AULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA:Proposta Pedagógica
AULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA:Proposta Pedagógica
thumbnail.default.placeholder
Data
2023-03-16
Autores
NOLETO, ANA CAROLINA DE SÁ ; SOUSA, MONAQUETH SANTOS
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Está proposta pedagógica traz a aula de campo como um instrumento facilitador de
aprendizagem no ensino de Geografia. A aula de campo é essencial pois através dela é que os
alunos vão poder estar mais próximos daquilo que está sendo estudado, o aluno conseguirá
identificar no cotidiano aquilo que foi visto nos livros didáticos, oportunizando melhor
aprendizagem e despertando no aluno senso crítico sobre o assunto. No desenvolvimento dessa
proposta utilizamos a abordagem qualitativa e quantitativa,foi utilizada como instrumentos
metodológicos pesquisas bibliográficas e descrição da realidade da escola-campo, com intuito de
contribuir trazendo melhorias na metodologia do professor incluindo essa prática, e enfatizando
que a aula de campo não se configura necessariamente apenas como uma viagem ou passeio ,
mas é momento de relacionar a teoria com a prática na práxis pedagógica. Esse estudo se
desenvolveu através das experiências e observações das aulas de geografia do 7º ano do Ensino
Fundamental no Colégio João Silva em Imperatriz-Ma. O objetivo deste trabalho é analisar como
as aulas práticas podem colaborar com o processo de ensino -aprendizagem de geografia. Os
resultados obtidos apontam que discentes e docentes entendem a importância das atividades de
campo no processo de ensino, entretanto há pouco incentivo para o desenvolvimento das
mesmas, sendo necessário o repensar pedagógico tanto dos professores como da escola para essa
necessidade.
Palavras-chave: Aula de campo. Geografia. Ensino.