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O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE LIBRAS PARA PESSOAS OUVINTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA
O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE LIBRAS PARA PESSOAS OUVINTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA
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Data
2024-11-07
Autores
FERNANDES, ERYKA VITÓRIA NASCIMENTO
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Resumo
Este estudo investigativo tem como objetivo compreender o processo de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em cursos de licenciatura por alunos ouvintes que possuem baixa visão. O foco central é analisar o ensino e aprendizagem da Libras no contexto educacional de graduandos com baixa visão no ensino superior. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, visando identificar e definir problemas relevantes relacionados ao tema. A participação no estudo envolveu dois alunos com baixa visão e dois ledores, todos pertencentes à Universidade Estadual da Região Sul do Maranhão. Como instrumento de pesquisa, foram utilizados questionários contendo quatorze questões discursivas para os alunos com deficiência visual e seis questões discursivas para os ledores. Os resultados revelaram quais metodologias eram empregadas no ensino-aprendizagem da disciplina de Libras para alunos com baixa visão, bem como as dificuldades enfrentadas por eles durante esse processo. Além disso, constatou-se a importância das práticas pedagógicas para garantir um ambiente de aprendizagem equitativo para todos os alunos.