AVALIAÇÃO OBJETIVA DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS: levantamento do afundamento da trilha de roda em rodovia na cidade de Açailândia-MA

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Data
2024-09-05
Autores
TEIXEIRA, FAWAN LIMA
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Resumo
O modal rodoviário tem um papel significativo no transporte brasileiro, com 65% do volume de mercadorias e 95% do transporte de passageiros. No entanto, 66% da malha rodoviária brasileira apresenta problemas no pavimento, geometria e sinalização. Nesse sentido, a conservação das estradas é crucial para o progresso socioeconômico do país, permitindo a eficiente movimentação de cargas e passageiros. Considerando sua importância, torna-se indispensável realizar avaliações periódicas e implementar programas de manutenção, conservação e restauração das rodovias. Um dos principais parâmetros para a análise do desempenho de pavimentos é a ocorrência de deformações, e o Afundamento da Trilha de Roda (ATR) destaca-se como um dos indicadores mais significativos. Diante desse contexto, esta pesquisa objetiva determinar o ATR, através do desenvolvimento de uma treliça modificada. O equipamento desenvolvido é composto por uma trena a laser acoplada a uma treliça metálica adaptada. A avaliação do ATR foi realizada através da medição das flechas nas trilhas de roda externa. Em seguida, os dados coletados foram registrados em uma planilha do Excel para realizar o inventário dos afundamentos. Com base nos dados obtidos pelo equipamento e nos padrões sugeridos pelos órgãos rodoviários, foi possível identificar pontos específicos da via que requerem intervenções devido a deformações excessivas. Palavras-chave: Avaliação rodoviária, Afundamento da Trilha de Roda, Treliça modificada.
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