunho etnográfico tendo como principal objetivo estudar o comportamento de determinados grupos sociais. Palavras-chave: Letramento. alfabetização. reescrita. gênero textual. empoderamento.
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ItemEDUCAR NA DIVERSIDADE: os benefícios das salas de recursos multifuncionais para o público-alvo da educação especial da rede municipal de ensino de Açailândia-MA( 2023-01-27)O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, permitindo gerar discussões e reflexões acerca dos benefícios promovidos nas Salas de Recursos Multifuncionais vistos como ferramentas enriquecedoras no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Buscou-se como objetivo principal compreender os benefícios das Salas de Recursos Multifuncionais destacando a diversidade como um dos elementos constitutivos do ser humano, da sociedade e, consequentemente, dos contextos educacionais para umaaprendizagem significativa do público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Descreveu-se, também, nesta pesquisa, um breve histórico da Educação Especial paralelamente às leis e aos decretos que norteiam os programas voltados para a Educação Especial e Inclusiva no Brasil. Para a obtenção dos dados da pesquisa, realizou-se entrevista mediante aplicação de questionários com os docentes doAtendimento Educacional Especializado, responsáveis pelas Salas de Recursos Multifuncionais que atuam com alunos público-alvo da Educação Especial da rede pública municipal de ensino de Açailândia-MA. A partir das análises observadas e pormeio dos resultados obtidos, a pesquisa revelou que os professores possuem formação adequada para atuar nas salas de recursos e pontuaram de forma assertivadiversos benefícios promovidos aos alunos. Com relação ao público-alvo, os mais frequentes nas salas de recursos são alunos que apresentam deficiência intelectual ou Transtorno Global do Desenvolvimento. Diante disso, foi possível concluir que, mesmo diante da carência de Tecnologias Assistivas, as Salas de Recursos Multifuncionais ofertam estímulos físicos, cognitivos e sensoriais, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências, possibilitando maior independênciae melhor interação com o meio, ampliando a capacidade de realizar tarefas, promovendo o fortalecimento da inclusão social, facilitando a acessibilidade e, por fim,constituindo-se em um meio de promoção e desenvolvimento da Educação Inclusiva e de respeito à diversidade. Palavras-chave: Diversidade. Inclusão. Atendimento Educacional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais.
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ItemCRIATIVIDADE LEXICAL NA CONTEMPORANEIDADE: a produção neológica no twitter durante a pandemia da covid-19( 2022-11-10)O presente trabalho tem como intuito identificar e analisar as produções neológicas presentes em publicações na plataforma Twitter, no Brasil, durante os dois primeiros anos da pandemia, ou seja, do ano de 2020 até janeiro de 2022. Além disso, tem como objetivos específicos: i) conhecer a plataforma Twitter, seu funcionamento e impacto na sociedade; ii) discutir sobre língua e cultura através do corpus de pesquisa; iii) refletir a respeito da relação do ser humano com o universo, através dos processos de nomeação. Com a finalidade de atingir os objetivos desse trabalho, fizemos o uso da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com leitura orientada, tendo como principais teóricos Alves (1994), Carvalho (1987), Vilela (1997), dentre outros. Diante disso, foi realizada uma pesquisa na plataforma Twitter daqueles neologismos que tiveram maior frequência de usos pelos usuários. Como resultado da pesquisa, verificou-se que a plataforma Twitter possui grande produção de neologismos de diferentes tipos, seja ele estrangeirismo, por empréstimo, semântico, e etc. Portanto, a pesquisa é relevante, pois nos permite estarmos envolvidos e com conhecimentos a cerca das novas produções neológicas nesta rede social que é bastante utilizada e que possui grande influência em diversas áreas da nossa sociedade. Igualmente, esta pesquisa é útil para professores e acadêmicos que se interessam por essa temática, por discutir as novas produções de unidades lexicais em nossa língua portuguesa. Palavras-chave: Pandemia; Twitter; Neologismos.