A POTENCIALIDADE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA FRENTE AOS GOLPES FINANCEIROS

thumbnail.default.placeholder
Data
2024-08-12
Autores
SANTOS, LARA FERNANDA GOMES
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Resumo
Este artigo busca compreender: como a Educação Financeira Crítica pode ir de encontro aos golpes financeiros? Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, destacando e articulando as compreensões de pesquisadores que se voltam à Educação Financeira e à Educação Matemática Crítica, para com eles pensar e discutir um tema que é comum à sociedade brasileira, os golpes financeiros, que afetam milhares de pessoas e famílias. Com os estudos realizados foi possível compreender e articular que uma educação financeira crítica pode dar subsídios às pessoas para se posicionar criticamente frente a uma possibilidade de golpe financeiro, tendo como ato primeiro o de questionar a situação que se apresenta, seguido do ato exploratório e investigativo, para verificar a veracidade das informações apresentadas pelo possível estelionatário. Tendo como argumento essa compreensão, defende-se que desde o Ensino Fundamental a Educação Financeira Crítica seja curricularizada e realizada, para que com o tempo se reduza na sociedade os pontos de vulnerabilidade a partir dos quais os golpistas projetam suas ações.
Description
Palavras-chave
Citação
Coleções