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ItemCOMUNIDADE DE ARANHAS DIURNAS EM DIFERENTES ÁREAS DE CERRADO NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-16)Aranhas são um bom modelo de estudos ecológicos, pois são organismos de fácil amostragem, grande abundância, ampla distribuição, altamente diversas na região Neotropical, ocorrem ao longo de todo ano e possuem uma estreita relação com a estrutura da vegetação e do habitat em que se encontram. Isto posto, este trabalho teve como objetivo analisar se há variação na riqueza, abundância e composição da comunidade de aranhas relacionada a variação da temperatura, umidade e obstrução da vegetação em diferentes áreas de Cerrado, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão. O presente trabalho foi conduzido em 14 pontos, com a aplicação do método batedor de vegetação; em cada parcela, de cada ponto, foram medidas a temperatura, umidade e obstrução da vegetação. Para verificar se há efeito das variáveis ambientais sobre os parâmetros da comunidade de aranhas foi realizada Análise de Regressão Múltipla. Para verificar a relação de similaridade na composição da comunidade foi realizado o NMDS (Escalonamento Multidimensional Não-Métrico), com o índice de BrayCurtis. Análise de Regressão Múltipla foi realizada com o eixo mais representativo para verificar se a composição da comunidade é afetada pelas variáveis ambientais citadas. Foram obtidas 56 amostras, contendo 3.200 indivíduos, sendo 281 adultos e 2.919 jovens, distribuídos em 24 famílias e 157 espécies/morfoespécies. A temperatura e a obstrução da vegetação apresentaram efeitos significativos sobre a riqueza, abundância e composição da comunidade (para esta apenas a segunda variável) de aranhas. Contudo, o efeito mais significativo foi o da obstrução da vegetação, demonstrando que quanto maior essa variável, maior a riqueza em espécies e abundância de indivíduos, devido a maior a disponibilidade de pontos de apoio para fixação das teias de aranhas, de locais para refúgio e forrageamento, contemplando a comunidade de aranhas arborícolas. Palavras-chave: Araneofauna; Fitofisionomias; Inventário.
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ItemCONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: relato de experiência( 2022-12-16)A formação inicial de professores é fundamental para a práxis pedagógica. Essa proposição não apenas compreende melhorias na qualidade do ensino, mas viabiliza caminhos para que a nação seja desenvolvida. Como parte de um corpo social que se encontra em constante mudança, o sistema educacional necessita de mecanismos válidos que atendam tanto alunos, quanto professores. Nesse viés, a necessidade das escolas de estabelecer métodos de ensino mais eficazes torna o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) mais importante para auxiliar os alunos a se aproximarem da ciência, a partir da investigação e aplicabilidade do que, inicialmente, é empírico, e para fortalecer os professores ao nortear a formação de cidadãos críticos e participativos. O presente estudo objetivou analisar as contribuições que o Programa teve em uma escola pública de ensino médio no Município de Imperatriz – Maranhão. A metodologia se deu como uma abordagem qualitativa com o emprego de questionários, proposta didática e entrevista, de maneira que a inserção do Programa pôde ser avaliada por todos os envolvidos. Os dados coincidiram com os objetivos traçados, já que houve certificação de que o PIBID contribuiu com inovação em metodologias alternativas de ensino e trouxe significação para o aprendizado dos alunos, além da experiência profissional da bolsista. Conclui-se, dessa forma, que há efetividade no emprego do PIBID, não apenas no prelúdio da formação de professores, mas no impacto positivo que a escola, alunos e professora supervisora puderam vivenciar. Isso, certamente, servirá de referência e preparo para que futuras práticas pedagógicas mantenham os alunos como agentes do próprio conhecimento, de modo a formar cidadãos críticos e participativos nos demais segmentos da sociedade. Palavras-chave: PIBID; Formação docente; Metodologias alternativas.
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ItemDIVERSIDADE DE ARANEIDAE (ARANEAE, ARACHNIDA) DO SUL E OESTE DO MARANHÃO, BRASIL( 2022-12-16)Araneidae é composta por 184 gêneros e 3097 espécies, sendo a terceira família mais rica em espécies. Os araneídeos tecem teias orbiculares, ocupam principalmente o estrato arbóreo-arbustivo dos ambientes, distribuem-se amplamente por todo o mundo e possuem organismos que são chamativos, devido a sua coloração ou a estratégias diferenciadas de forrageamento. A maior parte da diversidade do grupo é registrada na Região Neotropical, como destacado por muitos inventários que comportam uma amostra abundante e especiosa desta família, mas ainda com várias espécies indeterminadas a nível específico. Trabalhos com foco no esforço de identificação de famílias inteiras de aranhas não são comuns, embora sejam necessários, sobretudo em áreas nas quais pesquisas com o grupo passaram a ser realizadas apenas recentemente, como é o caso do Maranhão. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é fornecer uma lista unificada de espécies de Araneidae em áreas do Oeste e Sul do Maranhão, amostradas em trabalhos anteriores, com a confirmação de novos registros e de novas espécies, quando possível. Para tal, todo o material coletado de Araneidae de 2018 a 2022 foi identificado até o menor nível taxonômico, quando possível, com base em literatura específica, ou morfotipado. Foram identificados 456 espécimes distribuídos em 76 espécies/morfoespécies e 26 gêneros. Destas, três espécies foram registradas pela primeira vez no Brasil, correspondendo também, obviamente, a registros exclusivos para o Maranhão, até o momento; ainda foi feita a identificação da fêmea de uma espécie que até então era conhecida apenas por macho. Também foi apresentada a distribuição conhecida das 36 espécies determinadas e registradas de araneídos neste estudo, com base em uma revisão da literatura. Neste contexto, é possível documentar o quanto se conhece sobre a distribuição das espécies registradas até o momento, ampliando o conhecimento taxonômico e científico sobre as espécies de aranhas que compõem esta família, que até então, ainda eram desconhecidas para esta região. Palavras-chave: Araneidae; Lista de espécies; Maranhão; Taxonomia
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ItemPERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO USO DA ÁGUA EM UMA TURMA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA( 2022-12-16)A sustentabilidade exige uma permanente harmonia entre as ações antrópicas e a natureza, é representada como o modo de ser e viver, exigindo das práticas humanas às potencialidades finitas da natureza. Com isso, foi proclamada pela ONU em 2017, a década da ciência oceânica ou década dos oceanos para o Desenvolvimento Sustentável e proteção dos recursos marinhos e hídricos, buscando reverter ou mitigar os impactos sofridos pelos oceanos e corpos hídricos. Com isso, foram aplicadas ações práticas de sustentabilidade e educação ambiental escolar infanto-juvenil, visando a conservação e preservação da natureza, a agenda 2030 e a década dos oceanos como sugerida pela ONU. Nesse sentido, foram aplicadas práticas sustentáveis voltadas a educação ambiental, os 5 (cinco) R’s, conservação e preservação ambiental, considerando a década dos oceanos como sugerida pela Agenda 2030, afim de avaliar o desenvolvimento da consciência ambiental pelos alunos. O projeto foi trabalhado com 25 estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal em Imperatriz-MA. De modo que, a percepção sobre sustentabilidade no correto uso da água e assuntos relacionados foi identificada a partir da aplicação de questionários semiestruturados, com 10 perguntas objetivas. Foi observado, desde a aplicação do 1º questionário, que a maioria ou parte dos alunos se apresentava atenta impedindo o gasto da água. Na aplicação do 2º questionário, foi observado que não houve descuido quanto ao uso da água. E os números de conscientização só aumentaram com a aplicação das atividades. Dessa forma, foram desenvolvidas ações educativas que oportunizaram a construção do conhecimento, momentos de reflexão e discussões coletivas, o espírito de equipe e a autonomia, contribuindo para melhor compreensão das questões ambientais. Percebemos que a maior parte das atividades de natureza prática, de conscientização dos envolvidos, reconhecimento do seu papel para a melhoria do ambiente e participação em ações como essa pode contribuir para uma qualidade de vida cada vez melhor. Palavras-chave: Sustentabilidade; Década dos Oceanos; Educação Ambiental.
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ItemSELEÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DE Trichoderma spp. COM POTENCIAL PARA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA E PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO DO FEIJÃO CAUPI EM ENSAIOS DE CASA DE VEGETAÇÃO( 2022-12-15)Entre as leguminosas, o Feijão-Caupi Vigna unguiculata (L.) Walp, tem ganhado grande destaque no cenário mundial e brasileiro, tendo em vista que o seu valor nutricional e rápido desenvolvimento são fatores importantes para esse consumo. No entanto, essa cultura sofre com a presença de agentes patógenos que acabam degradando e gerando perdas em larga escala para muitos agricultores, a procura por produtos que inibam o desenvolvimento desse patógeno cresce cada vez mais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo, Selecionar e identificar isolados de Trichoderma spp. promotores de crescimento e indutores de resistência para o cultivo de feijão caupi no estado do Maranhão em relação ao Fusarium oxysporum Schl. f. sp. tracheiphilum (Smith) Snyder, in vitro, e em casa de vegetação, avaliou-se o desenvolvimento da cultura em estudo. No teste in vitro em delineamento inteiramente casualizado com quaro repetições, foram feitos pareamentos de culturas utilizando trinta e seis isolados de Trichoderma spp, avaliados em placas de Petri contendo meio BDA, nestas foram postos discos do patógeno e do antagonista incubados à temperatura de 25°C, durante sete dias. A testemunha consistiu na inserção do disco de patógeno na placa de Petri, sem antagonista. A avaliação foi realizada no quinto e sétimo dia e consistiu na medição do crescimento micelial do patógeno. A implantação do experimento em casa de vegetação, foi em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamento, (L1, I1, A1, 44, 52 e testemunha), com 4 repetições, a testemunha foi constituída de sementes tratadas com água destilada. Os isolados selecionados foram utilizados na produção de solução líquida e formulação em pó, e foram aplicados na microbiolização de sementes de feijão Caupi. Foram avaliados à porcentagem de germinação de sementes, promoção de crescimento, parâmetros fisiológicos e severidade da fusariose. Para os parâmetros de índice de clorofila, área foliar e altura de plantas, os tratamentos com os isolados de Trichoderma spp., (44, 52, L1, A1 e I1), não promoveram efeito significativo ao nível de 5% na promoção de crescimento do feijoeiro em casa de vegetação. Quanto a identificação molecular todos os isolados estavam dentro do gênero Trichoderma. Observando a árvore filogenética foi possível verificar que os isolados foram agrupados em 8 grupos evolutivos. Os isolados do grupo 1 foram Trichoderma (TV1 e U1) que estavam agrupados a espécie de T. rugulosum. Outros isolados divididos nos grupos 2, 3, 4, 5 e 6 formaram clados exclusivos, altamente suportados e não agruparam-se com nenhuma espécie conhecida. No grupo 7 o isolado Q1 foi evolutivamente próximo de T. polysporum e no grupo 8 o isolado GS1 compartilhava ancestral em comum com T. humanense. Dos 36 isolados analisados 32 não agruparam-se a nenhuma espécie conhecida e estes estavam em clados altamente suportados, isso levanta a teoria de serem possíveis novas espécies. Palavras-chave: Fungos; Antagonismo. Biocontrole.