O USO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a importância das orientações didáticas lúdicas como recurso metodológico de ensino-aprendizagem aos alunos deficientes no Ensino Fundamental
O USO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a importância das orientações didáticas lúdicas como recurso metodológico de ensino-aprendizagem aos alunos deficientes no Ensino Fundamental
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2024-05-15
Autores
MACÊDO, ALEJANDRA KALINNY SOUSA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
O estudo apresentado dispõe sobre o uso do lúdico na educação inclusiva, tratando da importância das orientações didáticas lúdicas como recurso metodológico de ensino-aprendizagem aos alunos deficientes no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. E a problemática foi norteada pelo seguinte questionamento: Qual a importância e sentido do uso de práticas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem dos educandos deficientes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental? O objetivo da pesquisa foi conhecer o funcionamento/aplicação da ludicidade na sala de aula para os alunos com deficiência. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativaexploratória a partir da pesquisa bibliográfica e documental, realizada em livros, artigos científicos, bem como em trabalhos de conclusão de curso disponibilizados no Google acadêmico, além de documentos legais que regem a educação brasileira, emitidos por meio do Ministério da Educação – MEC, e da pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a cinco professores e professoras do 1º ao 5º ano de uma escola pública municipal de Açailândia-MA. De maneira geral, o estudo mostrou resultados de grande relevância relacionados ao entendimento da ludicidade de modo que tal uso nas aplicações pedagógicas colaboram com a inclusão dos alunos com deficiências proporcionando seu desenvolvimento integral suscitando melhor atenção, motivação e reações positivas de aprendizagens.
Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Ludicidade. Alunos com deficiências. Professores.