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    Ambientes de inovação e tecnologia: uma análise sobre os impactos da implementação de um ambiente de inovação para uso da comunidade acadêmica de engenharia civil do CCHSTL/UEMASUL
    ( 2024-07-19) LIMA, ÉRICA DOS SANTOS
    O cenário profissional está passando por mudanças significativas, sendo a informação o ponto central dessa nova era. É crucial, diante da necessidade de atualização, compreender as dinâmicas de redes e como lidar com os efeitos das novas tecnologias no mercado de trabalho. Para acompanhar essas transformações, as organizações precisam se atualizar, estabelecendo métodos e uma cultura de inovação. A importância dos centros de inovação está em destaque, com vários modelos sendo discutidos e estudados. Portanto, é necessário realizar uma análise prévia da região, considerando fatores como localidade, cultura, perfil socioeconômico da população e histórico de desenvolvimento regional. Além disso, destaca-se a relevância de instituições de ensino com níveis tecnológicos avançados e empresas que buscam a inovação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos decorrentes da implementação de um ambiente, ou hub, de inovação integrado ao ecossistema de inovação de Açailândia e à comunidade acadêmica de Engenharia Civil do CCHSTL. A metodologia empregada é de natureza descritiva e exploratória. A abordagem descritiva apresenta conceitos e explora os elementos estudados, enquanto a exploratória é adotada por se tratar de um estudo de caso. Após coletar dados e comparar respostas entre estudantes e profissionais externos, observou-se deficiências no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o mercado entre os estudantes. Isso contrasta com as habilidades consideradas importantes pelos profissionais externos para o exercício da profissão. A implementação de um ambiente de inovação demonstrou impactos positivos no aprimoramento das habilidades e competências tanto para os estudantes quanto para os profissionais externos, bem como para a comunidade em geral. Palavras-chaves: Espaços de Inovação; Inovação Tecnológica; Competências; Habilidades Transversais.
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    ANÁLISE DA PROFUNDIDADE DE CARBONATAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: estudo de caso em Açailândia – MA
    ( 2024-07-19) MESQUITA, ANA PAULA GOMES
    Frequentemente as estruturas em concreto armado tem apresentado manifestações patológicas que vão desde fissuras a rachaduras no concreto que podem levar a ruína da edificação, estes fatores podem se dar por diferentes aspectos, sejam eles falham no processo produtivo ou a ausência de material de qualidade e mão de obra qualificada. Além disso, com o crescimento acelerado das cidades faz-se necessário produzir em menos tempo possível, o que muitas vezes faz com que construtores pulem etapas ou não sigam as normas e diretrizes adequadas para uma boa construção, comprometendo assim a saúde da edificação. Outrossim, é grande quantidade de emissão de gás carbono atualmente que se tornou um grande desafio global que corroboram para a danificação dessas estruturas. Nesse sentindo, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise de profundidade de carbonatação em estruturas de concreto armado localizadas em ambientes de diferentes classes de agressividade ambiental, na cidade de Açailândia-MA. A metodologia empregada é de natureza explicativa e qualitativa. A abordagem explicativa se dar por analisar e reconhecer as causas dos fenômenos estudados, já a qualitativa se dar por meio do estudo de caso. Os resultados das análises de profundidade de carbonatação para as estruturas investigadas indicaram que a média de profundidade de carbonatação variou conforme a localização. Logo, com os resultados obtidos a estrutura situada na área industrial apresentou uma profundidade média de carbonatação de 27,5 mm, enquanto a estrutura na zona rural exibiu 14,2 mm e a da zona urbana registrou 22,5 mm. Foi constatado que o cobrimento de concreto insuficiente está suscetível à corrosão devido à carbonatação. A evidência mais clara desse comprometimento reside no fato de que as armaduras mais superficiais estão a uma profundidade inferior a 15 mm, indicando um potencial impacto negativo na durabilidade e na integridade das estruturas. Palavras-chaves: Patologia, Concreto armado, Carbonatação.
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    DESEMPENHO MECÂNICO DE MONOFILAMENTOS DE ALUMÍNIO COMPOSTO REUTILIZADO PARA REFORÇO DE CONCRETO ESTRUTURAL
    ( 2024-07-15) MACHADO, VITOR DE SOUSA
    O Alumínio Composto é um produto comercializado para revestimentos, possui ductilidade e maleabilidade devido os materiais incorporados, dentre eles o Alumínio, é um metal com alto índice energético produzido a partir de um dos minérios mais abundante na crosta terrestre, a Bauxita. Assim como, o polietileno de baixa densidade, sua produção é realizada por uma reação exotérmica em altas pressões, é um termoplástico que pode sofrer altas deformações um material que se aquecido produz compostos tóxicos e nocivos aos seres humanos, dificultando sua reciclagem. O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento mecânico, quanto a ductilidade, elasticidade e resistência do concreto reforçado com fibras de ACM em diferentes teores em comparação a fibra de aço normatizada. São realizados neste trabalho ensaio de ultrassom e tração na flexão em 16 corpos de prova prismáticos e resistência à compressão em 12 corpos de prova cilíndricos, os ensaios foram realizados afim da obtenção dos principais parâmetros de desempenho mecânico, que são resistência à compressão, resistência à tração, módulo de elasticidade empírico e módulo de elasticidade dinâmico. O ensaio de ultrassom também pode ser utilizado para avaliar a qualidade do concreto principalmente influenciada pela porosidade e adensamento, conforme referências. As fibras são obtidas no processamento por fresagem em máquina CNC, reduzindo chapas residuais em monofilamentos. O concreto produzido sofreu estudo de dosagem por meio do método experimental IPT/EPUSP, realizado para cominuir as interferências dos materiais no desempenho das fibras, buscando assim, melhor desempenho do concreto-massa. Percebeu se uma melhora de desempenho mecânico na redução do teor de fibras de ACM, evidenciando uma ligeira aproximação ao volume crítico de fibras no traço. Neste trabalho o desempenho mecânico do concreto reforçado com fibras de Aço foi preponderante, corroborando sua qualidade. O concreto reforçado com fibras possui alta aplicabilidade para concreto estrutural, devido que seus principais benefícios são o baixo índice de fissuração e tenacidade pós-fissuração. Neste estudo será avaliada uma fibra com material reaproveitado, visando o possível desenvolvimento do material, atitude importante para a diversidade de materiais no mercado, que pode resultar na viabilidade econômica do Concreto reforçado com Fibras na construção civil. Palavras-chave: Fibras de Alumínio Composto. Reaproveitamento. Resistência mecânica. Concreto Reforçado com Fibras. Desempenho mecânico.
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    Ambientes de inovação e tecnologia: uma análise sobre os impactos da implementação de um ambiente de inovação para uso da comunidade acadêmica de engenharia civil do CCHSTL/UEMASUL
    ( 2023-10-24) LIMA, ÉRICA DOS SANTOS
    O cenário profissional está passando por mudanças significativas, sendo a informação o ponto central dessa nova era. É crucial, diante da necessidade de atualização, compreender as dinâmicas de redes e como lidar com os efeitos das novas tecnologias no mercado de trabalho. Para acompanhar essas transformações, as organizações precisam se atualizar, estabelecendo métodos e uma cultura de inovação. A importância dos centros de inovação está em destaque, com vários modelos sendo discutidos e estudados. Portanto, é necessário realizar uma análise prévia da região, considerando fatores como localidade, cultura, perfil socioeconômico da população e histórico de desenvolvimento regional. Além disso, destaca-se a relevância de instituições de ensino com níveis tecnológicos avançados e empresas que buscam a inovação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos decorrentes da implementação de um ambiente, ou hub, de inovação integrado ao ecossistema de inovação de Açailândia e à comunidade acadêmica de Engenharia Civil do CCHSTL. A metodologia empregada é de natureza descritiva e exploratória. A abordagem descritiva apresenta conceitos e explora os elementos estudados, enquanto a exploratória é adotada por se tratar de um estudo de caso. Após coletar dados e comparar respostas entre estudantes e profissionais externos, observou-se deficiências no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o mercado entre os estudantes. Isso contrasta com as habilidades consideradas importantes pelos profissionais externos para o exercício da profissão. A implementação de um ambiente de inovação demonstrou impactos positivos no aprimoramento das habilidades e competências tanto para os estudantes quanto para os profissionais externos, bem como para a comunidade em geral. Palavras-chaves: espaços de inovação; inovação tecnológica; competências; habilidades transversais.
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    ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PROTÓTIPOS DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO PLACAS MICROCONTROLADORAS ARDUINO NO DESENVOLVIMENTO DE UM PERFILÔMETRO LASER
    ( 2023-08-02) SOARES, JOÃO VICTOR DA SILVA
    O conhecimento da malha rodoviária, por meio da avaliação e análise dos defeitos associados a ela, é fundamental para uma gestão mais eficiente do sistema rodoviário. Dentre os vários métodos e tecnologias existentes para avaliação de rodovias, destacam-se o uso de perfilômetros laser, pela sua eficiência e precisão. Tais equipamentos realizam varreduras na superfície do pavimento para rastrear e mensurar irregularidades presentes. Apesar disso, esses equipamentos apresentam complexidade na sua utilização, exigindo mão de obra especializada. Nesse sentido, os microcontroladores surgem como alternativas de baixo custo no desenvolvimento de tais equipamentos. Assim o objetivo desse trabalho é a análise comparativa entre dois protótipos com placas microcontroladoras Arduino associadas a sensores laser VL53L0X, para aplicação no desenvolvimento de um perfilômetro laser. No decorrer desta pesquisa foram realizados testes de hardware e software, testes de variabilidade nos dados dos sensores, bem como a construção do corpo estrutural de sustentação do sistema eletrônico. Os resultados obtidos evidenciam a viabilidade da utilização de sistemas microcontrolados na aplicação proposta, uma vez demonstrada sua capacidade em realizar tarefas de controle e processamento de dados com precisão satisfatória. Consequentemente, abrindo a possibilidade de avaliar, em futuras aplicações, as irregularidades transversais dos pavimentos. Palavras-chave: Microcontroladores; Protótipos; Perfilômetro Laser.