O PAPEL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tocantins
O PAPEL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tocantins
thumbnail.default.placeholder
Data
2023-10-27
Autores
SOUSA, MILENA SILVA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O presente trabalho buscar discutir a importância das atividades lúdicas no ensino da
geografia, proporcionando aos alunos um processo de aprendizagem dinâmico e
agradável. Tendo como objetivos descrever e investigar como a inserção das
atividades práticas beneficia o processo de ensino e aprendizagem no sétimo ano do
ensino fundamental. A estrutura desse trabalho tem sua base apoiada na abordagem
quali-quantitativa na qual será utilizado as modalidades de pesquisa bibliográfica e a
pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica serviu de suporte para compreensão e
interpretação dos dados obtidos da pesquisa de campo, e apoia-se em autores com
Rocha e Oliveira (2017), Santos e Nunes (2018), Santos (2006), Vygotsky (1989),
Cavalcanti (2002), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), dentre outros. A pesquisa
de campo foi estruturada pela aplicação de um questionário destinados aos
professores e outro destinados aos alunos da escola Municipal Tocantins.
Compreende-se que o ato de ensina nos dias hodiernos requer que os professores
busquem outros recursos para alcançar os objetivos proposto em sala de aula, que
proporcione assim uma aprendizagem divertida e prazerosa para os discentes.
Palavras-chave: Ensino de geografia. Atividades práticas. Aprendizagem.