UMA PROPOSTA PARA RESIGNIFICAÇÃO DO LETRAMENTO: a reescrita como prática de enfrentamento de segmentos sociais oprimidos

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Data
2023-01-27
Autores
COSTA, JASIANE FERNANDO SILVA DA; SILVA, LARA CRYSTINE DE SOUSA.
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Resumo
Este trabalho apresenta uma abordagem do letramento, as práticas da reescrita e a importância dos gêneros textuais, no desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar e compreender a contribuição e importância da rescrita textual no processo de aprendizagem da escrita de alunos no seu desenvolvimento escolar, e no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, enfatiza a importância de posicionamentos acerca de pessoas marginalizadas, e subalternas que enfrentam preconceitos e em muitos casos não tem direito a lugar de fala. Justifica-se então o estudo da pesquisa para promover informações e conhecimentos mais abrangentes sobre o letramento, entender que todos que são letrados foram alfabetizados, mas nem todos que são alfabetizados, são necessariamente letrados. O processo de ressignificar o letramento trouxe perspectivas novas quanto a reescrita, que, é capaz de modificar totalmente o método de aprendizagem de qualquer discente. Serão desenvolvidas as concepções sobre letramento como prática social, citando o letramento autônomo e o ideológico, desenvolver a reescrita, fazendo uma reflexão sobre a inserção dessa prática no contexto escolar, especificar os gêneros como modelo didático na instituição escolar, apresentar a interação da utilização da leitura e da escrita na conjuntura educacional e desenvolver atividades voltadas ao letramento ideológico, com o gênero “meme”. Portanto, usa-se a metodologia de revisão bibliográfica, descritiva, por meios de livros, artigos e monografias, havendo como pesquisa-ação a turma de 6º ano do ensino fundamental na escola municipal Tânia Leite, onde são concebidas e associadas ação e solução do problema. A pesquisa também será de cunho etnográfico tendo como principal objetivo estudar o comportamento de determinados grupos sociais. Palavras-chave: Letramento. alfabetização. reescrita. gênero textual. empoderamento.
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