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    AVALIAÇÃO OBJETIVA DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS: levantamento do afundamento da trilha de roda em rodovia na cidade de Açailândia-MA
    ( 2024-09-05) TEIXEIRA, FAWAN LIMA
    O modal rodoviário tem um papel significativo no transporte brasileiro, com 65% do volume de mercadorias e 95% do transporte de passageiros. No entanto, 66% da malha rodoviária brasileira apresenta problemas no pavimento, geometria e sinalização. Nesse sentido, a conservação das estradas é crucial para o progresso socioeconômico do país, permitindo a eficiente movimentação de cargas e passageiros. Considerando sua importância, torna-se indispensável realizar avaliações periódicas e implementar programas de manutenção, conservação e restauração das rodovias. Um dos principais parâmetros para a análise do desempenho de pavimentos é a ocorrência de deformações, e o Afundamento da Trilha de Roda (ATR) destaca-se como um dos indicadores mais significativos. Diante desse contexto, esta pesquisa objetiva determinar o ATR, através do desenvolvimento de uma treliça modificada. O equipamento desenvolvido é composto por uma trena a laser acoplada a uma treliça metálica adaptada. A avaliação do ATR foi realizada através da medição das flechas nas trilhas de roda externa. Em seguida, os dados coletados foram registrados em uma planilha do Excel para realizar o inventário dos afundamentos. Com base nos dados obtidos pelo equipamento e nos padrões sugeridos pelos órgãos rodoviários, foi possível identificar pontos específicos da via que requerem intervenções devido a deformações excessivas. Palavras-chave: Avaliação rodoviária, Afundamento da Trilha de Roda, Treliça modificada.
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    DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL DE UM EDIFÍCIO EM CONCRETO ARMADO: análise comparativa entre o método manual e utilizando o software CYPECAD
    ( 2024-09-05) LIMA, RAFAEL MODERNO
    : Este trabalho apresenta uma pesquisa que investiga as possíveis inconformidades de resultados dos métodos de cálculo manual e executados pelo software Cypecad. Para atingir esses objetivos, foi proposto um edifício de três pavimentos tipo, e realizado o cálculo manual com o auxílio de planilhas do Excel, e o automático com o software cypecad, coletando e analisando as áreas de aço das armaduras longitudinais, calculadas por cada um dos métodos. Os resultados da pesquisa revelaram uma proximidade para lajes e uma pequena diferença para vigas e pilares, quando estes possuem carregamentos maiores. Os resultados desta pesquisa demonstram que o software Cypecad é uma ferramenta eficiente para o cálculo de estruturas, disponibilizando informações coesas e confiáveis quando comparados ao método de cálculo manual. Essa constatação tem importantes implicações para a eficácia e precisão no planejamento de estruturas, economizando tempo e esforço, sem colocar a segurança e a qualidade em risco. Palavras chave: projeto estrutural, dimensionamento manual, Cypecad.
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    ESTUDO DO DESEMPENHO HIDRÁULICO DE BLOCOS DE CONCRETO COM ADIÇÃO DE PARAFINA COMO MATERIAL ESPAÇADOR
    ( 2024-09-05) CHAGAS, ITALO ARAUJO
    O estudo aborda de maneira abrangente a problemática das cheias urbanas, resultantes da impermeabilização do solo nas grandes cidades. Destaca-se a relevância do concreto poroso como uma solução inovadora para enfrentar o desafio do adequado escoamento da água da chuva, com o intuito de preservar o ciclo hidrológico natural. A pesquisa concentrou-se na avaliação do desempenho hidráulico de blocos de concreto, valendo-se da parafina como agente para aumentar a porosidade. A metodologia adotada englobou uma abrangente revisão bibliográfica, ensaios laboratoriais meticulosos e uma análise minuciosa dos resultados obtidos. O enfoque foi direcionado para a dosagem precisa de materiais, como cimento, areia e agregado, além da incorporação da parafina. Os blocos foram cuidadosamente moldados e submetidos a uma série de ensaios, abrangendo permeabilidade, retenção hídrica e força de resistência à compressão. Os resultados revelaram que o bloco contendo 75% de parafina evidenciou uma notável melhoria na permeabilidade e absorção de água, indicando um potencial expressivo para a drenagem eficiente em ambientes urbanos. No entanto, todos os blocos demonstraram não atender à resistência mínima exigida para pavimentação urbana, conforme normas específicas estabelecidas. A conclusão destaca a importância da introdução de características permeáveis nos blocos de concreto, ressaltando, contudo, a necessidade urgente de revisão na metodologia empregada. Sugere-se considerar técnicas adicionais, como o uso de mesa vibratória para adensamento, visando aprimorar a resistência dos blocos. Este estudo não só contribui para a compreensão do papel do concreto poroso na gestão de águas pluviais urbanas, mas também aponta direções para futuras pesquisas e desenvolvimentos nesta área crucial. Palavras-chaves: Concreto poroso, Parafina, Permeabilidade.
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    AMBIENTES DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: uma análise sobre os impactos da implementação de um ambiente de inovação para uso da comunidade acadêmica de engenharia civil do CCHSTL/UEMASUL
    ( 2024-07-19) LIMA, ÉRICA DOS SANTOS
    O cenário profissional está passando por mudanças significativas, sendo a informação o ponto central dessa nova era. É crucial, diante da necessidade de atualização, compreender as dinâmicas de redes e como lidar com os efeitos das novas tecnologias no mercado de trabalho. Para acompanhar essas transformações, as organizações precisam se atualizar, estabelecendo métodos e uma cultura de inovação. A importância dos centros de inovação está em destaque, com vários modelos sendo discutidos e estudados. Portanto, é necessário realizar uma análise prévia da região, considerando fatores como localidade, cultura, perfil socioeconômico da população e histórico de desenvolvimento regional. Além disso, destaca-se a relevância de instituições de ensino com níveis tecnológicos avançados e empresas que buscam a inovação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos decorrentes da implementação de um ambiente, ou hub, de inovação integrado ao ecossistema de inovação de Açailândia e à comunidade acadêmica de Engenharia Civil do CCHSTL. A metodologia empregada é de natureza descritiva e exploratória. A abordagem descritiva apresenta conceitos e explora os elementos estudados, enquanto a exploratória é adotada por se tratar de um estudo de caso. Após coletar dados e comparar respostas entre estudantes e profissionais externos, observou-se deficiências no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o mercado entre os estudantes. Isso contrasta com as habilidades consideradas importantes pelos profissionais externos para o exercício da profissão. A implementação de um ambiente de inovação demonstrou impactos positivos no aprimoramento das habilidades e competências tanto para os estudantes quanto para os profissionais externos, bem como para a comunidade em geral. Palavras-chaves: Espaços de Inovação; Inovação Tecnológica; Competências; Habilidades Transversais.
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    ANÁLISE DA PROFUNDIDADE DE CARBONATAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: estudo de caso em Açailândia – MA
    ( 2024-07-19) MESQUITA, ANA PAULA GOMES
    Frequentemente as estruturas em concreto armado tem apresentado manifestações patológicas que vão desde fissuras a rachaduras no concreto que podem levar a ruína da edificação, estes fatores podem se dar por diferentes aspectos, sejam eles falham no processo produtivo ou a ausência de material de qualidade e mão de obra qualificada. Além disso, com o crescimento acelerado das cidades faz-se necessário produzir em menos tempo possível, o que muitas vezes faz com que construtores pulem etapas ou não sigam as normas e diretrizes adequadas para uma boa construção, comprometendo assim a saúde da edificação. Outrossim, é grande quantidade de emissão de gás carbono atualmente que se tornou um grande desafio global que corroboram para a danificação dessas estruturas. Nesse sentindo, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise de profundidade de carbonatação em estruturas de concreto armado localizadas em ambientes de diferentes classes de agressividade ambiental, na cidade de Açailândia-MA. A metodologia empregada é de natureza explicativa e qualitativa. A abordagem explicativa se dar por analisar e reconhecer as causas dos fenômenos estudados, já a qualitativa se dar por meio do estudo de caso. Os resultados das análises de profundidade de carbonatação para as estruturas investigadas indicaram que a média de profundidade de carbonatação variou conforme a localização. Logo, com os resultados obtidos a estrutura situada na área industrial apresentou uma profundidade média de carbonatação de 27,5 mm, enquanto a estrutura na zona rural exibiu 14,2 mm e a da zona urbana registrou 22,5 mm. Foi constatado que o cobrimento de concreto insuficiente está suscetível à corrosão devido à carbonatação. A evidência mais clara desse comprometimento reside no fato de que as armaduras mais superficiais estão a uma profundidade inferior a 15 mm, indicando um potencial impacto negativo na durabilidade e na integridade das estruturas. Palavras-chaves: Patologia, Concreto armado, Carbonatação.