INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS: um estudo de caso em uma escola da rede pública do município de Açailândia - MA
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS: um estudo de caso em uma escola da rede pública do município de Açailândia - MA
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2024-05-15
Autores
RIBEIRO, VIVIANE LIMA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Durante muitos anos, as pessoas com alguma deficiência, apresentavam dificuldades quanto a sua inserção em determinados ambientes, onde eram tratadas como incapazes de desenvolver atividades, de modo que, a ideia da inclusão representa a busca pela construção de uma sociedade baseada na democracia, onde os indivíduos possuem oportunidades para conquistarem seu espaço na sociedade. O principal objetivo desse estudo foi analisar o processo de inclusão educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola municipal de Açailândia - MA. Este estudo baseou-se no método qualitativo como modalidade de pesquisa, onde foi realizado um estudo de caso, em busca de observar a perspectiva de todos os indivíduos presentes na investigação, bem como coletar os dados necessários para o entendimento da dinâmica do fenômeno estudado. O questionário aplicado aos professores foi dividido em 8 (oito) perguntas, destinado aos professores da rede pública do município de Açailândia - MA. As perguntas foram elaboradas com o intuito de observar a percepção dos profissionais acerca da inclusão no ambiente escolar. As respostas dos participantes durante a entrevista proposta por esse trabalho demonstraram semelhanças entre si e antes de tudo, semelhanças com o que a literatura aborda sobre a inclusão de alunos com deficiência, principalmente acerca do desenvolvimento de metodologias pedagógicas específicas para os alunos de acordo com a sua individualidade e também pensando no coletivo.
Palavras-chave: Educação; Deficiências; Inclusiva; Educadores.