AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA
AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA
thumbnail.default.placeholder
Data
2024-04-19
Autores
PEREIRA, JAKELINE ALMEIDA SANTOS
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
As doenças parasitárias representam um desafio de saúde pública global, impactando negativamente o desenvolvimento socioeconômico e sociocultural de diversos países. No Brasil, a precária infraestrutura de saneamento básico, a carência de acesso à água potável e a insuficiência de educação em saúde contribuem para a alta prevalência de parasitoses intestinais, principalmente entre crianças em idade pré-escola. Essa realidade justifica ações educativas, investigação da prevalência de parasitoses intestinais e a identificação dos fatores
de risco associados à presença de parasitos em crianças de 1 a 5 anos matriculadas em uma Instituição Municipal de Educação Infantil (IMEI) em Imperatriz, MA. A pesquisa foi realizada com 540 crianças através de palestras e oficinas lúdicas, desenhadas para atender às necessidades e características da faixa etária das crianças, proporcionando uma abordagem educativa envolvente e adaptada. Dentre as 540 crianças, 120 participaram da coleta de dados
socioeconômicos e da coleta de amostras fecais para pesquisa de parasitas por métodos laboratoriais. Os exames parasitológicos foram realizados utilizando o método de sedimentação espontânea em água (Hoffman, Pons e Janer, 1934). A prevalência geral de parasitoses intestinais nas 120 amostras de fezes coletadas foi a detecção de 26 amostras (21,67%) contendo cistos de E. nana, 4 amostras (3,33%) com cistos de E. coli, 5 amostras (4,17%) com cistos de Giardia lamblia, e 2 amostras (1,67%) contendo ovos de Ascaris lumbricoides. Esses valores
específicos ressaltam a importância de cada parasito identificado durante a análise parasitológica .