LITERATURA E INTERDISCIPLINARIDADE: uma análise da obra O Quinze como contribuição interdisciplinar para o ensino médio.

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Data
2023-07-20
Autores
ROCHA, JENNA MICHELLE FREIRE
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Resumo
Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e análise, o que permitiu discussões e acima de tudo, reflexões, acerca dos benefícios que a prática da Interdisciplinaridade proporciona em sala de aula, seus conceitos e sua importância dentro do processo de ensino aprendizagem. Buscou-se como objetivo principal: retratar de que forma um trabalho interdisciplinar sobre a obra O Quinze poderia influenciar no processo de ensino-aprendizado na Educação de estudantes do Ensino Médio, trazendo a importância de um estudo literário incluindo outras áreas do saber de modo a fazer com que os alunos tenham uma visão ampla e crítica; e como objetivos específicos: Conceituar Interdisciplinaridade; discutir o seu papel no processo ensino-aprendizagem; fazer um estudo analítico sobre a Interdisciplinaridade com o ensino de Literatura; analisar na obra O Quinze de forma semântica, histórica, geográfica e sociológica e sua atuação enquanto metodologia interdisciplinar no processo de aprendizagem. Descreveu-se também nesta pesquisa, um breve histórico da Interdisciplinaridade no Brasil e no Mundo, paralelamente a alguns documentos legais que norteiam todo o sistema educacional brasileiro. Como fundamentação teórica, recorremos aos autores Fazenda (2008), Japiassú (1976), Libâneo (2017), dentre outros, para a construção de um pensamento reflexivo e de aprofundamento de um cenário interdisciplinar e o que se desdobra a partir dessa prática. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Prática Pedagógica. Didática. Literatura. Reflexão.
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