EDUCAR NA DIVERSIDADE: os benefícios das salas de recursos multifuncionais para o público-alvo da educação especial da rede municipal de ensino de Açailândia-MA
EDUCAR NA DIVERSIDADE: os benefícios das salas de recursos multifuncionais para o público-alvo da educação especial da rede municipal de ensino de Açailândia-MA
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2023-01-27
Autores
DUARTE, ANA RAFAELA DO VALE
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de
campo, permitindo gerar discussões e reflexões acerca dos benefícios promovidos
nas Salas de Recursos Multifuncionais vistos como ferramentas enriquecedoras no
processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, Transtornos Globais
do Desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Buscou-se como objetivo
principal compreender os benefícios das Salas de Recursos Multifuncionais
destacando a diversidade como um dos elementos constitutivos do ser humano, da
sociedade e, consequentemente, dos contextos educacionais para umaaprendizagem
significativa do público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Descreveu-se,
também, nesta pesquisa, um breve histórico da Educação Especial paralelamente às
leis e aos decretos que norteiam os programas voltados para a Educação Especial e
Inclusiva no Brasil. Para a obtenção dos dados da pesquisa, realizou-se entrevista
mediante aplicação de questionários com os docentes doAtendimento Educacional
Especializado, responsáveis pelas Salas de Recursos Multifuncionais que atuam com
alunos público-alvo da Educação Especial da rede pública municipal de ensino de
Açailândia-MA. A partir das análises observadas e pormeio dos resultados obtidos, a
pesquisa revelou que os professores possuem formação adequada para atuar nas
salas de recursos e pontuaram de forma assertivadiversos benefícios promovidos aos
alunos. Com relação ao público-alvo, os mais frequentes nas salas de recursos são
alunos que apresentam deficiência intelectual ou Transtorno Global do
Desenvolvimento. Diante disso, foi possível concluir que, mesmo diante da carência
de Tecnologias Assistivas, as Salas de Recursos Multifuncionais ofertam estímulos
físicos, cognitivos e sensoriais, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e
competências, possibilitando maior independênciae melhor interação com o meio,
ampliando a capacidade de realizar tarefas, promovendo o fortalecimento da inclusão
social, facilitando a acessibilidade e, por fim,constituindo-se em um meio de promoção
e desenvolvimento da Educação Inclusiva e de respeito à diversidade.
Palavras-chave: Diversidade. Inclusão. Atendimento Educacional Especializado.
Salas de Recursos Multifuncionais.