REVOLUÇÃO ATRAVÉS DA LEITURA: DESPERTAR DE UM OLHAR CRÍTICO ATRAVÉS DO RAP COM ALUNOS DO 9º ANO NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA MA
REVOLUÇÃO ATRAVÉS DA LEITURA: DESPERTAR DE UM OLHAR CRÍTICO ATRAVÉS DO RAP COM ALUNOS DO 9º ANO NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA MA
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2023-07-21
Autores
OLIVEIRA, FRIDA DE JESUS;LUZ, REBECA DA SILVA MIRANDA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma proposta pedagógica que surgiu a partir das observações
percebidas ao longo do estágio supervisionado do curso de Letras, em que foi possível
detectar que os alunos não apresentavam interesse com relação às práticas de leitura. Dessa
forma, buscamos entender os eventuais motivos que os levam a ter esse desinteresse e
elaborar uma alternativa para despertar o gosto pela leitura. Como uma forma de chamar a
atenção desses discentes, a nossa ideia foi inserir a música na sala de aula, fazendo algumas
aproximações das temáticas presentes nas letras de rap e nos textos que foram apresentados,
visando fazer com que eles entendessem a importância da leitura, provocando, assim, um
olhar crítico sobre os temas abordados. Para a construção desse trabalho, fez-se o uso da
pesquisa qualitativa e da metodologia pesquisa-ação, tendo como objeto de pesquisa uma
turma do nono ano da rede pública do município de Açailândia-MA. O estudo se embasa em
conceitos desenvolvidos por teóricos como Bezerra (2020), Collelo (2010), Cursino (2018),
Foucambert (1994), Teperman (2015) e outros que foram essenciais para a elaboração do
trabalho. Portanto, este projeto torna-se um importante aliado para o professor usar como um
método para estimular o gosto pela leitura em seus educandos.
Palavras-chave: Leitura; Rap; Olhar crítico.