Ambiguidade Lexical, Homonímia e Polissemia: contribuições semânticas para o ensino de língua portuguesa
Ambiguidade Lexical, Homonímia e Polissemia: contribuições semânticas para o ensino de língua portuguesa
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Data
2023-07-10
Autores
CARVALHO, DÉBORA SILVA BASTOS
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Resumo
O estudo de semântica em sala de aula, especificamente nos Anos Finais do ensino
fundamental, é de suma importância, uma vez que, por meio dela, os discentes
compreenderão os diferentes significados e sentidos que as palavras podem exercer
nos enunciados. Esta pesquisa faz parte do Grupo de Estudos Linguísticos do
Maranhão – GELMA, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão –
UEMASUL, na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino. O objetivo geral
dessa pesquisa é elaborar material de apoio que será exposto em blog
(https://deboralys10.wixsite.com/my-site) sobre as ocorrências de ambiguidade
lexical, homonímia e polissemia, como guia didático para professores de língua
portuguesa, de escolas públicas da região Tocantina do Maranhão, particularmente,
de Estreito/MA. Destarte, tomamos como corpus os livros didáticos da coleção
“Geração Alpha Língua Portuguesa”, 8o e 9o anos, de Everaldo Nogueira, Greta
Marchetti e Mirella L. Cleto, de 2018. Os objetivos específicos são: identificar a
abordagem semântica em livro didático de língua portuguesa, no Ensino Fundamental
Anos Finais (8o e 9o anos), de Estreito/MA, bem como descrever quais fenômenos
semânticos são abordados nos livros didáticos selecionados, além de confrontar os
direcionamentos da BNCC (2017) para o ensino de semântica no Ensino Fundamental
– Anos Finais com os conteúdos abordados nos livros didáticos e, por fim, na
Produção Técnico-Tecnológica – PTT, criar um blog para expor atividades sobre
ambiguidade lexical, homonímia e pela polissemia, elencando a relevância que tais
fenômenos têm para o ensino de Língua Portuguesa. Fizemos, nesta pesquisa, uma
abordagem qualitativa, salientando a abordagem dos conteúdos semânticos em livro
didático de língua portuguesa. Embasamo-nos, teoricamente, quanto aos estudos
semânticos em Ullmann (1964), Greimas (1976), Marques (2003), Tamba (2006) e
Saeed (2009). Além disso, observamos quais os apontamentos que os PCN (1998)
tinham e como a BNCC (2017) aborda questões relacionadas ao ensino de Semântica
nos anos finais do ensino fundamental. Diante disso, esta pesquisa possui grande
relevância, pois contribui para os estudos da Semântica da Língua Portuguesa na
região Tocantina do Maranhão. Foram produzidas onze propostas de atividades, na
PTT, para serem aplicadas em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, sobre
a ambiguidade lexical, homonímia e polissemia. Esta pesquisa possui grande
relevância para os estudos de Semântica, pois elenca questões referentes à
VII
ocorrência de ambiguidade, homonímia e polissemia, as quais são pouco abordadas
nos livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados em escolas públicas da região
Tocantina.
Palavras – chave: Semântica Lexical. Livro didático de Língua Portuguesa.
Ambiguidade lexical.