O ENSINO DE EDUCANDOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PROFESSOR TELASCO PEREIRA FILHO EM IMPERATRIZ MARANHÃO

thumbnail.default.placeholder
Data
2024-05-23
Autores
RIBEIRO, RAQUEL PEREIRA DA SILVA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Este estudo objetiva compreender como ocorre o processo de ensino aprendizagem dentro da perspectiva da educação bilíngue para surdos na escola Telasco Pereira Filho no Município de Imperatriz-Maranhão. Tendo por objetivos específicos: conhecer a proposta educacional da instituição; explicar como se dá a aprendizagem dos alunos surdos e pontuar dificuldades enfrentadas. A relevância do estudo reside na possibilidade de se chamar a atenção dos acadêmicos de pedagogia e de áreas afim para a importância do processo de aprendizagem de educandos surdos. Assim, questionou-se: como ocorre o ensino aprendizagem dos educandos surdos na escola bilíngue Telasco Pereira Filho e que dificuldades a instituição enfrenta? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo. O referencial teórico foi embasado em teóricos como: Quadros (2016), Strobel (2019) dentre outros. Conclui-se que o ensino na escola investigada se configura como realidade, entretanto para ser efetivo e eficaz é imprescindível mais empenho e preparo do sistema de ensino maranhense para proporcionar ao educando surdo o desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades. Palavras-chave: Educação; Surdo; Escola bilíngue.
Description
Palavras-chave
Citação
Coleções