ESCOLA DO CAMPO: a constituição de identidade dos estudantes do Assentamento Califórnia

thumbnail.default.placeholder
Data
2024-07-31
Autores
SOUSA, MARIA DA LUZ XAVIER DE
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
A valorização da identidade é uma necessidade que se faz importante para as crianças e os adolescentes. A escola possui a função de garantir que os alunos aprendam conhecimentos, valores e habilidades para o seu desenvolvimento. Diante disso, essa pesquisa buscou compreender de que maneira a Escola Municipal Antônio de Assis contribui para a valorização da identidade dos discentes como crianças e adolescentes do campo. Tem como objetivo identificar como a escola desenvolve práticas de ensino-aprendizagem para o fortalecimento da identidade dos alunos do Assentamento Califórnia. Este trabalho constitui-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como percurso metodológico a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Sendo este último momento com professores da escola e alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados dessa análise, destaca-se a importância que uma escola tem na vida dos cidadãos, em especial uma escola do campo, pela sua política e ações, a formação dos professores e os anos de experiência trazem novas formas de ensinar, ao se valorizar a identidade dos alunos, não é eles a oportunidade que se valorizar como pessoa e cidadão, buscando seus direitos de uma vida melhor. Palavras-chave: Identidade; Identidade camponesa; Educação do campo; Assentamento.
Description
Palavras-chave
Citação
Coleções