AS PESSOAS IDOSAS SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
AS PESSOAS IDOSAS SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
thumbnail.default.placeholder
Data
2024-08-12
Autores
SOUSA, jHEFFERSON FEITOSA DE
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Este trabalho visa compreender: como a Educação Matemática, no âmbito das emáticas que a constitui, se direciona reflexivamente aos idosos? Para tanto, realiza-se um levantamento bibliográfico que legou vinte e oito textos, juntos aos quais realiza-se uma análise fenomenológica. Tal análise permitiu constituir três ideias nucleares a partir das quais pode-se tecer compreensões sobre o interrogado, quais sejam: a educação matemática de idosos sob perspectiva da inclusão; práticas pedagógicas voltadas ao ensino de idosos; o olhar ao idoso a partir da etnomatemática. a articulação sobre cada Ideia Nuclear possibilitou destacar aqueles que a investigação mostrou como olhares da Educação Matemática ao público idoso, dentre eles, o olhar da Modelagem Matemática, da Educação Financeira, da formação de professores de Matemática, das tecnologias da informação e da comunicação, da Etnomatemática, das práticas pedagógicas e atividades de Ensino e da inclusão social. Constata-se a ausência do olhar da Filosofia da Educação Matemática, este que pode à posteriori ser direcionado pelos autores deste texto, ou por pesquisadores que o leem.