TCC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 12
  • Item
    COMUNIDADE DE ARANHAS DIURNAS EM DIFERENTES ÁREAS DE CERRADO NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL
    ( 2022-12-16) PAULA, YASMIN RITA ALVES AGUIAR DE
    Aranhas são um bom modelo de estudos ecológicos, pois são organismos de fácil amostragem, grande abundância, ampla distribuição, altamente diversas na região Neotropical, ocorrem ao longo de todo ano e possuem uma estreita relação com a estrutura da vegetação e do habitat em que se encontram. Isto posto, este trabalho teve como objetivo analisar se há variação na riqueza, abundância e composição da comunidade de aranhas relacionada a variação da temperatura, umidade e obstrução da vegetação em diferentes áreas de Cerrado, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão. O presente trabalho foi conduzido em 14 pontos, com a aplicação do método batedor de vegetação; em cada parcela, de cada ponto, foram medidas a temperatura, umidade e obstrução da vegetação. Para verificar se há efeito das variáveis ambientais sobre os parâmetros da comunidade de aranhas foi realizada Análise de Regressão Múltipla. Para verificar a relação de similaridade na composição da comunidade foi realizado o NMDS (Escalonamento Multidimensional Não-Métrico), com o índice de BrayCurtis. Análise de Regressão Múltipla foi realizada com o eixo mais representativo para verificar se a composição da comunidade é afetada pelas variáveis ambientais citadas. Foram obtidas 56 amostras, contendo 3.200 indivíduos, sendo 281 adultos e 2.919 jovens, distribuídos em 24 famílias e 157 espécies/morfoespécies. A temperatura e a obstrução da vegetação apresentaram efeitos significativos sobre a riqueza, abundância e composição da comunidade (para esta apenas a segunda variável) de aranhas. Contudo, o efeito mais significativo foi o da obstrução da vegetação, demonstrando que quanto maior essa variável, maior a riqueza em espécies e abundância de indivíduos, devido a maior a disponibilidade de pontos de apoio para fixação das teias de aranhas, de locais para refúgio e forrageamento, contemplando a comunidade de aranhas arborícolas. Palavras-chave: Araneofauna; Fitofisionomias; Inventário.
  • Item
    CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: relato de experiência
    ( 2022-12-16) OLIVEIRA, MARIA ANDREIA OLIVEIRA DE
    A formação inicial de professores é fundamental para a práxis pedagógica. Essa proposição não apenas compreende melhorias na qualidade do ensino, mas viabiliza caminhos para que a nação seja desenvolvida. Como parte de um corpo social que se encontra em constante mudança, o sistema educacional necessita de mecanismos válidos que atendam tanto alunos, quanto professores. Nesse viés, a necessidade das escolas de estabelecer métodos de ensino mais eficazes torna o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) mais importante para auxiliar os alunos a se aproximarem da ciência, a partir da investigação e aplicabilidade do que, inicialmente, é empírico, e para fortalecer os professores ao nortear a formação de cidadãos críticos e participativos. O presente estudo objetivou analisar as contribuições que o Programa teve em uma escola pública de ensino médio no Município de Imperatriz – Maranhão. A metodologia se deu como uma abordagem qualitativa com o emprego de questionários, proposta didática e entrevista, de maneira que a inserção do Programa pôde ser avaliada por todos os envolvidos. Os dados coincidiram com os objetivos traçados, já que houve certificação de que o PIBID contribuiu com inovação em metodologias alternativas de ensino e trouxe significação para o aprendizado dos alunos, além da experiência profissional da bolsista. Conclui-se, dessa forma, que há efetividade no emprego do PIBID, não apenas no prelúdio da formação de professores, mas no impacto positivo que a escola, alunos e professora supervisora puderam vivenciar. Isso, certamente, servirá de referência e preparo para que futuras práticas pedagógicas mantenham os alunos como agentes do próprio conhecimento, de modo a formar cidadãos críticos e participativos nos demais segmentos da sociedade. Palavras-chave: PIBID; Formação docente; Metodologias alternativas.
  • Item
    DIVERSIDADE DE ARANEIDAE (ARANEAE, ARACHNIDA) DO SUL E OESTE DO MARANHÃO, BRASIL
    ( 2022-12-16) SANTOS, LARYSSA STEFANY DE AZEVEDO
    Araneidae é composta por 184 gêneros e 3097 espécies, sendo a terceira família mais rica em espécies. Os araneídeos tecem teias orbiculares, ocupam principalmente o estrato arbóreo-arbustivo dos ambientes, distribuem-se amplamente por todo o mundo e possuem organismos que são chamativos, devido a sua coloração ou a estratégias diferenciadas de forrageamento. A maior parte da diversidade do grupo é registrada na Região Neotropical, como destacado por muitos inventários que comportam uma amostra abundante e especiosa desta família, mas ainda com várias espécies indeterminadas a nível específico. Trabalhos com foco no esforço de identificação de famílias inteiras de aranhas não são comuns, embora sejam necessários, sobretudo em áreas nas quais pesquisas com o grupo passaram a ser realizadas apenas recentemente, como é o caso do Maranhão. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é fornecer uma lista unificada de espécies de Araneidae em áreas do Oeste e Sul do Maranhão, amostradas em trabalhos anteriores, com a confirmação de novos registros e de novas espécies, quando possível. Para tal, todo o material coletado de Araneidae de 2018 a 2022 foi identificado até o menor nível taxonômico, quando possível, com base em literatura específica, ou morfotipado. Foram identificados 456 espécimes distribuídos em 76 espécies/morfoespécies e 26 gêneros. Destas, três espécies foram registradas pela primeira vez no Brasil, correspondendo também, obviamente, a registros exclusivos para o Maranhão, até o momento; ainda foi feita a identificação da fêmea de uma espécie que até então era conhecida apenas por macho. Também foi apresentada a distribuição conhecida das 36 espécies determinadas e registradas de araneídos neste estudo, com base em uma revisão da literatura. Neste contexto, é possível documentar o quanto se conhece sobre a distribuição das espécies registradas até o momento, ampliando o conhecimento taxonômico e científico sobre as espécies de aranhas que compõem esta família, que até então, ainda eram desconhecidas para esta região. Palavras-chave: Araneidae; Lista de espécies; Maranhão; Taxonomia
  • Item
    PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO USO DA ÁGUA EM UMA TURMA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA
    ( 2022-12-16) MIRANDA, JAIR DE OLIVEIRA
    A sustentabilidade exige uma permanente harmonia entre as ações antrópicas e a natureza, é representada como o modo de ser e viver, exigindo das práticas humanas às potencialidades finitas da natureza. Com isso, foi proclamada pela ONU em 2017, a década da ciência oceânica ou década dos oceanos para o Desenvolvimento Sustentável e proteção dos recursos marinhos e hídricos, buscando reverter ou mitigar os impactos sofridos pelos oceanos e corpos hídricos. Com isso, foram aplicadas ações práticas de sustentabilidade e educação ambiental escolar infanto-juvenil, visando a conservação e preservação da natureza, a agenda 2030 e a década dos oceanos como sugerida pela ONU. Nesse sentido, foram aplicadas práticas sustentáveis voltadas a educação ambiental, os 5 (cinco) R’s, conservação e preservação ambiental, considerando a década dos oceanos como sugerida pela Agenda 2030, afim de avaliar o desenvolvimento da consciência ambiental pelos alunos. O projeto foi trabalhado com 25 estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal em Imperatriz-MA. De modo que, a percepção sobre sustentabilidade no correto uso da água e assuntos relacionados foi identificada a partir da aplicação de questionários semiestruturados, com 10 perguntas objetivas. Foi observado, desde a aplicação do 1º questionário, que a maioria ou parte dos alunos se apresentava atenta impedindo o gasto da água. Na aplicação do 2º questionário, foi observado que não houve descuido quanto ao uso da água. E os números de conscientização só aumentaram com a aplicação das atividades. Dessa forma, foram desenvolvidas ações educativas que oportunizaram a construção do conhecimento, momentos de reflexão e discussões coletivas, o espírito de equipe e a autonomia, contribuindo para melhor compreensão das questões ambientais. Percebemos que a maior parte das atividades de natureza prática, de conscientização dos envolvidos, reconhecimento do seu papel para a melhoria do ambiente e participação em ações como essa pode contribuir para uma qualidade de vida cada vez melhor. Palavras-chave: Sustentabilidade; Década dos Oceanos; Educação Ambiental.
  • Item
    SELEÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DE Trichoderma spp. COM POTENCIAL PARA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA E PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO DO FEIJÃO CAUPI EM ENSAIOS DE CASA DE VEGETAÇÃO
    ( 2022-12-15) SANTOS, FRANCIELTON DO NASCIMENTO DOS
    Entre as leguminosas, o Feijão-Caupi Vigna unguiculata (L.) Walp, tem ganhado grande destaque no cenário mundial e brasileiro, tendo em vista que o seu valor nutricional e rápido desenvolvimento são fatores importantes para esse consumo. No entanto, essa cultura sofre com a presença de agentes patógenos que acabam degradando e gerando perdas em larga escala para muitos agricultores, a procura por produtos que inibam o desenvolvimento desse patógeno cresce cada vez mais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo, Selecionar e identificar isolados de Trichoderma spp. promotores de crescimento e indutores de resistência para o cultivo de feijão caupi no estado do Maranhão em relação ao Fusarium oxysporum Schl. f. sp. tracheiphilum (Smith) Snyder, in vitro, e em casa de vegetação, avaliou-se o desenvolvimento da cultura em estudo. No teste in vitro em delineamento inteiramente casualizado com quaro repetições, foram feitos pareamentos de culturas utilizando trinta e seis isolados de Trichoderma spp, avaliados em placas de Petri contendo meio BDA, nestas foram postos discos do patógeno e do antagonista incubados à temperatura de 25°C, durante sete dias. A testemunha consistiu na inserção do disco de patógeno na placa de Petri, sem antagonista. A avaliação foi realizada no quinto e sétimo dia e consistiu na medição do crescimento micelial do patógeno. A implantação do experimento em casa de vegetação, foi em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamento, (L1, I1, A1, 44, 52 e testemunha), com 4 repetições, a testemunha foi constituída de sementes tratadas com água destilada. Os isolados selecionados foram utilizados na produção de solução líquida e formulação em pó, e foram aplicados na microbiolização de sementes de feijão Caupi. Foram avaliados à porcentagem de germinação de sementes, promoção de crescimento, parâmetros fisiológicos e severidade da fusariose. Para os parâmetros de índice de clorofila, área foliar e altura de plantas, os tratamentos com os isolados de Trichoderma spp., (44, 52, L1, A1 e I1), não promoveram efeito significativo ao nível de 5% na promoção de crescimento do feijoeiro em casa de vegetação. Quanto a identificação molecular todos os isolados estavam dentro do gênero Trichoderma. Observando a árvore filogenética foi possível verificar que os isolados foram agrupados em 8 grupos evolutivos. Os isolados do grupo 1 foram Trichoderma (TV1 e U1) que estavam agrupados a espécie de T. rugulosum. Outros isolados divididos nos grupos 2, 3, 4, 5 e 6 formaram clados exclusivos, altamente suportados e não agruparam-se com nenhuma espécie conhecida. No grupo 7 o isolado Q1 foi evolutivamente próximo de T. polysporum e no grupo 8 o isolado GS1 compartilhava ancestral em comum com T. humanense. Dos 36 isolados analisados 32 não agruparam-se a nenhuma espécie conhecida e estes estavam em clados altamente suportados, isso levanta a teoria de serem possíveis novas espécies. Palavras-chave: Fungos; Antagonismo. Biocontrole.