O ENSINO DE EDUCANDOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PROFESSOR TELASCO PEREIRA FILHO EM IMPERATRIZ MARANHÃO
O ENSINO DE EDUCANDOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PROFESSOR TELASCO PEREIRA FILHO EM IMPERATRIZ MARANHÃO
thumbnail.default.placeholder
Arquivos
Data
2024-05-23
Autores
RIBEIRO, RAQUEL PEREIRA DA SILVA
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Este estudo objetiva compreender como ocorre o processo de ensino aprendizagem dentro da perspectiva da educação bilíngue para surdos na
escola Telasco Pereira Filho no Município de Imperatriz-Maranhão. Tendo por
objetivos específicos: conhecer a proposta educacional da instituição; explicar
como se dá a aprendizagem dos alunos surdos e pontuar dificuldades
enfrentadas. A relevância do estudo reside na possibilidade de se chamar a
atenção dos acadêmicos de pedagogia e de áreas afim para a importância do
processo de aprendizagem de educandos surdos. Assim, questionou-se: como
ocorre o ensino aprendizagem dos educandos surdos na escola bilíngue Telasco
Pereira Filho e que dificuldades a instituição enfrenta? A metodologia utilizada
foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e uma pesquisa de
campo. O referencial teórico foi embasado em teóricos como: Quadros (2016),
Strobel (2019) dentre outros. Conclui-se que o ensino na escola investigada se
configura como realidade, entretanto para ser efetivo e eficaz é imprescindível
mais empenho e preparo do sistema de ensino maranhense para proporcionar
ao educando surdo o desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades.
Palavras-chave: Educação; Surdo; Escola bilíngue.