A RELEVÂNCIA DO ENSINO BILÍNGUE NA COMUNIDADE ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO
A RELEVÂNCIA DO ENSINO BILÍNGUE NA COMUNIDADE ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2023-01-27
Autores
MELO, ANDRESA GOMES LUCENA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O objetivo desta pesquisa visa analisar as contribuições do ensino bilingue no processo
de inclusão do aluno com surdez. Para buscar esse esclarecimento estabelecemos três
objetivos: a) Identificar quais os principais problemas no processo de inclusão do aluno
surdo. b) Destacar a importância de um ambiente bilíngue para o acolhimento e respeito
em plenitude desse aluno. c) Averiguar como o ensino bilíngue pode contribuir para a
promoção de metodologias que favoreçam a inclusão. De modo a alcançar esses
objetivos foi utilizidado a metodologia por meio de uma abordagem qualitativa e
exploratória, divididas em duas etapas, levantamento bibliográfica e pesquisa de campo
(observação e entrevista). Para embasamento teórico foram utilizadas as ideias dos
seguintes autores para a fundamentação: Marilene e Meyer (2016), Araújo (2015), Lira
(2020), Rocha (2008), Santos (2013), Costa (2010), Zanata e Treviso (2016), Silva e
Iacano (2006), Lodi e Larceda (2006), Barros (2017). Diante disto, foi realizada uma
observação e entrevista no Centro José Cesário da Silva, na zona urbana do município
de Açailândia-MA, no sentindo de averiguar em como um ambiente bilingue pode
contribuir para a inclusão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que um ambiente
bilingue é a chave para a inclusão e acolhimento do aluno com surdez. Portanto, a
pesquisa é relevante para ressaltar a importância do ensino da LIBRAS dentro da
comunidade escolar, pois em um ambiente bilingue o aluno se sentirá parte do meio e a
vontade para se expressar e interagir com os ouvintes. Assim proporcionando uma
atmosfera favorável ao aprendizado.
Palavras – chave: Educação Inclusiva. Ensino Bilingue. LIBRAS. Inclusão.