UMA PROPOSTA PARA RESIGNIFICAÇÃO DO LETRAMENTO: a reescrita como prática de enfrentamento de segmentos sociais oprimidos
UMA PROPOSTA PARA RESIGNIFICAÇÃO DO LETRAMENTO: a reescrita como prática de enfrentamento de segmentos sociais oprimidos
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2023-01-27
Autores
COSTA, JASIANE FERNANDO SILVA DA; SILVA, LARA CRYSTINE DE SOUSA.
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Este trabalho apresenta uma abordagem do letramento, as práticas da reescrita e a importância
dos gêneros textuais, no desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O presente trabalho tem
como objetivo geral analisar e compreender a contribuição e importância da rescrita textual no
processo de aprendizagem da escrita de alunos no seu desenvolvimento escolar, e no processo
de ensino e aprendizagem. Além disso, enfatiza a importância de posicionamentos acerca de
pessoas marginalizadas, e subalternas que enfrentam preconceitos e em muitos casos não tem
direito a lugar de fala. Justifica-se então o estudo da pesquisa para promover informações e
conhecimentos mais abrangentes sobre o letramento, entender que todos que são letrados
foram alfabetizados, mas nem todos que são alfabetizados, são necessariamente letrados. O
processo de ressignificar o letramento trouxe perspectivas novas quanto a reescrita, que, é
capaz de modificar totalmente o método de aprendizagem de qualquer discente. Serão
desenvolvidas as concepções sobre letramento como prática social, citando o letramento
autônomo e o ideológico, desenvolver a reescrita, fazendo uma reflexão sobre a inserção dessa
prática no contexto escolar, especificar os gêneros como modelo didático na instituição escolar,
apresentar a interação da utilização da leitura e da escrita na conjuntura educacional e
desenvolver atividades voltadas ao letramento ideológico, com o gênero “meme”. Portanto,
usa-se a metodologia de revisão bibliográfica, descritiva, por meios de livros, artigos e
monografias, havendo como pesquisa-ação a turma de 6º ano do ensino fundamental na escola
municipal Tânia Leite, onde são concebidas e associadas ação e solução do problema. A
pesquisa também será de cunho etnográfico tendo como principal objetivo estudar o
comportamento de determinados grupos sociais.
Palavras-chave: Letramento. alfabetização. reescrita. gênero textual. empoderamento.