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ItemAPLICAÇÃO DE REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS NA DETECÇÃO DE PATOLOGIAS DO TIPO PANELA EM PAVIMENTOS ASFÁLTICOS( 2023-02-03)Um dos defeitos mais comuns em pavimentos asfálticos são os buracos (panelas), e a detecção desse tipo de patologia é um componente crítico da manutenção e reabilitação do pavimento. O presente trabalho visa o treinamento de uma Rede Neural Convolucional (RNC) que seja capaz de identificar a patologia do tipo panela em pavimentos asfálticos. Para isso foi necessário a montagem de dois bancos de dados (DT1 e DT2), com imagens dessa patologia coletadas através da câmera GoPro Hero 7. Em seguida, foi realizado o pré-processamento das imagens coletadas, por meio do software LabelImg. Por fim, foi realizado o treinamento da RNC no ambiente de execução Google Colab, utilizando a linguagem Python, o algoritmo YoloV4 e o framework Darknet. Os resultados de treinamento obtidos foram satisfatórios para os dois bancos de dados utilizados. Entretanto, notou-se um desempenho melhor, em todas as métricas de avaliação do DT2, que continham a maior quantidade de imagens, com a métrica de precisão atingindo 0,9, o recall 0,89 o F1-score 0,88, o IoU 71,15% e o mAP 91,68%. Para validação dos resultados do treinamento foi realizado uma filmagem na cidade de Imperatriz-MA e, dessa forma, foi perceptível que a utilização na prática de um modelo neuronal para detecções de panelas se mostrou funcional, apesar de não obter resultados tão satisfatórios quanto o conjunto de treinamento, atingindo uma a precisão de 73,29% no limiar 0,9 e um recall de 79,77% no limiar 0,5. Esse resultado em conjunto com as exposições dos dados de telemetria, facilitam a manutenção de pavimentos asfálticos, visto que ao final do processo é obtido um modelo que detecta buracos e indica a sua localização. Ressalta-se que é possivel treinar a mesma RNC para detectar outras patologias, tornando assim o processo de avaliação de pavimentos mais completo. Palavras-chave: Panela. Pavimento asfáltico. Rede Neural Convolucional. YOLOv4.
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ItemANÁLISE DA CAPACIDADE BÁSICA EM RÓTULA SITUADA ENTRE AS RODOVIAS BR- 010 E BR-222 NA CIDADE DE AÇAILÂNDIA DO ESTADO DO MARANHÃO( 2023-02-03)O objetivo do trabalho foi analisar a capacidade e desempenho da rotatória existente na interseção das rodovias BR-010 e BR-222 com o intuito de verificar se a mesma opera dentro do nível de serviço adequado, e, se necessário, sugerir possíveis medidas objetivando a melhoria do fluxo de tráfego no local. Uma interseção em rótula deve suprir adequadamente a demanda de veículos, quando isso não acontece, ocorre a formação de filas e lentidão nos ramos da rotatória, provocando atrasos significativos, mantendo o trânsito lento e aumentando o risco de acidentes. Diante dos resultados obtidos, verificou-se que a rotatória em questão não está operando dentro dos padrões e já apresenta sinais que evidenciam tal fato. A rotatória durante o horário de pico foi classificada com o nível de serviço F, apontando uma sobrecarga do dispositivo. Percebe-se, então, que há a necessidade de aplicar medidas no entrocamento, visando uma melhor fluidez do trânsito e segurança para os usuários da via. Os resultados justificam o estudo e comprovam a necessidade de mudanças na interseção, considerando que na atual configuração a rotatória não apresenta condições de desempenho suficiente para atender a demanda atual de veículos. Palavras-chave: Tráfego urbano. Rotatória. Capacidade de fluxo.
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ItemAS VANTAGENS DA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS POR MEIO DA METODOLOGIA BIM (BUILDING INFORMATION MODELING)( 2023-02-03)A presente pesquisa tem como objetivo de apresentar a importância da compatibilização de projetos e seus benefícios para a engenharia civil, e em seguida como a fase de projetos pode influenciar na parte de execução, mão de obra, materiais, tempo, entre outros. Na sequência será mostrado os resultados da modelagem arquitetura de um sobrado de 2 pavimentos no software Autodesk Revit, e posteriormente exportado em IFC para o software QiBuilder para fazer os projetos elétrico, hidráulico, sanitário baseados no projeto em CAD fornecidos por uma empresa de Imperatriz-MA. Foi realizado a análise de interferência com a ferramenta de verificar colisões do software QiBuilder, no qual foi analisado as interferências entre todos os projetos elaborados, constando 7 colisões. Considerando as incompatibilidades analisadas, conclui-se com esse artigo, que a compatibilização de projetos e de extrema importância para o setor de construção civil, pois, pode se evitar vários transtornos na fase de execução e verificando a melhor solução e consequentemente possibilita uma diminuição de gastos de matérias, tempo na obra, deixando a obra mais harmónica e econômica. Palavras-chave: Compatibilização, Projetos, BIM.
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ItemANÁLISE COMPARATIVA DO CONCRETO CONVENCIONAL DOSADO COM DIFERENTES TIPOS DE AGREGADOS GRAÚDOS( 2023-02-03)O concreto como material de construção mais utilizado no mundo necessita de alternativas viáveis para a sua produção. Com a grande utilização do seixo rolado como o principal agregado graúdo na cidade de Açailândia – MA, devido a sua maior disponibilidade de comercialização no mercado próximo as obras surgiram a necessidade de se estudar e comparar as propriedades deste concreto em comparação com o concreto convencional de brita granítica, para um mesmo grau de trabalhabilidade. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as propriedades físicas, mecânicas e de trabalhabilidade de dois tipos de concreto. Neste intuito, foram realizados ensaios de trabalhabilidade, de massa específica do concreto fresco e produzidos corpos de prova cilíndricos e submetidos a ensaios de resistência a compressão axial e ao ensaio de ultrassom. O concreto produzido com seixo rolado precisou de uma menor quantidade de água em comparação ao produzido com brita granítica para atingir o mesmo grau de trabalhabilidade, apresentando assim uma menor relação água cimento. Os resultados obtidos do ensaio de resistência a compressão mostraram que o concreto com seixo rolado foi superior ao de brita granítica em 28,79% no ensaio de resistência a compressão, neste caso, devido necessitar de uma menor relação água cimento para atingir uma boa trabalhabilidade. Palavras-chave: Concreto convencional. Trabalhabilidade. Resistência. Seixo rolado. Brita granítica.
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ItemAPLICABILIDADE DA METODOLOGIA BIM (BUILDING INFORMATION MODELING) EM EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO( 2023-02-03)A inovação tecnológica está cada vez mais contemplando todos os setores da construção civil. A metodologia BIM “Building Information Modeling”, corresponde a um processo que se faz a utilização de diversas ferramentas e softwares tecnológicos que elaboram representações gráficas e documentos que auxiliam no processo construtivo de uma edificação. A sua implementação na rotina profissional possui diversos benefícios como um maior controle de gestão da obra, orçamentos e cronogramas com maior precisão, redução no desperdício de materiais através das verificações e facilidade para a compatibilização entre diferentes projetos. Desse modo, se tem uma maior atenção para que os profissionais estejam integrados com o atual cenário do mercado brasileiro e suas exigências. Assim esta pesquisa foi realizada afim de verificar a aplicabilidade da metodologia BIM em empresas de pequeno e médio porte da região Tocantina do Maranhão. Foram aplicados questionários para entender a real situação das empresas pesquisados. Com este estudo foi possível elencar 20 dificuldades enfrentadas por estes empreendimentos. Palavras-chave: BIM. Empresas. Dificuldades. Construção civil.