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    ATEMPORALIDADE FANTÁSTICA NA LITERATURA: UMA ANÁLISE DOS CONTOS “O GATO PRETO” DE EDGAR ALLAN POE E “AS FORMIGAS” DE LYGIA FAGUNDES TELLES
    ( 2024-04-12) PINTO, FRANCISCA DE ASSIS COUTINHO
    O presente artigo propõe-se a analisar o fantástico entre os contos O Gato Preto de Edgar Allan Poe, autor norte americano vinculado ao Romantismo e As Formigas de Lygia Fagundes Telles, autora brasileira modernista contemporânea. Considerando que o trabalho em questão envolverá a comparação de autores da literatura de diferentes nacionalidades, será realizada uma reflexão acerca da literatura comparada e literatura fantástica. No entanto, são narrativas que se passam em locais e épocas distintas, que fazem fusão do fantástico à realidade do espaço e do inquestionável sobrenatural em que Lygia Fagundes se inspira no estilo de Edgar Allan Poe. Embora existam muitos traços da escrita de Poe no conto de Lygia, os dois autores, tratam a questão do animal e do meio investigativo e misterioso, causando incertezas ao leitor. O trabalho tem como base o desenvolvimento de pesquisas teóricas bibliográficas, os autores utilizados para este trabalho são: Todorov (2006), Silva (2008), Carvalhal (2006), Camarani (2014) Bessière, (2012), Nitrine (2021) entre outros que muito contribuem para os estudos da literatura. Palavras-chave: Fantástico; Literatura Comparada; Conto; Atemporalidade.
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    UM OLHAR DA LITERATURA AO CINEMA: a transposição da linguagem literária para a cinematográfica a partir da análise de Lisbela e o Prisioneiro
    ( 2023-08-03) COSTA, AMANDA CAROLINE NOGUEIRA
    O cinema brasileiro contemporâneo possui uma imensa gama de produções cinematográficas que partiram de uma fonte literária, e as transformações durante esse processo de adaptação para um novo formato é observado principalmente por quem teve acesso às duas formas, muitas dessas produções são conhecidas depois de sair dos livros e ir para telas de cinema. A obra Lisbela e o Prisioneiro (1960), escrita por Osman Lins, e o filme homônimo a obra (2003), de Guel Arraes é analisado neste artigo com o objetivo de comparar as características presentes nos dois textos, a fim de identificar as transformações no processo de adaptação, apontar como a linguagem cinematográfica pode recriar e dialogar com o texto de partida. Assim, como buscar os aspectos populares e regionalistas presentes nos dois textos, argumentando sobre a diferença que existe na linguagem de um gênero para o outro e observando o processo de transmutação da narrativa dramática para a cinematográfica na obra Lisbela e o prisioneiro. Palavras-chave: Literatura; Cinema; Adaptação.
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    A SINGULARIDADE DA BUSCA PELA SOBREVIVÊNCIA NAS OBRAS TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO E VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS
    ( 2023-08-03) GOMES, ANA CAROLINE SILVA
    Este trabalho tem por objetivo apresentar a relevância da literatura Moçambicana, bem como a Brasileira, sua formação e relação histórica e cultural estabelecida entre os dois países, com foco em duas obras literárias que retratam muito bem as características e condições de cada território, e que contribuíram para um fator que perdura até os dias atuais em cada ambiente, a dramática realidade social e a extrema miséria. Mia Couto (1955) e Graciliano Ramos (1892-1953) foram autores que contribuíram e contribuem para uma reflexão acerca das condições políticas e sociais enfrentadas em cada ambiente, mesclando e comparando assim as duas histórias, que são, Terra sonâmbula de Mia Couto (1992), e Vidas Secas de Graciliano Ramos (1938). Este estudo visa dar ênfase na literatura realizada por estes escritores, com aspectos histórico e social devido os dois países terem sido colonizados por Portugal e por partilharem o mesmo idioma, e destacar a relevância da participação de Moçambique na formação cultural do Brasil. É indispensável a importância de conhecer a história do vínculo entre Brasil e Moçambique para compreender como se estabeleceu nossa cultura, ressignificando outros gêneros literários, são verdadeiros tesouros na história de cada região. Assim é necessário descrever um estudo de Literatura Brasileira e Moçambicana. Para a realização da pesquisa bibliográfica serviram como base os Teóricos Candido (1918), Abdala Junior (1943), Fonseca (1994) dentre outros. Palavras-chave: Literatura Moçambicana. Literatura Brasileira. Relação Cultural. Questões sociais.
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    O CONTO A BELA E A FERA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE VALORES
    ( 2023-08-03) SOUSA, ANA PAULA LIMA
    O Trabalho ora apresentado trata de identificar os valores humanos presentes dentro do Conto A Bela e a Fera assim como a importância dos mesmos na vida do leitor, busca ainda uma reflexão sobre como a Obra contribui para a formação dos leitores no que diz respeito a esses valores humanos. Dessa forma, para a realização desta, foi realizada uma pesquisa Bibliográfica, para o levantamento de Obras sobre o assunto, assim como uma pesquisa Descritiva com o intuito de fomentar ideias articulando a evolução da pesquisa. Madame Beaumont nasceu em 1711 em Rouen, filha de um pintor e escultor, a autora cresceu numa família de classe média, órfã de mãe chegou a preparar-se para a vida eclesiástica, no entanto desistiu e foi residir com o pai na região nordeste da França, casou-se por duas vezes, mas em nenhum dos dois casamentos prosseguiu visto que há relatos que um deles foi anulado não se sabe ao certo qual, mas isso perde um pouco a importância visto que não se sabe como tal separação se refletiu em sua vida. Os escritos de Madame abrangem amplo aspecto de temas sociopolíticos da época, aliás sua glória foi construída sob pedagogia pura e ficção pedagógica o que de fato marca de forma intensa o conto ora analisado. Esta versão mais breve, mas nem por isso menos importante traz retratos tão importantes quanto a versão para adultos de Villeneuve (1740), no entanto o que a diferencia é pura pedagogia perpassada em suas páginas de forma simples, cotidiana e educadora. Palavras-chave: Valores; Humanidade; Conto; Superação.
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    CASO TED BUNDY: uma análise do discurso do serial killer
    ( 2023-07-24) LIMA, ANTONIA JULIANE DA SILVA
    O presente artigo tem como objetivo principal ressaltar a Análise do Discurso (AD), como um fator primordial de pesquisa voltada para um testemunho de um dos maiores serial killers (assassinos em série) do mundo, o americano Theodore Robert Bundy, mais conhecido como Ted Bundy buscando assim, analisar sua postura linguística enquanto questionado acerca de seus crimes destacando traços comportamentais do indivíduo através de sua postura enquanto falante e dessa maneira, busca-se analisar seu posicionamento através de seu discurso durante a entrevista aqui elucidada. Dessa forma, analisa-se o sujeito enquanto ser social e ideológico através do que este profere durante seu discurso evidenciando a importância da Análise do Discurso (AD) dentro do testemunho de Bundy e sua contribuição na interpretação de suas condutas sendo como acervo de complemento de análises verbais e não verbais uma vez que a postura também envolve o discurso e é algo a ser discutido. Para tanto, utilizou-se a pesquisa exploratório-descritivo com base na análise do discurso dos depoimentos de Bundy, analisando entrevistas e falas de julgamentos. Por conseguinte, entende-se que a postura argumentativa de Ted é relevante para análise dentro deste trabalho pois este se coloca em uma posição de uma pessoa comum utilizando sua aparência carismática e bem apessoada em conjunto com sua eloquência ao proferir quaisquer discursos, mostrando tranquilidade extrema durante as entrevistas evidenciando-se através da convicção em suas alegações harmoniosamente com a confiança exacerbada, o que resulta ainda mais no seu propósito; alegar inocência utilizando de sua imagem seu discurso para tal. Palavras-chaves: Análise do Discurso; Ted Bundy; Testemunho.