Mestrado em Letras
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ItemAS CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS IMAGÉTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS, DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA DE IMPERATRIZ-MA( 2025-02-21)A educação inclusiva tem ganhado cada vez mais importância. Nesse contexto, se insere o ensino de Língua Portuguesa para surdos. A presente pesquisa é norteada pelo problema: como os recursos imagéticos utilizados como estratégia pedagógica no ensino de Língua Portuguesa contribuem para a compreensão, a aprendizagem e o desenvolvimento linguístico de alunos surdos do ensino médio em uma escola em Imperatriz-MA? A hipótese da pesquisa é que os recursos imagéticos utilizados como estratégia pedagógica, no ensino de Língua Portuguesa, contribuem significativamente para a melhoria da compreensão, aprendizagem e desenvolvimento linguístico de alunos surdos do ensino médio, em uma escola em ImperatrizMA. Para tanto, traçou-se como objetivo geral investigar as contribuições dos recursos imagéticos como estratégia pedagógica, no ensino de Língua Portuguesa, para alunos surdos, do ensino médio, em uma escola em Imperatriz, Maranhão. Como objetivos específicos, procurou-se: observar a estratégia pedagógica utilizada no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, em uma escola de Imperatriz-MA; identificar como está sendo utilizado, em sala de aula, o uso de recursos imagéticos como estratégia pedagógica no desenvolvimento das habilidades linguísticas de alunos surdos no ensino de Língua Portuguesa; descrever a percepção dos alunos surdos quanto o uso dos recursos imagéticos na compreensão e aprendizado do ensino de Língua Portuguesa; e, finalmente, desenvolver e implementar sequências didáticas estruturadas e adaptadas, que incorporem de maneira consistente os recursos imagéticos, no ensino de Língua Portuguesa, para alunos surdos, do Ensino Médio. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como observação espontânea e entrevistas semiestruturadas com alunos surdos e professores ouvintes. Além disso, foram aplicadas sequências didáticas, utilizando placas de trânsito e tirinhas, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais inclusiva e acessível. A fundamentação teórica se baseou em autores como Strobel (2008), Skliar (2013), Tagliavini (2016), Perlin e Ströbel (2008), Campello (2008; 2009) e Quadros e Schmiedt (2006), além da LDBEN (1996), que estabelece as diretrizes para a educação especial, no Brasil, incluindo o atendimento a alunos surdos. Os resultados indicaram que o uso dos recursos imagéticos facilitou a compreensão de conceitos abstratos da Língua Portuguesa, além de promover maior interação entre alunos surdos e ouvintes. As práticas observadas incentivaram a participação ativa de todos, fortaleceram a autoestima e a confiança dos alunos surdos e demonstraram a relevância de estratégias visuais na aprendizagem. As sequências didáticas adaptadas revelaram-se eficientes e sugeriram que o uso de recursos imagéticos deveria ser ampliado em futuras pesquisas, com vistas a promover uma educação mais inclusiva e acessível para todos.
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ItemPOESIA NEGRA SURDA: a gestualidade das mãos em produções poéticas( 2024-09-19)Esta pesquisa visa abordar aspectos da construção poética da poesia Slam produzida por negros surdos, permeando questões acerca da língua de sinais, cultura e das identidades negra surda, tomando por base as potencialidades analíticas das manifestações performáticas. Considerando a viabilidade do ensino de poesias em sala de aula, argumentamos tecer a importância do entrelaçamento do manifesto artístico Slam com poesias de negros surdos, como possibilidade de desconstrução do estranhamento sobre as produções poéticas de negros surdos. O corpus deste estudo é constituído por três poesias sinalizadas em Libras de autoria de negros surdos. Discorre-se nessa investigação às contribuições de estudiosos da área como Karnopp (2008; 2010) e Sutton-Spence (2005; 2021) acerca do funcionamento das produções poéticas sinalizadas contemporâneas no campo da Literatura Surda. Utilizou-se, também, os estudos de Perlin (1998; 2003) e Strobel (2008; 2009; 2016) que abordam sobre a identidade e cultura dos estudos surdos, bem como os argumentos de Brito e Souza (2022) sobre elementos que estão imbricados tanto na Literatura Surda e Literatura Negra. Acerca deste último, utilizamos os estudos de autores da Literatura negra como Bernd (1988) e Conceição Evaristo (2020) que teorizam sobre a legitimação e visibilidade da escrita negra no espaço literário. Como Produção Técnico-Tecnológica para este estudo produziu-se três vídeoaulas com análise das poesias e um roteiro de estudo com as poesias ilustradas como sugestão de atividades escritas das poesias selecionadas para este estudo, destacando aspectos linguísticos, identitários e culturais.
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ItemCATEDRAIS, VULTOS E SEPULCROS: As manifestações do Gótico na poesia de Gonçalves Dias( 2024-09-19)Diante do processo de alijamento que o Gótico sofreu no âmbito dos estudos acerca da literatura brasileira, e sua recente ascensão nas investigações literárias, essa dissertação buscou compreender de que forma o Gótico, no contexto sociocultural brasileiro do século XIX, se manifestou na poesia de Gonçalves Dias, literato maranhense lembrado pela crítica e pelos estudos, sobretudo, por sua vertente indianista. Desse modo, articulou-se conhecimentos da História e da Literatura com fim de analisar a influência específica desse novo ambiente em que o estilo gótico se redefiniu, visto que é típico de uma literatura europeia, e, mais especificamente, inglesa. A análise investigou as estruturas sociais, o lugar em que se insere o poeta e seu público, as tendências ideológicas e o imaginário, além dos meios de transmissão da obra disponíveis (Candido, 2023; Le Goff, 1994), e, adentrando na seara poética, focou-se nas imagens, sons, ritmos, ideias constituintes, e potências metafóricas (Pound, 1991; Moisés, 1969). Constituiu-se, portanto, como uma pesquisa de teor qualitativo e explicativo (Creswell, 2010; Gil, 2002), uma vez que busca determinar as causas de um fenômeno em suas especificidades. O corpus empregado foi a obra de estreia de Gonçalves Dias, “Primeiros Cantos” (1846), marco da literatura romântica nacional. A metodologia constitui-se da combinação de abordagens extrínsecas e intrínsecas à obra (Wellek; Warren, 2003), estabelecendo diálogo direto com as teorias selecionadas. Como resultados, desvelou-se o papel do catolicismo, religião influente no Brasil no século XIX, enquanto base para temáticas obscuras como a morte, o pecado, a apostasia, que se desenvolvem a partir de fantasmas, visões, pesadelos, cemitérios e igrejas, paisagens escuras e desoladas, elementos presentes em obras da tradição gótica. Além disso, o gótico incorporou o nacionalismo, transmutando, na poesia indianista, os portugueses em figuras horrendas, que trarão a ruína aos povos indígenas, símbolos do que é essencialmente brasileiro. Nesse sentido, esses dois aspectos se tornam fundamentais na constituição de um Gótico nacional.
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ItemGRAMATIQUICES: O ensino de Morfologia em escolas municipais de Açailândia– MA( 2024-07-05)Apesar das inúmeras discussões a respeito do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Básico, a questão central para os professores de Português gira em torno do dilema de “ensinar ou não ensinar Gramática”, culminando em abordagens que isolam, muitas vezes, palavras e frases descontextualizadas. Assim, torna-se necessário a revisão dessas práticas pedagógicas, cujo intuito é a melhoria do ensino de Gramática na sala de aula. A pesquisa tem por objetivo geral compreender como ocorre o ensino de Morfologia nas aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do Ensino Fundamental em escolas de rede pública na cidade de Açailândia–MA. Como objetivos específicos: a) apontar as estratégias metodológicas utilizadas pelos docentes para o ensino de Morfologia nas aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do ensino fundamental; b) investigar quais tem sido os desafios e/ou perspectivas em relação aos conteúdos de Morfologia; c) analisar a abordagem morfológica referente ao verbo no livro didático de Língua Portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental e d) apresentar possíveis estratégias metodológicas referentes ao ensino de Morfologia que visem auxiliar o professor de Língua Portuguesa. O trabalho teve como procedimentos metodológicos uma abordagem qualitativa, sendo exploratória e de campo. Assim, aplicamos um questionário on-line para 4 (quatro) professoras de Língua Portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental. Por meio dessas profissionais, foi traçado um panorama no qual considerou as concepções teóricas que elas têm sobre o ensino da Gramática. Além de mostrar as suas perspectivas, desafios e estratégias para construir uma prática de ensino mais significativa nas aulas de Língua Portuguesa no 6° ano do Ensino Fundamental em 2 (duas) escolas de rede pública de Açailândia–MA. Constatamos neste estudo que, apesar de as profissionais relatarem que trabalham alinhadamente ao que é debatido e defendido pelos estudos linguísticos, elas ainda apresentam dificuldades em colocar a teoria em prática para uma vivência mais significativa em sala de aula sobre o ensino de Gramática. Assim, apresentamos estratégias e metodologias eficientes para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica por meio da página do Instagram “Gramatiquices”. Por fim, o estudo mostra de que modo a Morfologia é ensinada nas aulas de Língua Portuguesa. Além de demonstrar como as discussões teóricas e estratégias, que foram propostas, podem potencializar (ou não) para um ensino mais eficiente de Gramática, possibilitando, assim, que os professores repensem as suas práticas referentes ao ensino de Português. Contribuímos, dessa forma, para o aprimoramento da prática docente e, consequentemente, para a elevação da qualidade da educação linguística em Açailândia–MA, tornando o ensino mais significativo para os estudantes. O trabalho teve como principais autores Antunes (2003), Franchi (2006), Travaglia (2009) e Neves (2021). Palavras-chave: Gramatiquices; ensino; Morfologia.
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ItemO LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: o português como segunda língua numa perspectiva inclusiva( 2024-06-28)Considerando as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos no contexto literário, observouse a necessidade de mecanismos para auxiliar o processo de letramento do discente no Ensino Médio, em um contexto de sala de aula inclusiva, motivo pelo qual o presente estudo se propõe a analisar a aquisição do letramento em língua portuguesa (LP), na modalidade escrita, para alunos surdos na rede regular de ensino, evidenciando os aspectos literários. Com essa finalidade, o estudo apresenta como objetivo geral analisar o processo de letramento literário em LP, como segunda língua para o aluno surdo, sob a perspectiva inclusiva no Ensino Médio na rede regular de ensino. E, os seguintes objetivos específicos: analisar como ocorre o letramento em Língua Portuguesa- L2 para o aluno surdo; investigar como ocorre o letramento literário do aluno surdo no componente curricular Língua Portuguesa; identificar as dificuldades dos alunos surdos concernentes ao letramento literário; produzir videoaulas com interpretação em língua de sinais acerca das obras literárias abordadas no ensino médio. A metodologia do estudo foi descritiva, desenvolvida a partir da minha prática profissional, fundamentada na pesquisa bibliográfica, adotando uma abordagem qualitativa na análise das informações coletadas nos documentos pesquisados, aonde buscouse assinalar todos os pontos importantes para o tema abordado. O estudo se baseou com os seguintes referenciais teóricos: Quadros (2005; 2019), que explana sobre a relevância da Educação Bilíngue para o surdo e o ensino da Língua Portuguesa como L2, Soares (2004), que aponta a distinção da alfabetização e letramento evidenciando às relações concernentes à aprendizagem do sistema de escrita e as práticas sociais, Strobel (2003), sobre a cultura surda, Domingues, Ventura, Cavalcante (2022), abordam a importância dos saberes literários para os alunos e os desafios da utilização da Literatura no ensino fundamental e médio, Cosson (2009), que teoriza acerca do letramento literário numa perspectiva didática. Para proceder a pesquisa foram investigadas, em estudos da área, as dificuldades enfrentadas pelo discente surdo relacionadas a leitura literária e suas implicações. Como Produto TécnicoTecnológico- PTT, buscou-se elaborar videoaulas literárias didáticas na plataforma Youtube para subsidiar o letramento literário por meio da interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras. O trabalho contribuiu com o PTT, no qual a proposta dos vídeos baseia-se em interpretar obras literárias abordadas no ensino médio, explorando os recursos visuais de forma a desenvolver nos alunos a memória visual e o hábito da leitura literária. Palavras-Chave: Letramento Literário. Língua Portuguesa (L2). Libras. Inclusão. Educação de Surdos