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    USO DO GEOGEBRA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: um olhar ao desenvolvimento do pensamento algébrico na formação escolar básica
    ( 2023-04-10) SANTOS, IRINEU ANTONIO NASCIMENTO DOS
    Tendo em vista que as barreiras encontradas por alunos no que tange o ensino da Álgebra são cada vez mais comuns nos anos finais do ensino fundamental, busca-se aqui compreender: como o trabalho com software GeoGebra contribui, ou pode contribuir à aprendizagem da Álgebra. Para tanto, foi realizado um estudo de campo, visando inicialmente compreender os conhecimentos prévios dos sujeitos de pesquisa sobre simbologia e operações algébricas. Mediante constatação de que os sujeitos apresentaram dificuldades concernentes ao pensamento algébrico, foi realizada uma proposta didático-pedagógica subsidiada pelo trabalho com o software Geogebra. Na sequência, foi realizada uma atividade avaliativa, visando compreender se a proposta permitiu aos alunos produzir significados em Álgebra, mais especificamente se houve desenvolvimento do pensamento algébrico. Mediante análise descritiva-interpretativa dos dados assim produzidos, foi possível compreender que os sujeitos fizeram uso de grandezas indeterminadas; generalizaram concepções a partir de um dado exemplo, usando símbolos para representar o problema de forma geral identificando como se raciocina para resolução do enunciado. Ou seja, entende-se que houve produção de significados para os objetos e a linguagem algébrica e, portanto, deu-se passos importantes na transição da Aritmética à Álgebra. Palavras-chave:Pensamento Algébrico; Álgebra; Geogebra; Ensino Fundamental
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    A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLA
    ( 2023-01-04) Melo, Carlos Alexandre de; chaves Filho, Gilmar de Sousa; Costa, Wthallhes Silva
    O objetivo principal deste TCC é apresentar algumas considerações sobre o conceito de educação financeira e sua importância na formação inicial da pessoa, e mostrar a importância de conhecer os fundamentos da educação financeira e do planejamento orçamentário. A educação financeira, é necessária para que as pessoas adquiram hábitos mais saudáveis de consumo, crédito e poupança. O desconhecimento dos conceitos dos produtos financeiros, faz com que as pessoas façam mau uso dessas ferramentas, dificultando a tomada de decisões. Por fim, deixar claro que a educação financeira não se trata apenas de gestão do dinheiro, mas também de qualidade de vida, que pode ser alcançada por meio de hábitos simples como controlar, poupar, investir e fazer escolhas que mantenham a saúde financeira do indivíduo. Palavras-Chave: Educação Financeira; Ensino; Finanças Pessoais; Planejamento.
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    SISTEMA NUMÉRICO DECIMAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM OLHAR PARA AS APRENDIZAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    ( 2023-01-03) SOUSA, ALDEJOICE PINA E
    Este estudo originou-se do interesse em investigar possíveis contribuições que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC pode trazer ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. As redes de ensino tiveram um prazo de dois anos para se adequarem a esse orientador curricular, contudo, as expectativas transpassam o currículo, se estendendo à prática de sala de aula. Lançando um olhar sobre o que é básico para as demais aprendizagens matemáticas, considerando o número e seus padrões como objeto fundamental dessa área de conhecimento, construir compreensões a respeito do ensino e aprendizagem do sistema numérico decimal à luz da BNCC constitui-se o objetivo desta pesquisa. Para isso, questiona-se: como se dá o desenvolvimento das habilidades referentes ao sistema numérico decimal, descritas na BNCC, por alunos concluintes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nesse sentido, realizou-se uma revisão bibliográfica discorrendo sobre os principais sistemas numéricos até a ascensão do sistema decimal no Ocidente e como ele se caracteriza, culminando na sua apresentação no ensino formal. Recorreu-se à pesquisa exploratória para entender como o desenvolvimento interrogado se manifesta na prática escolar, e à análise textual discursiva para o tratamento dos dados obtidos, a partir da qual foram estabelecidas categorias que permitiram realizar compreensões acerca da pergunta central desta pesquisa. Evidencia-se a distância entre as habilidades constantes no documento oficial e as desenvolvidas na prática dos sujeitos da pesquisa. Palavras-chave: Sistema de Numeração Decimal; Base Nacional Comum Curricular; Anos Iniciais.