O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS: UM OLHAR A PARTIR DO ALUNO, INTÉRPRETE E PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM IMPERATRIZ-MA
O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS: UM OLHAR A PARTIR DO ALUNO, INTÉRPRETE E PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM IMPERATRIZ-MA
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Data
2024-06-24
Autores
PEREIRA, FERNANDO HENRIQUE DE JESUS
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Resumo
O processo de educação de surdos no Brasil tem ganhado espaço para discussão recentemente. A luta pela valorização da educação de surdos e de sua língua de sinais é um processo embrionário, que é marcado por passsos tardios, que corroboram para intensificação de problemas no processo de escolarização de sujeitos surdos. Com isso, buscou-se compreender como ocorre o processo de ensino de Geografia para estudantes surdos no município de Imperatriz, estado do Maranhão, reflentindo sobre os desafios da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o Ensino de Geografia. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Ela, também, é considera uma pesquisa de campo. Utilizou-se como instrumento metodologico que visem a valorização de recursos visuais, pois estes contribuiem de forma significativa para construção do conhecimento geográfico. O estudo em questão propõe uma reflexão acerca das possibilidades metodológivas do ensino de Geografia para etudantes surdos. A relevância desse estudo reside no fato de ele poder contribuir para melhorar as práticas docentes, bem como provocar para uma análise crítica para a gestão escolar sobre o processo ensino e aprendizagem de alunos surdos. Não é de interresse engessar o pensamento, mas provocar inquietamente no fazer docente.
Palavras-chave: Educação de surdos. Libras. Ensino de Geografia. Prática docente.