Mestrado em Letras

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    A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIONAL NORDESTINA NO CINEMA:
    ( 2024-02-01) FARIAS, ANA CAROLINA FREITAS DE
    Ao longo dos anos, o ensino da Língua Portuguesa tem sido fundamentado nos princípios da gramática normativa ou prescritiva, com ênfase na ideologia de uma norma-padrão única e superior. Diante dessa abordagem, este estudo consiste em investigar a variação linguística regional nordestina, por meio de reflexões mediadas pelo cinema, em conformidade com as propostas educacionais que advogam pela adoção de metodologias que consideram a língua natural dos alunos. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se uma abordagem qualitativa e documental de caráter exploratório. Os corpus de análise consistem nos filmes Lisbela e o prisioneiro (2003, Arraes), Cine Holliúdy (Gomes, 2013) e Ai que vida! (Filho, 2008), analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista e de seus vínculos com o ensino, de Bagno (2007, 2012, 2015), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Coelho (et al., 2018) entre outros. No que diz respeito à perspectiva do cinema e do ensino, esta pesquisa se fundamenta nas contribuições de Napolitano (2015), Fresquet (2013) e Oliveira (2018). Os resultados obtidos apontam a importância do cinema como recurso quando aliado à prática pedagógica, uma vez que, por meio do cinematográfico, é apresentada uma multiplicidade de conhecimentos culturais e sociais, capazes de promover a criticidade e contribuir para o desenvolvimento da autonomia do aluno. Em relação à perspectiva da diversidade linguística, são observados os seguintes aspectos: a língua é um sistema plural e o cinema possibilita a observação desse pluralismo. Além disso, incluir o filme no contexto educacional proporciona aos estudantes a oportunidade de se aproximarem de outras realidades, como a compreensão da diversidade linguística. Ao conhecerem melhor outras representações linguísticas, os estudantes também progridem na superação de estereótipos e preconceitos em relação à língua natural. Portanto, este estudo é relevante por sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com foco no uso de recursos cinematográficos como uma proposta para a reflexão sobre a variedade linguística.
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    VARIAÇÃO LINGUÍSTICA TERMINOLÓGICA EM LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
    ( 2024-02-01) MESQUITA, ZANADO PAVÃO SOUSA
    Os sinais-termo na educação de Surdos corroboram para que o conhecimento científico e acadêmico seja adquirido pelos Surdos, sobretudo, os do Ensino Superior. No entanto, a ocorrência de sinais-termo variantes pode dificultar a compreensão de determinados termos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a ocorrência de variantes linguísticas dos sinais-termo na sinalização de Surdos do curso de Pedagogia de Imperatriz - MA e de cidades adjacentes, de modo a compreender a variação linguística terminológica na Libras1. A pesquisa se embasa na hipótese de que há uma diversidade de sinais-termo em Libras no curso de Pedagogia. Para realizar uma pesquisa que abarcasse esta proposta escolheu-se a abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, além de ter o questionário fechado como instrumento de construção dos dados, questionário este distribuído por meio do google forms a colaboradores da pesquisa, que foram Surdos, graduados e graduandos, do curso de Pedagogia, das cidades de Imperatriz - MA e Açailândia - MA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, são utilizados estudos que contemplam a área de alfabetização, letramento e bilinguismo que se pôde fazer paralelo com a educação de Surdos, tais como: Backer (2001), Quadros (1997), Skliar et al. (2016), Street (2014), Strobel (2009, 2018), Stumpf (2005) e Soares (2004, 2005, 2017); dos estudos da variação linguística: Bortoni-Ricardo (2004), Calvet (1972, 2002), Camacho (2011), Coelho et al. (2018), Pereira (2012) e Silva (2013); do léxico, como os estudos de Biderman (1998), Cabré (1993), Finatto (1996), Krieger e Finatto (2004); dos sinaistermo na Língua de Sinais: Castro-Júnior (2014), Costa, M.R. (2012, 2020), Costa, F.R. (2018), Faria-Nascimento (2009) e Faulstich (1990, 1995), dentre outros. Os resultados mostram que as variantes linguísticas ocorrem a partir da base paramétrica que compõem o sinal-termo, a saber: a Configuração de Mão, o Ponto de Articulação, a Orientação e Direcionalidade, o Movimento e as Expressões Não-Manuais e Faciais. Cada uma dessas bases paramétricas possui elementos morfossintáticos específicos que corroborarão para que a compreensão do sinal-termo seja evidenciada, proporcionando uma padronização do sentido linguístico perante as variações terminológicas. A relevância dessa pesquisa se dá por poder contribuir com a expansão dos conhecimentos acadêmicos de Surdos graduandos na área educacional tendo a cidade de Imperatriz - MA, e cidades adjacentes, como lócus da formação acadêmica de Surdos da Região Tocantina do Maranhão. Esta é uma investigação inserida na área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino, do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLe), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), fazendo parte do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA).
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    A POESIA CONTEMPORÂNEA COMO ESTÍMULO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO
    ( 2024-02-01) CORRÊA, JANNYELLE DE SOUZA
    A prática de leitura de textos literários na escola ainda é, por vezes, um desafio para o professor de língua portuguesa, tendo em vista que se busca a formação plena do aluno, enquanto leitor do mundo, e que, paralelo a isso, o estudante precisa desenvolver o gosto pela leitura, como uma atividade que seja sinônimo de prazer, não de obrigação. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como o ensino da poesia contemporânea no Ensino Médio pode contribuir para a formação de leitores literários, promovendo o desenvolvimento da criticidade e aguçando a sensibilidade (tão necessária para combater a brutalidade dos tempos atuais). Dessa maneira, foi conduzido um estudo sobre leitura literária, o ensino de poesia e a poética de Ferreira Gullar, evidenciando-se o estudo da estrutura, temas e estilo da escrita do poeta maranhense. São apresentados poemas de Ferreira Gullar nos quais se encontram representações da realidade, não apenas maranhense, mas brasileira, com a finalidade de exemplificar textos que possam ser utilizados em sala de aula para incentivar a leitura crítica dos alunos. Por meio da pesquisa e da coleta de dados, buscamos analisar o cenário atual do ensino sob a ótica de professores e alunos, além de mostrar que o ensino de poesia contemporânea, ao ocorrer no ambiente escolar e com destaque nas obras de Gullar, enriquece o repertório artístico e literário assim como promove a valorização cultural de um povo.
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    SEMÂNTICA LEXICAL: videocast como recurso didático nas aulas de língua portuguesa para o ensino de sinonímia nos 6 os e 7os anos finais do Ensino Fundamental
    ( 2024-02-01) LIMA, ADRIANA ALVES SILVA
    A sinonímia estuda a relação de semelhança de significado entre palavras. Desse modo, entendê-la contribui para o desenvolvimento da capacidade de perceber os sinônimos de acordo com cada contexto. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o estudo da sinonímia em livros didáticos de língua portuguesa dos 6os e 7os anos do Ensino Fundamental, adotados no município de Açailândia/MA. O critério de seleção do corpus, exemplares da coleção Português: conexão e uso, de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho, do 6o e dos 7o anos, de 2018, consiste em os livros pertencerem à coleção adotada no ciclo 2020-2023 no município. Para o embasamento teórico, utilizaram-se estudos de Ullmann (1964), Marques (2003), Tamba (2006), Ilari e Geraldi (2006), Cançado (2016) e Polguère (2018). Já a abordagem metodológica foi qualitativa, de cunho documental, empreendida na análise e na seleção de atividades relativas ao fenômeno semântico sinonímia. No que se refere ao Produto Técnico Tecnológico (PTT), desenvolveu-se um videocast como recurso didático para o ensino de sinonímia, direcionado aos professores do Ensino Fundamental público da região Tocantina. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para um lócus de discussão acerca das relações entre as palavras e suas significações. No que diz respeito aos resultados obtidos na análise dos livros didáticos, percebe-se que, na introdução, o corpus apresenta-se como um instrumento de conhecimento para os alunos e, na organização, divide-se em unidades e subdivide-se em seções, subseções e boxes. No que tange ao aspecto sinonímia, nota-se que somente o livro didático do 6o ano expõe o fenômeno semântico de modo explícito no sumário. Além disso, verifica-se que a abordagem da sinonímia ocorre de maneira escassa em ambos os livros. Constata-se, por fim, que algumas atividades abordam o sentido ou o significado das palavras conforme os contextos em que estão sendo utilizados. Tendo em vista sua relevância para o ensino, sugere-se que a sinonímia seja abordada com mais visibilidade nos livros didáticos.
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    PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE IMPERATRIZ/MA:
    ( 2024-02-01) CARVALHO, DAYANE PEREIRA BARROSO DE
    O desenvolvimento e a consolidação de uma leitura proficiente e acurada são objeto de análise de diversas subáreas da Linguística, como a Psicolinguística, a Sociolinguística, os estudos sobre Letramento, entre outras. Nesse sentido, esta pesquisa1 apresenta uma análise das práticas de leitura de alunos de escola pública, a partir de uma investigação sociolinguística das condições de letramento e aquisição de material impresso, considerando os contextos de periferia e empobrecimento. O principal objetivo foi investigar se contextos empobrecidos e periféricos podem ser esfavoráveis para se promover a consolidação de práticas leitoras autônomas e escolarmente rentáveis. A pergunta norteadora da pesquisa é: o desenvolvimento leitor desses alunos deve ser compreendido tão somente como resultado de sua própria responsabilidade e esforço individual? A hipótese inicial é de que um estudante pertencente a um contexto de pobreza multidimensional pode sofrer desigualdades no jogo escolar, particularmente quanto ao desempenho leitor expectado pela escola. A relevância consiste em perceber as estruturas sociais, desiguais e excludentes, como fundadoras de desigualdades educacionais. O método de investigação seguiu o modelo qualitativo-crítico de Carspecken (2011). A pesquisa possui caráter exploratório, a partir de uma experiência de cunho etnográfico que durou um semestre letivo. Os argumentos se sustentam em um quadro de referência estruturalista (CRESWELL, 2010; GIL, 2002), considerando a estrutura social como geradora de desigualdades educacionais. Optou-se por um estudo de caso sob a perspectiva dos perfis sociológicos de Lahire ([1997] 2004). Como aporte teórico, elencou-se contribuições da Psicolinguística, da Sociolinguística e dos aspectos sociais e culturais do letramento, a partir dos estudos de Kleiman (2004a; 2004b; 2009; 2012), Freitag (2020), Soares M. (2004; 2007; 2009; 2017), Bortone (2009) e Koch (1993). Utilizou-se, também, os conceitos sobre pobreza multidimensional, discutidos por Cobo, Athias e Matos (2014) e Costa P. et al. (2010). Para discutir ideologia e formação do currículo escolar, recorreu-se à teoria de Apple ([1979] 2008) e Bourdieu ([1982] 2015; 1987; 1971). Os principais resultados demonstram que estudantes empobrecidos e periféricos podem sofrer desigualdades no jogo escolar e apenas a escola não poderá ser a salvadora de problemas sociais e estruturalmente desiguais e excludentes.